F1: Pode Lewis Hamilton ir para a Ferrari?

Por a 7 Dezembro 2019 11:17

Lewis Hamilton alcançou este ano o seu sexto título Mundial de Fórmula 1, numa temporada em que venceu 11 Grandes Prémios. Mais uma prestação imaculada de um piloto que tem feito toda a sua carreira ligado à Mercedes, quer seja através da motorização do McLaren com que venceu o seu primeiro título em 2008, ou com a equipa de fábrica da Mercedes, que o levou a mais cinco títulos.

Até onde pode chegar o piloto inglês é a grande questão do momento, sendo que caso consiga o sétimo título de Campeão do Mundo, iguala Michael Schumacher. Também no número de triunfos, soma 84 e já só dista sete dos 91 do alemão, que são recorde.

Até onde vai chegar Hamilton?

É neste contexto que surge o rumor duma possível oferta da Ferrari. Será que veremos o piloto inglês a equipar de vermelho?

A resposta a isto é muito difícil. No próximo ano, tudo indica que a correlação de forças não irá mudar muito face a este término de época, e como já se assistiu nesta segunda metade da temporada, a Mercedes parece continuar a ter, em termos globais, um certo ascendente.

Mesmo descontando os inúmeros erros da Ferrari, tudo indica também que a Scuderia pode estender ao ano todo a luta que deu à Mercedes, e também podemos acreditar que as três vitórias de Max Verstappen e da Red Bull em 2019, podem ser revistas e aumentadas para o ano, se a Red Bull voltar a desenvolver um bom chassis, o que tem feito quase sempre, e a Honda dê à equipa um motor ainda melhor que o deste ano.

E que esse motor fique mais perto do Ferrari, que parece ser agora a referência, e do Mercedes, que continua de topo.

Só que em 2021 há uma grande mudança de regras e como bem sabemos, essa é sempre uma boa oportunidade para quem está mais atrás, recupere terreno face à equipa dominadora, a Mercedes. Convém não esquecer que nas duas últimas grandes mudanças nas regras, 2014 e 2017 (a alteração deste ano, 2019, foi menor e teve a ver apenas com a asa da frente), foi sempre a Mercedes que saiu na frente, e portanto, não devemos apostar demasiadas fichas noutro cenário. Não há razões para isso.

Do lado da Ferrari, o oposto. Falharam sempre, umas vezes mais, outras menos. O ano de 2018 foi medianamente positivo para a Ferrari, mas 2019 voltou a ser mau, com os seus dois pilotos a ficarem atrás de Max Verstappen.

Neste contexto, o que poderá fazer Hamilton trocar de equipa? A resposta é fácil, dinheiro, mas estando a falar de Lewis Hamilton, teremos de falar mesmo de muito dinheiro. Só mesmo uma proposta ‘indecente’ da Ferrari o poderá convencer. Hamilton ganha neste momento cerca de 50 milhões de dólares anualmente na Mercedes. Para a Ferrari o levar, imagine-se o que terá de colocar em cima disso.

É que, depois de Michael Schumacher, a Ferrari já tentou regressar aos títulos indo buscar pilotos como Fernando Alonso (dois títulos mundiais de F1) e Sebastian Vettel (quatro títulos mundiais de F1). Nenhum deles conseguiu, embora o espanhol tenha estado perto.

Será que, só com um piloto com seis títulos mundiais já no bolso conseguiria levar a Ferrari de novo aos títulos?

É uma pergunta que vale, não um milhão, mas provavelmente, 70, 80 ou mesmo 100 milhões. Por ano!

Será que Lewis Hamilton quer mesmo a Ferrari? São poucos os pilotos que dariam uma nega à Ferrari, mas entre esses, Hamilton pode ser um deles.

É que está provado que ir buscar pilotos de topo, não é garantia de sucesso na Ferrari. É verdade que o contrato de Lewis Hamilton com a Mercedes termina em 2020. A italiana Gazzetta dello Sport já escreveu que Hamilton se encontrou com o Presidente da Ferrari, John Elkann, não uma, mas duas vezes este ano. Ninguém conseguiu confirmar os encontros, mas se existiram, claro que se falou duma possível união.

A recente frase de Lewis Hamilton: “Foi o primeiro cumprimento que a Ferrari me deu em 13 anos” pode ter sido apenas para espantar a caça.

É quase certo que Hamilton está na lista da Ferrari para 2021, mas não está sozinho pois vai haver mais pilotos no mercado e pode haver surpresas. Toto Wolff diz que Hamilton tem 75% de hipóteses de ficar na Mercedes. Portanto, tem 25% de hipóteses de ir para a Ferrari.

Resta esperar pelos próximos meses, provavelmente para o ano por esta altura tudo estará perfeitamente definido.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado