F1: O que falta decidir esta época

Por a 27 Outubro 2022 12:30

Com a atribuição do título de pilotos e construtores, a história da época 2022 está praticamente contada. Mas o sucesso da Red Bull não é a única história que deve ser escrita e há ainda motivos de interesse para as últimas três corridas do ano.

Nem só de campeões se fazem as épocas desportivas e há lutas muito interessantes a serem seguidas no pouco que falta correr. Com México, Brasil e Abu Dhabi ainda pela frente, pilotos e equipas têm três corridas para tirar o que for possível desta temporada.

Começamos pelas lutas entre construtores, com vários duelos à vista nesta reta final:

Luta pelo segundo lugar

Ainda temos a luta pelo vice-campeonato e, ao contrário do que possa parecer, há ainda margem para termos uma batalha interessante. A Ferrari lidera com 469 pontos e está bem encaminhada para garantir o vice-campeonato, o que não acontece desde 2019. Mas a Mercedes está a 53 pontos e com muito ainda em disputa, não devemos descartar os Flechas de Prata. A Ferrari já olha para a época 2023 e já pouco se interessa com a temporada atual, mas a Mercedes está a melhorar e podemos ver uma luta interessante pelo segundo posto. O favoritismo está do lado da Scuderia, mas analisando o que aconteceu em Austin, a Mercedes pode ter ainda uma palavra a dizer.

Para quem vai o título do segundo pelotão?

Tem sido um dos confrontos mais interessantes do ano; McLaren vs Alpine. Se no papel, a Alpine teria vantagem (olhando para o ritmo em pista), na prática, a McLaren tem conseguido capitalizar os seus recursos e a luta pelo quarto lugar está bem acesa. A Alpine lidera com 144 pontos, com apenas cinco pontos de vantagem para a McLaren. Há vários fatores a ter em conta nesta luta. Se do lado da Alpine a pontuação entre os dois pilotos é equilibrada (oitavo para Esteban Ocon, com 79 pontos e nono para Fernando Alonso, com 65 pontos) do lado da McLaren, a fraca época de Daniel Ricciardo faz mossa. Ricciardo tem 29 pontos contra os 109 de Lando Norris. Mas do lado da Alpine o azar de Alonso e alguma falta de fiabilidade fizeram perder muitos pontos. Depois de em 2019 e 2020 a McLaren ter ficado com o “título” do segundo pelotão, em 2021 a Ferrari ficou com esse prémio virtual. Este ano a McLaren pode voltar a conseguir, mas a Alpine pretende esse lugar.

Luta pelo sexto lugar a quatro

Matematicamente, a luta pelo sexto lugar acontece a quatro, com a Alfa Romeo, Aston Martin, Alpha Tauri e Haas. Mas na realidade, o equilíbrio de forças diz-nos que temos uma luta pelo sexto entre a Alfa Romeo e a Aston Martin e uma luta pelo oitavo entre a Alpha Tauri e a Haas.

A Alfa Romeo começou bem o ano, revelando um potencial notável, mas a falta de fiabilidade e uma evolução lenta e pouco profícua do seu C42 motivou a aproximação de uma Aston Martin em boa forma nesta segunda metade. Numa época que começou mal na Aston, a equipa trouxe uma versão B do AMR22 e nas últimas oito corridas apenas não pontuou uma vez. Nas últimas três provas, a Aston superou o número de pontos conquistados no resto da época (26 pontos contra 25 nas primeiras 16 corridas) e a diferença entre as duas equipas é de apenas um ponto. Uma luta que parece cair para o lado da Aston, dada a forma recente, comparando com as prestações da Alfa Romeo.

Do lado da Alpha Tauri e Haas, é a equipa americana a liderar com 38 pontos, contra 36 da Alpha Tauri. Ambas prometeram muito no arranque da época, mas ambas desiludiram. A Alpha Tauri tem pontuado de forma mais regular, mas quando a Haas pontua, consegue boas somas pelo que o cenário é equilibrado. Quem leva a melhor? Difícil de prever.

Por fim, com apenas oito pontos, a Williams já assegurou o último lugar da tabela.

Do lado dos pilotos temos ainda algumas lutas interessantes que merecem ser destacadas. A luta pelo segundo lugar está em aberto e depois da conquista do título, a Red Bull quererá destronar Charles Leclerc (267 pontos) do lugar de vice-campeão para colocar lá Sergio Pérez (265 pontos). A equipa terá de gerir com algum cuidado, pois há um recorde de mais corridas vencidas numa época para quebrar do lado de Max Verstappen, mas com a Ferrari mais focada em 2023, o vice-campeonato de Pérez e o pleno da Red Bull são uma forte hipótese e olhando às últimas três corridas, o mexicano está em melhor forma que o monegasco.

A luta pelo quarto lugar também poderá ser interessante com George Russell (218 pontos), Carlos Sainz (202 pontos) e Lewis Hamilton (198 pontos). Russell está em baixo de forma, Sainz continua com azar e Hamilton a tentar chegar às vitórias. Apenas a busca pelas vitórias motiva este grupo, pois ser quarto ou quinto, para quem quer lutar pelo título, é indiferente.

Lando Norris parece estar com uma mão no “título” do segundo pelotão, com 109 pontos, em sétimo, à frente de Ocon com 79 e Alonso com 65. Valtteri Bottas, em décimo, já está longe dessa luta, com 46 pontos, mas tem Sebastian Vettel por perto com 38 pontos. Estas são as lutas mais interessantes para o resto da época e os pontos de interesse para as últimas três corridas.

Pos Piloto Equipa PTS
1 MaxVerstappen Red Bull Racing RBPT 391
2 CharlesLeclerc Ferrari 267
3 SergioPerez Red Bull Racing RBPT 265
4 GeorgeRussell Mercedes 218
5 CarlosSainz Ferrari 202
6 LewisHamilton Mercedes 198
7 LandoNorris McLaren Mercedes 109
8 EstebanOcon Alpine Renault 79
9 FernandoAlonso Alpine Renault 65
10 ValtteriBottas Alfa Romeo Ferrari 46
11 SebastianVettel Aston Martin Aramco Mercedes 38
12 DanielRicciardo McLaren Mercedes 29
13 KevinMagnussen Haas Ferrari 26
14 PierreGasly AlphaTauri RBPT 23
15 LanceStroll Aston Martin Aramco Mercedes 13
16 YukiTsunoda AlphaTauri RBPT 13
17 MickSchumacher Haas Ferrari 12
18 ZhouGuanyu Alfa Romeo Ferrari 6
19 AlexanderAlbon Williams Mercedes 4
20 NicholasLatifi Williams Mercedes 2
21 NyckDe Vries Williams Mercedes 2
22 NicoHulkenberg Aston Martin Aramco Mercedes 0
Pos Equipa PTS
1 Red Bull Racing RBPT 656
2 Ferrari 469
3 Mercedes 416
4 Alpine Renault 144
5 McLaren Mercedes 138
6 Alfa Romeo Ferrari 52
7 Aston Martin Aramco Mercedes 51
8 Haas Ferrari 38
9 AlphaTauri RBPT 36
10 Williams Mercedes 8
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
js1970
js1970
1 ano atrás

Falta decidir a penalização da RB e do campeão encomendado.

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
Reply to  js1970
1 ano atrás

Não vai dar em nada … Não há “balls”

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado