No quarto episódio da série documental Beyond the Visible da Alfa Romeo, a equipa italiana mostra um pouco mais dos segredos da aerodinâmica.
Muito se fala da aerodinâmica, dos túneis de vento, do arrasto, termos que fazem parte do dia a dia de um fã de F1. A aerodinâmica é a forma mais “simples” de ganhar performance. Se do lado da mecânica as diferenças são geralmente mínimas, é nos túneis de vento que se avaliam os truques que podem fazer a diferença. No quarto episódio desta série, a Alfa Romeo fala um pouco mais de conceitos como arrasto e apoio aerodinâmico:











A aerodinâmica que têm, resulta do regulamento. Os wing cars do final dos anos 70 com saias etc, foram os que tiveram uma aerodinâmica mais avançada ( de acordo com a maior liberdade do regulamento de então, e dos materiais que à época estavam disponiveis que nada tem a ver com os actuais. E note-se que materiais mais exóticos /perigosos até, estão há muito proibidos). A moldagem de peças em carbono rapidamente e quase sem limites formais foi o grande passo, julgo eu, que a aerodinâmica conheceu, permitindo formas rebuscadas e super sofisticadas, etc. Criar e gerir turbilhões e fluxos… Ler mais »