F1: Red Bull e Mercedes trocam mais acusações
As acusações entre Red Bull Racing e Mercedes estão a subir de tom. Tudo começou com a polémica sobre a asa flexível dos RB16B. Agora Lewis Hamilton colocou mais lenha para a fogueira e Christian Horner acusou a Mercedes de usar uma asa dianteira flexível.
Após o Treino Livre 2 e em declarações à SkySports F1, Lewis Hamilton disse que em Barcelona a Red Bull retirou as mantas de aquecimento dos pneus demasiadamente cedo, mais cedo que todos os outros, quando as regras não o permitem.
“Se olharmos para a última corrida, por exemplo, todos nós devíamos manter as mantas de aquecimento na qualificação. A Red Bull foi autorizada a tirar as suas. E mais ninguém está autorizado a fazê-lo. Então, como é que se certificam de que é consistente para todos”?, questionou o piloto da Mercedes.
O site racefans.com refere que as mantas foram retiradas cerca de meio minuto antes dos mecânicos pousarem o carro de Max Verstappen para a Q3.
Christian Horner, durante a conferência de imprensa no Mónaco, defendeu-se da polémica do uso da asa flexível e disse que existem pistas onde o uso desta será mais vantajoso que noutros circuitos. Ao mesmo tempo, contra atacou a estrutura de Toto Wolff, dizendo que assistiu a algumas imagens de Imola onde é possível ver o uso de uma asa dianteira flexível.
“Basta ver algumas imagens de Imola, na frente do carro do nosso adversário, e isso mostrar-lhe-á uma aerodinâmica claramente muito flexível”, disse Horner. “Que, como sabemos, a asa dianteira é uma parte muito mais sensível do carro do que a traseira do carro”.
A verdade é que, não é só dentro de pista que as coisas aquecem. Veremos como estas acusações entre Mercedes e Red Bull, tendo até chegado a outras estruturas, poderão influenciar o rumo dos acontecimentos dentro de pista, entre Lewis Hamilton e Max Verstappen.
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Não abona nada para o desporto estarem a bater boca na Praça Pública sobres questões técnicas onde a FIA é que tem que fiscalizar e dizer que tem algo ilegal ou não o resto falem de F1… A RB tem um discurso deplorável e incendiário e de nada honesto, com desculpas desadequadas e sem sentido que denotam um mau perder… A F1 está mais competitiva a Ferrari está a subir e espero que a minha McLaren e a Alpine cresçam porque o espetáculo agradece, uma das regras de ouro em qualquer desporto é o respeito e fair play de quem… Ler mais »
O mr Lewis não tem neste momento absolutamente nenhuma autoridade moral para falar de favorecimentos a outrem de qualquer espécie, olhando para o seu próprio espelho.Só este ano a FIA já lhe “ofereceu” uma vitória no Barhein.Fora outras “miudezas” nos 2 últimos anos.Mas ele agora “sente-se à vontade” tem estatuto , peso, diversidade etc.
Be quiet !
Toma um chá a ver se a coisa melhora.
Mas tu que detestas o homem e a Mercedes já tens autoridade moral para o fazer? lol
Aldrabão. Se virem onboards de Imola a asa dianteira da RB flecte mais que a da MB.
De qualquer maneira qualquer uma delas parece flectir mais do que as regras permitem, Isto a olhómetro, claro está
A FIA tem de estabelecer as regras e de as fiscalizar embora (infelizmente) neste último caso por vezes prefira assobiar para o lado…
As equipas por sua vez tem de correr e construir os carros de acordo com as regras. As reclamações devem ser feitas junto da FIA e não nos orgãos de comunicação social, até porque isso cheira sempre a desculpas…
Lá vem o chorão outra vez! E é assim que se ganham campeonatos, senhores e senhoras.
“Quero” mesmo que ele ganhe o 8 e se reforme para termos alguma competição e menos novela.
O Horner comparou alhos com bugalhos. Que argumento ridículo. A RedBull está a tentar forçar ao máximo as regras e a jogar com a FIA porque sabe que não têm coragem para lhes dizer nada visto que a RedBull iria perder competitividade para a Mercedes, diminuindo a batalha que está a haver neste momento. A questão das mantas foi vergonhosa.
Mas este idiota é mesmo parvo de raiz ? E então quando a FIA deu o DAS como ilegal mas permitiu o seu uso um ano inteiro ?
Não havia regra nenhuma para o DAS. E Mercedes até falou com a FIA sobre o sistema para saber se o poderia incorporar no carro. Já as asas sempre tiveram regras bem mais rígidas. Isto não é nada de novo na F1.
O Horner está todo lixado porque lhe descobriram a careca. E agora vem tentar desviar a atenção. Se a asa da Mercedes flectia assim tanto como diz, porque não disse nada à FIA…? Será que é porque sabia que a FIA poderiam começar a tomar mais atenção a – todas – as asas de – todas – as equipas e com isso descobrir a marosca da RB…?
E no mínimo irónico Horner já estar preocupado com a asa dianteira flectir quando a asa dianteira da RB parece uma daquelas réguas shaterless da Molin.
O Lewis bem disse que ao seguir tão de perto o Red Bull na Catalunha tinha aprendido umas coisas sobre o carro do adversário.