F1: Renault concorda com as mudanças para ajudar a Pirelli

Por a 23 Junho 2020 18:30

A F1 irá introduzir pequenas mudanças nos monolugares de 2021 para ajudar a Pirelli, medida que a Renault apoia.

As mudanças para 2021 são pequenas mas visam impedir que os carros evoluam de forma a criar mais apoio aerodinâmico. A Pirelli vai manter os pneus deste ano para a próxima época e um incremento na performance dos carros poderia dar dores de cabeça à marca italiana. Assim as mudanças ligeiras no fundo plano (entre outras) impedirão que tal suceda permitindo que a Pirelli não tenha de desenvolver novos pneus.

Cyril Abiteboul, responsável da Renault, acredita que é a decisão certa.

“Sou fornecedor de motores e conheço a dificuldade de ser fornecedor da F1”, disse o francês à Autosport.com. “É uma grande exigência, muita expectativa. Acho que precisamos fazer um trabalho um pouco melhor, dando aviso e estabilidade suficientes nas nossas decisões, para que a Pirelli tenha a oportunidade de desenvolver o produto certo para o que queremos fazer. Se você tomar o exemplo deste ano, não vamos esquecer as circunstâncias.”

“Deveríamos mudar para as rodas de 18 polegadas no próximo ano, mas decidimos, quando estávamos a voltar da Austrália, adiar os regulamentos por um ano, e precisamos examinar as consequências de nossas decisões.

“Tendo tomado essa decisão, acho que também faz sentido que tentemos ajustar levemente nossos carros ao produto deles [Pirelli], pelo menos a curto prazo.”

Cyril Abiteboul diz que a decisão é um bom sinal para 2022.

“Acho que a médio prazo, para 2022 em particular, precisamos garantir que os produtos certos sejam desenvolvidos para os nossos carros, com as premissas certas. Às vezes, o que é notável na F1 é que a grelha em geral é capaz de ultrapassar as nossas suposições. Acho que todo mundo ficou surpreendido com a quantidade de desenvolvimento aerodinâmico que conseguimos ter nos últimos 12 meses, apesar de uma mudança de regulamentos com a asa dianteira simplificada.”

“Todos nós precisamos estar perfeitamente alinhados com o que precisaremos”.

2 comentários

  1. Frenando_Afondo™

    23 Junho, 2020 at 19:33

    Claro que apoia, Cyril sabe que o seu monolugar deve ter praí 50% menos downforce que um RB, assim que congelar essa evolução é bom para eles, porque um Renault pode ir buscar mais downforce sem isso danificar os pneus, já as três grandes deixam de ter espaço para evoluir.

  2. Manuel Araujo

    24 Junho, 2020 at 14:27

    o verdadeiro fala-barato… vendedor da banha da cobra, nem a equipa sabes gerir !!!! ninguem te leva a sério….

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport