F1, Ross Brawn: “Se não tivermos sexta-feira podemos ter mais corridas”
A ideia de alargar o calendário a 25 Grandes Prémios tem sido falada ao longo de toda a temporada e é uma ideia que parece ir avançar, apesar de ainda não se saber quando nem em que circunstâncias. Em Austin, num evento que aconteceu ontem, Ross Brawn voltou a falar no assunto, dizendo que uma das possibilidades é a eliminação da sexta-feira dos fins de semana de competição.
Esta seria uma decisão polémica, até porque muitos promotores na Europa alargaram os fins de semana para quatro dias, começando na quinta feira e terminando no domingo. A única coisa que é certa, segundo Brawn, é que a corrida em si não sofrerá mudanças.
“Quando penso no número de Grandes Prémios, penso que a sua qualidade é vital. Não interessa ter mais corridas se não tiverem qualidade – a localização, o tipo de circuito e a capacidade para ser uma corrida excelente são pontos muito importantes. As equipas poderão ter problemas logísticos com o alargamento do calendário. Uma das coisas que estamos a estudar é a mudança no formato do fim de semana de competição, para ver o que podemos fazer para tornar o fim de semana mais fácil a nível logístico, para facilitar o aumento do número de corridas. Estamos com a mente aberta para ver o que podemos fazer. A corrida em si não vai sofrer mudanças, mas precisamos da sexta-feira? Se não tivermos sexta-feira, podemos ter mais corridas, mas a sexta feira é importante para os promotores e televisões. Vamos continuar a analisar e tentar encontrar a melhor solução”, disse Brawn.
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Se não tiverem 6a feira, será muito mais difícil novas equipas virem a conseguir adaptar-se e ser competitivas.
Qualquer dia têm os pilotos a fazerem greve. Eu não quero mais corridas, quero corridas de qualidade. E se querem fazer contractos com outros países, metam pistas a rodar.
Exacto. Por exemplo, alternarem USA com México, Áustria com Hungria, entre países vizinhos, seria uma boa solução.
Pensei logo em alternar Espanha com Portugal. Mas sim, fazia todo o sentido.
Não sei se o meu patrão concorda, passar de quinta logo para o sábado.
Discordo plenamente desta ideia, acho que a fórmula 1 sendo a categoria máxima do automobilismo tem que primar pela exclusividade e para mim até o atual calendário é muito longo penso que o ideal seriam 17 corridas mas que fossem muito bem organizadas. Saudades dos tempos em que um fim de semana de formula 1 era um/ dois acontecimentos por mês. Por exemplo a epoca passada se não estou em erro houve um mês que teve 4 corridas que estupidez…
O Bernie também era adepto da super-exclusividade. Os resultados foram o que se viu…cada vez menor massa de adeptos.
o bernie era adepto de corridas em locais que dessem muito dinheiro, e quando a fórmula 1 era assim exclusiva era quando tinha mais fãs
Então para si a solução é chamar o bernie de volta para salvar a modalidade?
Estamos conversados!
Já está a por palavras que eu não disse, eu nunca disse o bernie devia regressar isso era voltar no tempo, apenas acho que não deveria nunca haver um aumento de corridas no calendário, isso é retirar a exclusividade da modalidade que para mim é das coisas mais importantes que tem.
Acho que o meio termo era o ideal. Corridas exclusivas e bem organizadas, mas com a abertura que já se tem hoje em dia. É que ainda por cima as pistas novas são geralmente uma porcaria, que é o que mais interessa para quem está sentado num sofá a ver.
Off Topic, para quem gosta de F1, uma boa aplicação Android:
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Completamente contra… banaliza a F1.
16 corridas parece-me que era o ideal. Assim, uma corrida de F1 era um acontecimento. Agora, se não ver esta… é só uma entre tantas.
completamente de acordo
Não sou adepto de futebol mas reconheço a monstruosa popularidade que tem e vejo que não é por ter um ou dois jogos por semana que os seus adeptos se desinteressam.
A exclusividade da F1 está no facto ser o cume tecnológico do desporto automóvel, e enquanto o continuar a ser não será por ter mais algumas provas que ficará em risco. Claro que a qualidade dos circuitos conta mas há-os de sobra para assegurar que um certo patamar é respeitado.
Bem, a continuar assim, as equipas só testam upgrades e afinações nos monolugares na própria corrida. Já eliminaram grande parte dos testes, se agora eliminam a sexta feira que é onde as equipas aproveitam para afinar e testar peças, mal vamos.
Que tal não alargar o calendário? Ah pois, mas isso não gera lucro né?
O que eu nunca entendi foi a proibição dos testes privados.
Esses sim, deveriam ser repostos, acautelando a equidade. Acho que isso nos pouparia de assistir a situações tao penosas como a estagnação da mclaren/honda dos último s anos.
Acho que devia haver um meio termo, nem o 8 de agora, nem o 80 do passado, em que havia equipas, que por terem um circuito ao lado da fábrica, testavam quase todos os dias.
Acho que deveriam deixar testar mais sim, mas sem ser livre como no passado, que acabávamos por ter o mesmo problema que agora, as equipas com maior orçamento testam mais porque pode queimar dinheiro para testar tudo e mais alguma coisa. As pequenas voltavam a ficar para trás porque só podiam testar uma quantidade de dias limitados.