F1: Novo Sauber C44 é mais do que “uma evolução” do seu antecessor

Por a 6 Fevereiro 2024 15:17

A Stake F1 Team Kick Sauber apresentou ontem o carro para a próxima temporada, surpreendendo com a decoração vistosa e a expressão ’unleashed’ na asa traseira, o novo mantra da equipa, como reconheceu Alessandro Alunni Bravi. No entanto, o carro não revelou apenas novas cores. As alterações de design são visíveis e há ainda muito para perceber do C44, que só saberemos quando estiver em pista nas primeiras corridas. 

Uma coisa é certa, apesar de um carro diferente do seu antecessor, o monolugar que estará em pista no Barém terá já outros desenvolvimentos que não estão presentes neste momento. A garantia foi deixada por James Key, o novo diretor técnico da estrutura suíça. “Quando estivermos a correr. Vai ser um carro muito, muito diferente”, disse o britânico. 

Sobre as alterações que a equipa trouxe para o C44, Key revelou que “no exterior, podemos ver que a aerodinâmica é mais refinada, mais agressiva. Há mudanças mecânicas por baixo da carroçaria, bem como algumas visíveis. Há muitas alterações conceptuais que não são tão óbvias. Por isso, penso que, quando comparamos os dois [o carro de 2024 comparativamente ao de 2023], podemos ver que este é, de facto, um carro muito diferente, não apenas uma evolução do que fizemos no ano passado”. 

Dizendo ainda que muito do trabalho, como seria de esperar, foi pensado antes da sua chegada à Sauber, James Key lembrou que há um novo acondicionamento dos componentes internos do monolugar e “muito trabalho mecânico para nos permitir ser mais agressivos e também para futuros desenvolvimentos”, o que permitiu “ser mais agressivo” em termos de carroçaria. Mais uma vez, deveremos ver algumas novas formas no Barém, quando as equipas testarem pela primeira vez. 

Um dos segmentos muito diferente é a suspensão dianteira. Key admitiu que “mecanicamente” é diferente e trata-se de “um compromisso”. A geometria da suspensão dianteira, passando de um conceito pushrod para pullrod, tenta melhorar a componente aerodinâmica do monolugar. “A suspensão dianteira é completamente nova, um projeto difícil e ambicioso para uma equipa da nossa dimensão. Também há muitas alterações aerodinâmicas, como seria de esperar, uma vez que esta continua a ser a principal área de desenvolvimento”. 

Resumindo, a Sauber tomou um outro rumo em termos de filosofia do seu monolugar, com os responsáveis a verem “bastante potencial” nesta nova direção, mas como acontece com todas as outras equipas, só nos testes e nas primeiras corridas é que podemos tirar algumas conclusões sobre o trabalho desenvolvido no inverno.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado