F1: Racing Point entre a desilusão e a esperança

Por a 4 Dezembro 2019 16:49

2019 foi o início de uma nova era para a antiga Force India, agora denominada Racing Point. No entanto os resultados nem sempre foram positivos, numa temporada com altos e baixos. Desilusão ou inevitável caminho a percorrer até um futuro melhor?

A Racing Point terminou o ano em sétimo lugar, um resultado claramente abaixo do esperado por muitos. A Force India sempre habituou os fãs a fazer muito com pouco, especialmente nos anos da era turbohíbrida. A equipa sediada em Silverstone sempre fez uso do engenho e da inteligência para superar a falta de orçamento. A progressão da equipa foi clara ao longos dos anos e em 2017 foi a quarta melhor equipa do grid pela segunda vez consecutiva. A qualidade do trabalho desenvolvido pela equipa é inquestionável, mas infelizmente a história da Force India acabou com problemas financeiros que levaram à insolvência da estrutura. Durante algumas semanas o futuro passou a ser sombrio e cheio de dúvidas.

A qualidade da equipa e a situação em que estava era aliciante para quem quisesse dar o passo e entrar na F1. Lawrence Stroll, pai de Lance Stroll, farto da falta de competitividade da Williams, reuniu apoios e liderou um grupo de investidores que comprou a estrutura. A ambição era grande e passava por continuar o bom trabalho, agora com mais meios.

O começo de 2019 foi lento, como aconteceu algumas vezes na Force India, com um carro que não era mais do que uma versão alterada da máquina de 2018, enquanto a equipa terminava o novo carro que chegou por altura do regresso da F1 à Europa. Mas desta vez a Racing Point não mostrou melhorias significativas e até pareceu haver um retrocesso com os resultados da ronda europeia a serem francamente negativos até ao GP da Alemanha. Na Hungria foi feito um upgrade significativo ao carro e a equipa conquistou 42 pontos nas restantes corridas do ano, contra os 31 marcados até esse ponto. A Racing Point aproximou-se da McLaren e da Renault, mas não foi o suficiente para as superar.

Será justo considerar este ano uma desilusão? Não. Nos bastidores há muitas mudanças a acontecer, há a construção de novas infraestruturas, novas metodologias e novas formas de trabalhar. Não era tarefa fácil voltar a fazer uma época positiva com tantas mudanças. A dupla de pilotos também mudou e não dá tantas garantias quanto antes. Desde 2014 que a equipa contou com as duplas Sergio Pérez / Nico Hulkenberg e Sergio Pérez / Esteban Ocon. Perez mantém-se na equação mas o seu companheiro é agora Lance Stroll, um claro downgrade em relação às duplas anteriores.

Assim a Racing Point fez o que se esperava, de forma realista. Um começo difícil, uma evolução lenta e alguns resultados interessantes. O caminho faz-se caminhando e a equipa não pode cometer erros do passado e dar um passo maior que a perna. Para 2020 não se espera um cenário muito diferente, pois há ainda investimento a ser feito em infraestruturas e dificilmente a aposta no último ano desta regulamentação será forte. O trabalho estará centrado em encontrar soluções para 2021 e aí sim, talvez possamos ver uma Racing Point surpreendente. A Racing Point não se esqueceu de como fazer bons carros… precisa apenas de tempo para que a normalidade volte e os novos meios disponíveis possam ser aproveitados a 100%.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado