A Red Bull começa 2026 com um plano ambicioso. Para regressar ao topo da tabela, terá de fazer um chassis competitivo e, pela primeira vez, apresentar uma Unidade Motriz eficiente. Se a equipa já está habituada ao processo de desenvolvimento de um chassis vencedor, será a primeira vez que vão desenvolver de raiz uma Unidade Motriz, com o apoio da Ford.
Como é uma estreia, a possibilidade de as coisas não correrem bem existem, mas a Honda já descartou o cenário de poder voltar a ajudar a Red Bull. O presidente da Honda, Koji Watanabe, deixou claro que a Honda não atuará como uma «rede de segurança» para a Red Bull se a decisão da equipa de desenvolver os seus próprios motores sob o nome RBPT falhar.
Após o anúncio da retirada da Honda em 2021, a empresa continuou a apoiar a Red Bull até 2025, mas agora a Honda está a regressar à F1 como fornecedora oficial da Aston Martin para os regulamentos de 2026. Watanabe salientou que é tarde demais para a Honda ajudar a Red Bull no desenvolvimento de motores para 2026.
“Isso não é possível de todo”, afirmou ele à AS Web. “Mesmo que nos pedissem para o fazer, seria demasiado tarde para conseguir estar pronto a tempo para 2026. As hipóteses são nulas”, insiste ele.











Nem teria lógica nenhuma.
Eu acredito que a primeira unidade motriz da Red Bull seja um fracasso! Aliás o projecto 2026 todo ele pode estar comprometido. A Red Bull está em queda, isso foi visível após a saída do Adrian Newey, Rob Marshall, Jonathan Weatley etc. A Red Bull com toda esta enorme avalanche de saídas da equipa não dá estabilidade para lutar pelos campeonatos, e ao mesmo tempo preparar uma transição para o novo regulamento de 2026. Que segundo o Adrian Newey é a maior mudança nas regras que ele se lembra na história da F1. Agora a Honda ajudar ? Impossível! Então… Ler mais »
Eu acho que o título está tendencioso. O que creio que a Honda está a dizer, é que para 2026 é muito tarde para tentar fornecer a RBR. Para além disso tem de se perceber qual o contrato que tem com a Aston Martin, se permite fornecer outra equipa para além daquela. Realmente no próximo ano muita coisa vai mudar, mas há algo que ainda não li nem vi em nenhum lugar, de como será o ruído das novas UM. Com a potência elétrica a repartir exatamente 50% da potência total, antevejo um “problema” maior do que aquele que vimos… Ler mais »
Se o Vestappen for embora, o que parece o mais certo, a Red Bull vai tornar-se uma equipa do meio do pelotão, mesmo até que a unidade motriz seja boa. Porque efetivamente tem sido o holandês que tem feito a diferença desde há muito tempo. Se aparecer outro jovem super talentoso tudo poderá recomeçar. É a ciclo de sempre das corridas.