F1: Pirelli pode ajudar equipas em 2020

Por a 6 Junho 2019 10:42

Pirelli poderá aumentar a janela operacional dos seus pneus para 2020, para ajudar as equipas.

No ano passado, nas provas onde o calor e a exigência das pistas foram maiores, pudemos ver que os pneus da Pirelli criaram bolhas. As bolhas (o famoso blistering) resulta de um aquecimento excessivo e localizado do pneu e é por isso que se ouvia que os pilotos tinha de ter cuidado nas primeiras voltas para não aquecerem demasiado depressa os pneus. A criação dessas bolhas colocava em causa os níveis de aderência e poderiam até afectar o pneu estruturalmente, tornando-se numa situação perigosa.

Essa situação foi solucionada pela Pirelli colocando um piso mais fino nos pneus (permitindo um aquecimento mais homogéneo) e subindo também a janela operacional dos pneus. A temperatura de funcionamento ideal das novas borrachas passou a ser ligeiramente mais alta, mas tem provocado dores de cabeça às equipas, especialmente à Haas e à Ferrari, que não conseguem tirar todo o potencial dos carros por não conseguirem colocar os pneus à temperatura ideal. A isto junta-se a diminuição da temperatura máxima das mantas de aquecimento que caiu de 100ºC para 80ºC.

Mario Isola, responsável da Pirelli admitiu que a marca está atenta a esse factor e que está na mesa um aumento da janela operacional, ou seja, aumentar o intervalo de temperaturas em que as borrachas tem mais aderência:

“O que estamos a tentar fazer para o ano que vem é focar-nos na janela operacional, aumentando-a”, explicou Isola. “Em 2021, teremos pneus de 18 polegadas, mas sem mantas de aquecimento, por isso temos de projectar compostos que funcionem sem elas. Precisamos de algo que crie aderência de 20 a 120 graus.”

“Isso dá-nos a oportunidade de desenvolver novos compostos para 2021, então se encontrarmos algo de bom nesta fase de pesquisa, podermos apresentar algo em 2020.”

“Se encontrarmos uma nova família de compostos, com uma nova filosofia, que é tornar o intervalo de temperatura ideal mais amplo, então podemos introduzir essa nova família também em 2020 com pneus de 13 polegadas e com cobertores. Não é que os cobertores criem um problema. Eles apenas começam a partir de uma temperatura mais alta ”.

“Se você considerar o meio da tabela, temos cinco ou seis equipas que estão separadas por 0.2 seg. Tornou-se muito, muito importante encontrar o último milésimo de segundo. Pode fazer a diferença na posição de qualificação ou no ritmo de corrida entre outras coisas.

“É por isso que as equipas estão tão focadas nos pneus, porque provavelmente, se forem capazes de usar o pneu da melhor maneira possível, encontram mais desempenho. “

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado