F1, Pete Bonnington (Mercedes) “Foram precisos muitos passos de bebé…” –
Pete Bonnington, o engenheiro de corrida de Lewis Hamilton explicou tudo por que passaram até à “emocionante” vitória em Silverstone.
O engenheiro de corrida de longa data de Lewis Hamilton, Peter ‘Bono’ Bonnington, revelou as suas emoções na vitória do sete vezes campeão mundial em Silverstone, uma vitória que é primeira de Hamilton desde o Grande Prémio da Arábia Saudita de 2021.
Depois de ‘correr’ atrás de Lando Norris no início do evento, Hamilton ultrapassou o piloto da McLaren mais tarde na corrida e, a partir daí, lidou com as mudanças nas condições para conquistar a sua 104ª vitória na F1 diante da sua ‘torcida’, além de registar uma nona vitória recorde no local do Grande Prémio da Grã-Bretanha.
O momento foi claramente emotivo tanto para Hamilton como para Bonnington, depois de duas épocas difíceis para a Mercedes em 2022 e 2023, com cada um deles a chorar pelo rádio durante a volta de arrefecimento. Em declarações a Ted Kravitz, da Sky Sports F1, após a cerimónia do pódio, Bonnington brincou: “Eu não diria que estava a chorar, tinha uma coisa no olho!”
O engenheiro continuou a detalhar a extensa jornada por trás da vitória, acrescentando: “É uma vitória emocionante. Já lá vai muito, muito tempo, e eu e ele temos trabalhado muito para lá voltar. Passos de bebé, mas foram precisos muitos até agora”.
Quando lhe foi pedido que apontasse o momento mais crucial para a vitória – e se foi o tratamento dado por Hamilton ao pneu macio no início da sua última sessão, que lhe permitiu manter a diferença para o perseguidor Max Verstappen – Bonnington respondeu: “Acho que foi o facto de o feedback que ele me deu sobre onde estávamos no equilíbrio inicial do stint, [o carro] não era grande coisa.
“Sabíamos onde precisávamos de corrigir o carro e penso que colocámos o carro numa posição muito boa para o último turno, para lhe permitir fazer pressão. Sabíamos que o pneu da frente ia ser fraco, por isso só temos de garantir que temos a frente suficiente para o proteger, e ele faz um ótimo trabalho.
“Sabes que quando chega ao fim, é ele que vai gerir os pneus e levar-te até ao fim.”
Questionado se ele nunca teve dúvidas de que Hamilton ficaria à frente de Verstappen, Bonnington disse: “Eu não diria zero dúvidas, mas eu sabia que assim que me mandou calar a boca, eu sabia que o ‘jogo’ tinha começado na cabeça dele.”
Bonnington tornou-se uma voz familiar para os fãs da F1 ao longo dos anos, tendo atuado como engenheiro de corrida de Hamilton desde que o piloto se juntou à Mercedes em 2013.
A campanha de 2024, no entanto, marca a última em que os dois trabalharão juntos nas Flechas de Prata, antes da partida de Hamilton para a Ferrari no final do ano.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Mais uma grande dupla. Apesar de todos os avanços tecnológicos, é bom ser lembrado que a entreajuda e o trabalho entre pessoas ainda vale alguma coisa.
Excelente post
Este Bono não sabe de nada! É um “inocente”… Os “experts” do teclado logo logo vão chegar e afirmar do alto da sua sabedoria, a pés juntos e, quiçá, batendo fervorosamente no peito, que este tal de Lewis Hamilton é uma falácia e só ganha porque tem o melhor carro e, teve sorte, porque em Silverstone a Mercedes era descaradamente o melhor carro! Silverstone 2020 (onde fez praticamente a última volta a uma velocidade considerável para quem só tinha três pneus em condições), Turquia 2019 (em que toda a gente correu para os boxes para trocar de intermediários para slicks… Ler mais »