F1, Ross Brawn “Não antecipamos o conceito da Mercedes”

O W13 B da Mercedes vai ser o centro das atenções nos próximos dias. A abordagem radical da equipa germânica vai ser alvo de uma análise detalhada pela FIA e FOM nos próximos tempos, como explicou Ross Brawn em entrevista à F1TV.
O responsável técnico da F1 admitiu que o conceito da Mercedes o surpreendeu:
“Não antecipamos o conceito da Mercedes. É um conceito extremo que teremos de analisar para ver se está de acordo com o espírito do regulamento. Tentamos fechar dezenas de hipóteses nos regulamentos mas a inovação na F1 é mesmo assim. Temos de analisar o conceito da Mercedes e entender se está de acordo com o que queremos para este regulamento. As equipas sabem que o regulamento pode ser mudado durante a época com 80% dos votos a favor das equipas e todos sabem disso, como tal o regulamento pode ser mudado se virmos que é necessário para garantirmos que mantemos o rumo que definimos. Quando uma equipa apresenta inovação e novidade não deve ser imediatamente penalizada. Vai haver muita discussão pois a FIA pode analisar e considerar que a ideia é legal mas uma equipa surgir com outro ponto de vista que faz o regulador entender que afinal está para lá da legalidade. Mas é bom ver que um conjunto de regulamentos que todos diziam que era demasiado restritivo estar a criar tantas soluções diferentes.”
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CC
10 Março, 2022 at 9:57
Depois do que se passou no final do campeonato passado, todo o processo decorrente e suas conclusões, é bem notório que a Mercedes vai adoptar uma estratégia bem agressiva em todos os parâmetros possíveis, porque os inteligentes responsáveis dos organismos que tutela a f1 deixaram ficar no ar que a Mercedes foi muito penalizada e por consequência credora perante o processo.
Vai ser um filme giro de apreciar e vai vender muito, assunto que muito prezam os detentores dos direitos da f1, que se pelam todos por um bom filme. Alguns nem sabem o que é f1, desde que venda, é o que lhes interessa.
Ricfil
14 Março, 2022 at 17:30
A juntar ao que falou, se mais equipas tiverem carros rápidos que disputem com a RedBull e se continuarem a deixar o Max pilotar como ele sabe (à lá “bumper cars”) vai ser um festim de assuntos interessantes para acompanhar (para quem gosta disso) à parte da competição propriamente dita.
Paletes de pipocas se vão consumir durante a época.
A FIA abriu o precedente no final do ano passado, vai agora ter bastante trabalho para descalçar as botas que calçou no final da última época.
Cá se fazem. Cá se pagam.
831AB0
10 Março, 2022 at 10:18
Esta é uma das inovações mais importantes nos carros de F1, independentemente da alteração aos regulamentos. É preciso recuar até 2017, com o formato e localização das entradas de ar para os radiadores do Ferrari desse ano, para encontrar uma inovação com a mesma relevância. Mesmo não sendo adepto da Mercedes ou dos seus pilotos, não tenho qualquer problema em dizer que esta solução é brilhante. (Como não é aos comentaristas como eu que compete discutir a questão da sua regularidade, abstenho-me de abordar esse assunto.)
Deixo uma sugestão ao autosport.pt: publiquem um artigo técnico sobre o assunto, acompanhado de imagens que evidenciem os flancos do Mercedes W13. Especialmente as entradas de ar, que são absolutamente revolucionárias. Ainda há por aqui leitores que preferem os aspectos técnicos ao fanboyismo por este ou aquele piloto.
anotheruser
10 Março, 2022 at 15:16
Há pelo menos um site só sobre questões técnicas da F1. f1technical. Nesse site há um fórum interessante, separado por temas, e em que participam pessoas com formação na área.
Chicanalysis
10 Março, 2022 at 15:58
Agradecemos a informação. No entanto, para quem quiser mesmo aceder a uma abordagem profunda e sustentada recomendo que esperem pela análise do Gui.
831AB0
10 Março, 2022 at 22:28
lol
strakarevo
10 Março, 2022 at 10:29
Já o tinha dito noutro comentario e volto a dizê-lo, o discursso do Ross continua a ser o de termos os carros todos iguais, se é este o conceito que a F1 quer para o futuro, digam-no de uma maneira clara e arranjem um unico fornecedor para o chassis e motores. No fim teremos uma qualquer formula americana.
Pity
10 Março, 2022 at 11:03
Não, Ross Brawn, o regulamento não deve ser mudado durante a época. Nunca. Esse tem sido um procedimento recorrente, com o qual nunca concordei. Se a FIA não tem gente suficiente para analisar os conceitos dos carros antes do início da temporada, contratem mais gente, ou arranjem mais espaço temporal entre os testes e o início da temporada.
Quanto à questão Mercedes, ainda estão a tempo de decidir pela sua legalidade ou não, e espero que o façam antes do primeiro treino livre.
Nrpm
10 Março, 2022 at 12:40
‘Fish’ Brown. Isto ainda não é o Troféu F1.
Os regulamentos são produzidos e publicados. As equipas criam, trabalham e fabricam carros. Em principio sabem as regras a fundo e interpretam-nas, frequentemente com inteligência, brilhantismo e competência.Umas mais que outras. E agora? Chegou um conceito que aborda uma zona técnica de um ponto de vista incomum. Há que avaliar e fiscalizar se está tudo conforme, é só isso. Agora mudar regulamentos a meio do jogo porque alguém faz diferente ou melhor, parece de uma grande lata. E os moços da RB, não precisam de estar logo a cortar. Têm um Chief-engineer, Adrien Newey, brilhantíssimo, capaz de outro tanto em criatividade. E há mais como ele nas outras fábricas.
Calem-se todos e trabalhem! Compitam.
Nrpm
10 Março, 2022 at 12:50
‘Fish’ Brown. Isto ainda não é o Troféu F1.
Os regulamentos são produzidos e publicados. As equipas criam, trabalham e fabricam carros. Em principio sabem as regras a fundo e interpretam-nas, frequentemente com inteligência, brilhantismo e competência.Umas mais que outras. E agora? Chegou um conceito que aborda uma zona técnica de um ponto de vista incomum. Há que avaliar e fiscalizar se está tudo conforme, é só isso. Agora mudar regulamentos a meio do jogo porque alguém faz diferente ou melhor, parece de uma grande lata. E os moços da RB, não precisam de estar logo a cortar. Têm um Chief-engineer, Adrian Newey, brilhantíssimo, capaz de outro tanto em criatividade. E há mais como ele nas outras fábricas.
Calem-se todos e trabalhem! Compitam.
pintinha
10 Março, 2022 at 15:03
Não anteciparam!?. …
Alteram o regulamento? Mas porquê …para as equipas significa ter de alterar todo o conceito do carro… tempo? Custos? Limites orçamentais …etc..
Creio que devem sim pronunciar-se legal / não legal. Se está legal então cai em inovação … e isso sempre foi F1.
(Brawn … o seu tempo passou… lugar aos novos tal como foram as suas inovações, deixe agira outros)
Frenando_Afondo™
11 Março, 2022 at 0:53
Já estou a ver o filme, se a Mercedes estiver forte, altera-se o regulamento e corta-se as perninhas.
E as equipas consultam a FIA antes de construir os seus conceitos para evitar desperdiçar dinheiro, porque é que se a FIA autorizou nessa altura, vai penalizar depois? Parece-me que vão ter de acrescentar uma alinea que se isso acontecer, então deve ser a FIA a arcar com a conta de construir o conceito e não a equipa que seguiu o procedimento correcto e depois por protestos das outras (para fazer pressão sobre a FIA e com isso prejudicar o adversário), vêm todo o trabalho ir para o lixo, junto com o dinheiro investido nele.