F1, Santino Ferrucci: Os carros de 2017 “às vezes podem ser assustadores”

Por a 13 Agosto 2017 10:12

Santino Ferrucci tripulou um Haas VF16 no início de 2016, em Silverstone. Nessa altura o jovem norte-americano, de 19 anos, estava na GP3 Series e tudo era novo para si, e depois da promoção à F2 foi experimentar o VF17 nos dois dias testes de Hungaroring. Ferrucci admitiu que optou por uma abordagem cautelosa, ciente das muitas diferenças que separavam os F1 deste ano dos da época passada.

“Tudo é um passo abismal, da GP3 para a F2 é enorme”, admitiu Ferrucci. “Os travões de carbono (da F2), na minha primeira volta lançada travei 30 metros mais cedo do que devia, bloqueei, ia a 50 à hora e tive de voltar a acelerar. Tinha a experiência de um F1, estava a habituar-me aos travões na F2, e na F1 a travagem é praticamente a mesma. Não foi um grande passo”, considerou o jovem norte-americano.

“Um carro de F1 não se parece com mais nada. Vai-se a mais 30 ou 40 km/h em cada curva, de quarta para quinta velocidade (nas curvas) e essa é a parte mais difícil de nos habituar-nos”, confessou Santino Ferrucci. O piloto de desenvolvimento da Haas considera que fez bons progressos, mas está ainda muito longe de chegar aos seus limites com o VF17: “A altas velocidades a cada volta que faço vou meio km/h mais depressa. O problema é quando se encontra o limite, quando se perde o controlo, apenas pressionamos os travões e tentamos manter-nos em pista. Este carro no limite pode ser, por vezes, assustador, por isso a altas velocidades prefiro moderar o andamento e perder uma décima e estar seguro em vez de arriscar a cada volta que faço”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado