F1, Niki Lauda: Os números da lenda

Por a 21 Maio 2019 14:15

Niki Lauda conseguiu o que poucos pilotos conseguiram na sua carreira.. evidenciarem-se pela sua postura, carácter e frontalidade. Niki Lauda foi muito mais do que um piloto fantástico… foi um homem que se tornou maior que a própria F1, pelo seu exemplo de superação.

A vida não lhe deu tarefas fáceis, desde a sua entrada para a F1, o acidente em Nurburgring, e até mesmo fora da F1 com o acidente de avião da companhia que criou. A todos estes desafios e outros tantos, Lauda respondeu sempre da mesma forma… com determinação e coragem, tentando sempre aprender o máximo das suas derrotas. Nas redes sociais circula hoje uma frase que mostra o que era Lauda… “Pensávamos que eras invencível.”

Embora os feitos de Niki Lauda fora de pista mereçam ser constantemente recordados, o que ele conquistou na F1 merece também destaque: Afinal é dos poucos pilotos que figura no restrito lote dos tricampeões do mundo.

Lauda começou na F1 em 1971 no GP da Áustria, com um March 721. Desde ai até ao final da sua carreira conquistou 25 vitórias, 24 poles, 54 pódios e 24 melhores voltas. Participou em 171 GP ao longo de 13 épocas tendo representado cinco construtores: McLaren (58 GP), Ferrari (57 GP), Brabham (29 GP), BRM (14 GP) e March (13 GP). A sua primeira vitória foi conquistada em Espanha (1974, Ferrari 312 B3) e a última vitória aconteceu em Zandvoort (1985, McLaren MP4/2B). Conquistou 15 vitórias pela Ferrari, duas pela Brabham e oito pela McLaren.

Sagrou-se três vezes campeão do mundo (1975, 1977 e 1984) e uma vez vice-campeão (1976). O último campeonato conquistado pela McLaren foi vencido por apenas … 0.5 pontos. Apesar da sua velocidade em pista ficou conhecido pela sua abordagem fria e cerebral, de risco calculado.

Zandvoort, Kyalami e Brands Hatch foram os seus circuitos preferidos, tendo conquistado três vitórias em cada um deles. Pelas suas mão passaram máquinas como o Ferrari 312 T, o Brabham BT46, o McLaren MP4/2 entre outros, num total de 13 modelos diferentes usados em pista.

Lauda foi muito mais do que um piloto fantástico. Mas bastaria recordar estes números para entender a dimensão do piloto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado