F1: Pierre Gasly já estará livre da Red Bull…

Por a 2 Setembro 2022 10:15

Segundo os rumores, Pierre Gasly já tem o aval da Red Bull para rumar à Alpine, onde deverá substituir Fernando Alonso.

A decisão da Comissão de Reconhecimento de Contratos pouco importa à equipa de Enstone no que diz respeito à sua dupla de pilotos para o próximo ano, sendo o seu único interesse perceber se a McLaren a terá de compensar financeiramente ou não, por Oscar Piastri ter rasgado o hipotético contrato que o ligava à formação do construtor francês.

Tendo isto em visto, Otmar Szafnauer e os seus correligionários estão a trabalhar para encontrar um colega de equipa para Esteban Ocon, que tem um acordo até ao final de 2024, parecendo a opção Pierre Gasly a preferida deles.

De acordo com os rumores que correm no paddock de Zandvoort, existe já um acordo com a Red Bull para libertar o francês, com quem tem contrato válido até ao final da próxima temporada, tendo este sido assinado em Junho.

A libertação do gaulês custará à Alpine alguns milhões de euros, como é de esperar nestes casos, mas Gasly custará bastante menos que Fernando Alonso, permitindo à equipa de Enstone alguma liquidez para cobrir o exigido pela Red Bull.

Caso ganhe o caso na Comissão de Reconhecimento de Contratos, receberá ainda alguns milhões de euros da parte da McLaren, deixando a equipa numa situação ainda mais confortável nesta frente.

Apesar desta movimentação, não se espera um anúncio já nos próximos dias, uma vez que a Red Bull quererá encontrar uma solução para substituir Gasly na Alpha Tauri.

Liam Lawson, piloto da academia da Red Bull e que esteve no carro do francês na primeira sessão de treinos-livres do Grande Prémio da Bélgica, já admitiu que existem contactos para que o francês deixar a equipa, mas sublinhou que não acredita que o possa substituir na próxima temporada na equipa de Faenza.

O neozelandês, apesar de alguns resultados interessantes, não tem deslumbrado na Fórmula 2 e, presentemente, o foco de Helmut Marko está em Isaac Hadjar, que na sua primeira temporada na Fórmula 3 está a lutar pelo título com Victor Martins, piloto da ‘cantera’ da Alpine. Porém, o francês de dezassete anos não está ainda pronto para a Fórmula 1 e não tem sequer acesso à Superlicença.

Nos últimos dias tem surgido rumores quanto à possibilidade de Colton Herta assumir o lugar que Gasly poderá deixar vago, mas existem alguns problemas com esta opção.

Antes de mais, o americano não tem como garantir a Superlicença exigida para tomar parte num Campeonato do Mundo de Fórmula 1, o que o deixa nas mãos de uma possível medida de excepção da parte da FIA.

Para além disso, o americano tem contrato com a Andretti e está ainda na esfera da McLaren, com quem está a realizar um programa de testes com monolugares de Fórmula 1 de 2021.

Claro que a circulação de dinheiro entre estas entidades poderá sempre desbloquear a situação, mas não parece ser uma tarefa fácil para Herta rumar à Alpha Tauri em 2023, até porque, muito embora tenha mostrado rapidez na IndyCar, tem revelado, também, ser bastante inconsistente e para uma equipa que precisa de um piloto que lidere a estrutura em pista, estas não são credenciais entusiasmantes.

Seja como for, parece seguro que Gasly está a caminho da Alpine, onde encontrará um desagradado Ocon – a relação entre os dois franceses é inexistente, para ser simpático – ao passo que Daniel Ricciardo perde uma opção e a Alpha Tauri terá de encontrar uma solução para prosseguir a sua carreira na Fórmula 1.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Lagaffe
Lagaffe
1 ano atrás

O Gasly faz todo o sentido, é de momento a melhor e mais prometedora hipótese do mercado. Não sei porquê parece-me mais líder que o Occon para a Alpine. Provavelmente por este ser muito tranquilo.
O Colton parace uma opção de alto risco. Qualquer equipa que invista nele tem de estar preparada para momentos negativos e ter um outro piloto que lidere a equipa.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado