F1, Ross Brawn: “Se não tivermos sexta-feira podemos ter mais corridas”

Por a 24 Outubro 2017 10:49

A ideia de alargar o calendário a 25 Grandes Prémios tem sido falada ao longo de toda a temporada e é uma ideia que parece ir avançar, apesar de ainda não se saber quando nem em que circunstâncias. Em Austin, num evento que aconteceu ontem, Ross Brawn voltou a falar no assunto, dizendo que uma das possibilidades é a eliminação da sexta-feira dos fins de semana de competição.

Esta seria uma decisão polémica, até porque muitos promotores  na Europa alargaram os fins de semana para quatro dias, começando na quinta feira e terminando no domingo. A única coisa que é certa, segundo Brawn, é que a corrida em si não sofrerá mudanças.

“Quando penso no número de Grandes Prémios, penso que a sua qualidade é vital. Não interessa ter mais corridas se não tiverem qualidade – a localização, o tipo de circuito e a capacidade para ser uma corrida excelente são pontos muito importantes. As equipas poderão ter problemas logísticos com o alargamento do calendário. Uma das coisas que estamos a estudar é a mudança no formato do fim de semana de competição, para ver o que podemos fazer para tornar o fim de semana mais fácil a nível logístico, para facilitar o aumento do número de corridas. Estamos com a mente aberta para ver o que podemos fazer. A corrida em si não vai sofrer mudanças, mas precisamos da sexta-feira? Se não tivermos sexta-feira, podemos ter mais corridas, mas a sexta feira é importante para os promotores e televisões. Vamos continuar a analisar e tentar encontrar a melhor solução”, disse Brawn.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
6 anos atrás

Se não tiverem 6a feira, será muito mais difícil novas equipas virem a conseguir adaptar-se e ser competitivas.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

Qualquer dia têm os pilotos a fazerem greve. Eu não quero mais corridas, quero corridas de qualidade. E se querem fazer contractos com outros países, metam pistas a rodar.

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
6 anos atrás

Exacto. Por exemplo, alternarem USA com México, Áustria com Hungria, entre países vizinhos, seria uma boa solução.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
6 anos atrás

Pensei logo em alternar Espanha com Portugal. Mas sim, fazia todo o sentido.

old-player
old-player
6 anos atrás

Não sei se o meu patrão concorda, passar de quinta logo para o sábado.

jo22101626
jo22101626
6 anos atrás

Discordo plenamente desta ideia, acho que a fórmula 1 sendo a categoria máxima do automobilismo tem que primar pela exclusividade e para mim até o atual calendário é muito longo penso que o ideal seriam 17 corridas mas que fossem muito bem organizadas. Saudades dos tempos em que um fim de semana de formula 1 era um/ dois acontecimentos por mês. Por exemplo a epoca passada se não estou em erro houve um mês que teve 4 corridas que estupidez…

chicanalysis
Reply to  jo22101626
6 anos atrás

O Bernie também era adepto da super-exclusividade. Os resultados foram o que se viu…cada vez menor massa de adeptos.

jo22101626
jo22101626
Reply to  chicanalysis
6 anos atrás

o bernie era adepto de corridas em locais que dessem muito dinheiro, e quando a fórmula 1 era assim exclusiva era quando tinha mais fãs

chicanalysis
Reply to  jo22101626
6 anos atrás

Então para si a solução é chamar o bernie de volta para salvar a modalidade?
Estamos conversados!

jo22101626
jo22101626
Reply to  chicanalysis
6 anos atrás

Já está a por palavras que eu não disse, eu nunca disse o bernie devia regressar isso era voltar no tempo, apenas acho que não deveria nunca haver um aumento de corridas no calendário, isso é retirar a exclusividade da modalidade que para mim é das coisas mais importantes que tem.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  jo22101626
6 anos atrás

Acho que o meio termo era o ideal. Corridas exclusivas e bem organizadas, mas com a abertura que já se tem hoje em dia. É que ainda por cima as pistas novas são geralmente uma porcaria, que é o que mais interessa para quem está sentado num sofá a ver.

kiotto_9
kiotto_9
6 anos atrás

Off Topic, para quem gosta de F1, uma boa aplicação Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.kiotto.f1

am02101740
am02101740
6 anos atrás

Completamente contra… banaliza a F1.
16 corridas parece-me que era o ideal. Assim, uma corrida de F1 era um acontecimento. Agora, se não ver esta… é só uma entre tantas.

jo22101626
jo22101626
Reply to  am02101740
6 anos atrás

completamente de acordo

chicanalysis
Reply to  am02101740
6 anos atrás

Não sou adepto de futebol mas reconheço a monstruosa popularidade que tem e vejo que não é por ter um ou dois jogos por semana que os seus adeptos se desinteressam.
A exclusividade da F1 está no facto ser o cume tecnológico do desporto automóvel, e enquanto o continuar a ser não será por ter mais algumas provas que ficará em risco. Claro que a qualidade dos circuitos conta mas há-os de sobra para assegurar que um certo patamar é respeitado.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Bem, a continuar assim, as equipas só testam upgrades e afinações nos monolugares na própria corrida. Já eliminaram grande parte dos testes, se agora eliminam a sexta feira que é onde as equipas aproveitam para afinar e testar peças, mal vamos.

Que tal não alargar o calendário? Ah pois, mas isso não gera lucro né?

chicanalysis
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

O que eu nunca entendi foi a proibição dos testes privados.
Esses sim, deveriam ser repostos, acautelando a equidade. Acho que isso nos pouparia de assistir a situações tao penosas como a estagnação da mclaren/honda dos último s anos.

Pity
Pity
Reply to  chicanalysis
6 anos atrás

Acho que devia haver um meio termo, nem o 8 de agora, nem o 80 do passado, em que havia equipas, que por terem um circuito ao lado da fábrica, testavam quase todos os dias.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  chicanalysis
6 anos atrás

Acho que deveriam deixar testar mais sim, mas sem ser livre como no passado, que acabávamos por ter o mesmo problema que agora, as equipas com maior orçamento testam mais porque pode queimar dinheiro para testar tudo e mais alguma coisa. As pequenas voltavam a ficar para trás porque só podiam testar uma quantidade de dias limitados.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado