F1: Regra que deu o título a Max Verstappen será alterada

Por a 24 Janeiro 2023 10:12

Ainda estão frescas na memória as imagens da confusão no final do GP do Japão que acabou por dar o título a Max Verstappen, deixando todos de calculadora na mão, sem entender o que tinha acontecido. E, apesar de a FIA dizer que nada fez de errado, a regra sobre as corridas encurtadas vai ser alterada.

O GP da Bélgica de 2021 deixou marcas mais profundas do que se poderia inicialmente pensar. Com a corrida a ter apenas oficialmente uma volta completada e com os pilotos a receberem metade dos pontos por isso, a regra de atribuição de pontos foi mudada.

Para as corridas em que foi feita mais de 25%, mas não 50% da distância prevista, o vencedor receberia 13 pontos, e para as corridas cuja distância percorrida foi de mais de 50%, mas não 75%, então seriam 19 pontos. Para as provas que ultrapassassem os 75%, a pontuação total seria dada.

Com o GP do Japão a ter 28 voltas – pouco mais de 52% – a regra parecia dar 19 pontos a Max Verstappen pela vitória, com Sergio Pérez a receber 14 pelo segundo lugar e Leclerc 12 pelo terceiro. Mas a regra foi mal escrita e só englobava corridas com final prematuro e não corridas que fossem até ao fim, apesar do reduzido número de voltas. A FIA viu-se obrigada a dar os 25 pontos a Verstappen, o que lhe garantiu o título, para surpresa de todos, incluindo do próprio.

Ora a FIA quer mudar a regra de forma a ser aplicada como todos pensavam que seria no Japão. O novo diretor-desportivo de F1 da FIA, Steve Nielsen, que acaba de entrar para o órgão diretivo, irá trabalhar nesse sentido.

Apesar de Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, ter tentado afastar-se de qualquer responsabilidade (de forma algo caricata na entrega de prémios da FIA), o erro foi de todos. De quem escreveu a regra e de quem a aprovou. Não há mal nenhum em admitir que a regra foi pensada para uma coisa, mas a escrita da mesma abriu a possibilidade que se viu no Japão. Ninguém ficou prejudicado ou beneficiado. Era o conjunto de regras que todos tinham assinado e que aceitaram ao entrar na competição em 2022. Foi um final pouco digno da F1, é certo, e mais um episódio a juntar aos vários que a FIA e a F1 têm proporcionado, mas neste caso, ninguém pode ser apontado como culpado. A regra vai ser mudada, já com essas variáveis em conta e ficará melhor. O desporto também se faz assim, evoluindo. No entanto, numa competição que emprega algumas das mentes mais brilhantes do mundo, espera-se sempre um pouco mais.  

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
kkk
kkk
1 ano atrás

Título enganador, como se o MAX tivesse ganho por causa de uma qualquer regra…

hellrun
hellrun
Reply to  kkk
1 ano atrás

Mas em SPA em 2021, ganhou…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
1 ano atrás

acabam com as cheats mas depois de darem o ouro ao bandido… pointless… dois títulos de vergonha para piloto agressor.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado