F1: O presente aziago de Alonso

Por a 11 Junho 2018 17:00

Fernando Alonso não é nem nunca foi um homem de consensos. Desde cedo se assumiu como uma das estrelas da F1 e com isso vem a adoração e… o ódio. Por cada fã do espanhol haveria provavelmente um detractor. Nada de anormal, pois é mesmo assim que funcionam as coisas no desporto.

Pode não gostar-se da postura ou da personalidade,  mas o talento de Alonso está acima de qualquer dúvida. Nas caixas de comentários deste espaço aponta-se frequentemente o dedo a quem escreve por, supostamente, se tomarem posições de favorecimento de uns pilotos em relação a outros (injustamente). O autor deste texto admira todos os pilotos de F1, uns mais que outros obviamente, mas nunca se considerou um defensor do espanhol. No entanto o tempo e as prestações de Alonso foram conquistando o seu respeito e a admiração. Não é uma questão de nacionalidade ou equipa ou do que quer que seja. É apenas  valorizar um talento que se foi tornando cada vez mais inegável até pelos detractores mais ferozes.

O que Alonso fez na Ferrari foi digno de nota e o que tem conseguido com a McLaren neste ano, o único em que tem tido um “carro” digno desse nome e mesmo assim longe do ideal, está ao nível do que fez no passado. Alonso é um dos melhores da sua geração, e talvez um dos melhores de sempre, tendo apenas um grande defeito… não saber escolher as equipas para onde se muda.

Festejar o 300º GP é algo raro na carreira de um piloto de F1 e Alonso atingiu essa marca, no Canadá. Um feito que merecia uma festa a condizer, assim como uma exibição digna dessa conquista, mas mais uma vez a McLaren deixou ficar mal o espanhol, com uma falha que o obrigou a desistir da prova. Um cenário doloroso, que infelizmente se tornou demasiado frequente na McLaren, mas que no domingo deve ter doído ainda mais pois foi o culminar de um retrocesso quando se esperava uma evolução por parte da equipa de Woking. Ninguém gosta de dar passos atrás e muito menos um piloto que está arredado da ribalta desde 2015.

A McLaren entrou em 2018 com vontade de apagar a má imagem dos últimos anos mas ao invés, tem acentuado essa imagem. As primeiras  corridas foram positivas, muito graças ao talento e à raça de Alonso, mas as últimas provas ficaram marcadas pela falta de competitividade do carro que, supostamente, era um dos melhores chassis do grid, com um motor que já venceu e já subiu várias vezes ao pódio este ano.  As desculpas esgotaram e a McLaren terá de assumir finalmente as suas falhas.

Numa altura em que se fala da possível saída de Alonso da F1 para outras paragens, este pode ter sido o episódio que fará o piloto tomar uma decisão difícil. É quase criminoso um talento como o seu estar refém de um carro que teima em não ser competitivo. É triste imaginar o que poderia ser uma luta pelo título com Alonso entre os candidatos, e ver que a realidade é diferente. Deve ser duro um piloto sentir-se no auge das suas capacidades e não ter as ferramentas necessárias para poder provar isso em pista.

A F1 precisava de um Alonso numa equipa que lutasse, no mínimo, por pódio. A F1 merecia ter um dos seus melhores artistas numa equipa capaz, para assim apimentar mais esta época. O próprio talento de Alonso merecia estar numa estrutura que lhe permitisse pelo menos de vez em quando lutar por algo mais. Veremos se o espanhol encontra a casa certa para o seu talento ou se opta por tentar conquistar outros territórios onde lhe possam garantir as condições mínimas de competitividade… o resto ele trata.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
22 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado