F1: Red Bull tem hipótese de ser campeã já em Singapura

Por a 12 Setembro 2023 15:16

A cada corrida a Red Bull e Max Verstappen aproximam-se dos títulos que, nesta fase, são uma inevitabilidade. Mas a Red Bull poderá fazer já a festa em Singapura. A probabilidade de isso acontecer não é elevada, mas existe.

Para a Red Bull ser campeã terá de ter um fim de semana perto da perfeição, o que não parece muito complicado à primeira vista. Mas para a festa do título acontecer, é preciso um fim de semana mau da Mercedes. Se Max Verstappen e Sérgio Perez conseguirem uma dobradinha para a Red Bull, o primeiro passo está dado. Mas vai depender do que fizer a Mercedes: se a Red Bull fizer a dobradinha, sem a volta mais rápida, a Mercedes terá de ficar a zeros. Se um dos pilotos da Red Bull fizer a volta mais rápida, a Mercedes terá de marcar mais que um ponto para evitar a festa do título a sete jornadas do fim.

Há sete Grandes Prémios, mais três corridas Sprint, pelo que estarão em jogo 353 pontos. Se a Red Bull sair de Singapura com 353 pontos de vantagem, ou mais, será campeã.

Sendo este fim de semana feito num traçado citadino, a imprevisibilidade aumenta. Os cenários acima propostos não são de todo descabidos. Mas há um pormenor que merece ser realçado. Esta é uma das pistas em que a Red Bull, em teoria, deverá ter mais dificuldades. Citadinos puros como Mónaco e Singapura não ajudam o RB19, que não é tão forte em traçados mais sinuosos e lentos, territórios onde McLaren, Aston Martin e principalmente Ferrari poderão sair a ganhar. No Mónaco, Verstappen venceu e contrariou a teoria que apontava a Aston Martin como potencial vencedora. Mas em Singapura, as equipas que lutam pelo top3 (e até top5) apresentam melhorias significativas desde o arranque da época até agora, pelo que os Bull´s poderão não ter uma tarefa assim tão facilitada.

No que diz respeito à estatística, Red Bull e Mercedes são as equipas que mais sucesso conseguiram em Singapura, com quatro vitórias cada, com a Ferrari a ter três triunfos no seu CV. Curiosamente é a Ferrari a ter mais poles em Singapura (6), o que é sempre um registo interessante numa pista onde a posição em pista é fundamental para um bom resultado. Lewis Hamilton é o especialista de Singapura, com quatro poles e quatro vitórias, menos uma vitória que Sebastian Vettel. Max Verstappen ainda não venceu nem conquistou uma pole em Singapura.

Resumindo, a matemática diz que a Red Bull pode ser campeã já este fim de semana, mas a estatística e o momento das equipas mostra que esse feito pode ser complicado de conquistar.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
leandro.marques
8 meses atrás

Da parte da Red bull penso ser mais fácil de acontecer. Max é Max e não necessita de apresentações. Um lugar no top 2 como tem vindo sempre a fazer todo o ano deve conseguir. Checo está melhor e é forte em circuitos urbanos.
Já da equipa britânica é mais complicado ter dois dnf ou dois carros sem pontuar.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado