F1: Nico Rosberg conquista pole-position para o GP da Hungria

Por a 23 Julho 2016 14:56

Atrasada pela chuva e interrompida novamente por esta, a qualificação para o GP da Hungria foi recheada de drama à conta das condições do piso.

A forte intempérie que se abateu sobre o traçado fez com que os pilotos fossem mais tarde para a pista. Nos momentos iniciais, a Williams alertou Felipe Massa e Valtteri Bottas para encararem as primeiras voltas a ‘sério’, uma vez que havia o perigo de as condições piorarem, o que aconteceu, levando à sua suspensão. E foi no seu reinício que Marcus Ericsson se excedeu, provocando nova paragem e situação de bandeiras vermelhas.

No segundo reinício, Felipe Nasr é o herói do dia, marcando o tempo mais rápido, à frente de Ricciardo, enquanto Massa, que entretanto tinha caído para 15º, e montando pneus intermédios antes de nova incursão pelo traçado húngaro, torna-se no vilão, ao pisar a linha branca junto a um dos corretores. Um erro que lhe fez perder o controlo do carro, embatendo, tal como Ericsson, na barreira de proteção. Como se isto não fosse suficiente, Rio Haryanto, também com intermédios, fez questão de sair no mesmo sítio do piloto sueco, provocando outra situação de bandeiras vermelhas, a terceira.

Com menos de um minuto e trinta segundos para o encerramento da sessão, que no total durou 1h14minutos, a Q1 acabou por terminar aqui, uma vez que os pilotos deixaram de ter tempo para uma nova volta mais rápida. Jonathan Palmer, por exemplo, foi ainda mais infeliz, uma vez que se encontrava em pista a realizar uma volta que poderia deixá-lo de fora da zona ‘perigosa’. Mas a bandeira vermelha impediu-o de concluí-la, remetendo-o para os lugares da cauda do pelotão.

Após a Q1, ficaram de fora Palmer, Massa, Magnussen,  Ericsson, Wehrlein e  Haryanto. Já Rosberg, Hamilton e Alonso foram os mais rápidos.

Na Q2, com o piso cada vez mais seco após o regresso do sol, os incidentes desapareceram por completo, mas a emoção manteve-se. Lewis Hamilton esteve quase a ficar do lote dos primeiros classificados, concluindo a sessão no limite, com o 10º tempo, depois de na sua última tentativa ter saído largo na curva 1. Já Kimi Raikkonen teve uma qualificação para esquecer, terminando em 14º. De fora ficaram também Grosjean, Kvyat, Perez,  Gutierrez  e Nasr.

Os mais rápidos foram Max Verstappen, Nico Rosberg e Daniel Ricciardo.

Na Q3, os pilotos da Mercedes exerceram o seu domínio, embora Daniel Ricciardo estivesse muito perto da pole logo na sua primeira tentativa, não fosse um erro na última curva que quase provocava um despiste. Situação idêntica passou Sebastian Vettel, embora o piloto da Ferrari nunca estivesse próximo de sair da Hungria com o tempo mais rápido.

Novo drama surgiu no fim da sessão, quando Fernando Alonso, que se encontrava à frente de Lewis Hamilton na última volta lançada, não evitou um despiste, provocando situação de bandeiras amarelas. Hamilton teve que abrandar, perdendo a hipótese de melhorar o seu tempo, enquanto Rosberg, que seguia mais à frente, conseguiu fazê-lo sem interrupções, conquistando deste modo a 26ª pole-position da sua carreira.

Classificação:

Classf. Hungria

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Não me chateies
Não me chateies
7 anos atrás

Vergonhoso! Se não lhe retirarem o tempo é uma vergonha esta F1. Passa claramente 2 sinais de bandeira amarela e dupla bandeira amarela, a FIA é um nojo por não intervir imediatamente.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Votos negativos? Por dizer a verdade? Gostam de farsas, desde que lhes beneficiem os queridos deles. Repito isto será uma vergonha se não lhe retirarem o tempo. A FIA Culpou o Bianchi por não respeitar duplas bandeiras amarelas e o Rosberg passa prego a fundo e faz sector púrpura. Eu se fosse o Hamilton apresentava a queixa pessoalmente mesmo contra a vontade da equipa. Jornalistas vendidos que nem sequer mencionam que o tempo foi feito com bandeiras amarelas, nem lhe perguntaram se viu as bandeiras amarelas.

jaguar-r1
jaguar-r1
7 anos atrás

Realmente achei estranho, toda a gente a levantar o pé e o chico esperto do Rosberg a zarpar. Que lol de piloto.

zbranco
zbranco
Reply to  jaguar-r1
7 anos atrás

Nao sei em que canal viram a qualificação mas na sky passaram uma repetição on board do Rosenberg onde se vê ele a levantar o pé quando chega as bandeiras amarelas que são retiradas nesse mesmo instante e ele crava de novo o pé no acelerador. Chico esperto não com uma grande sorte sim pelo facto de vir mais a trás e não apanhar o setor amarlo como os outros. Ja estou a ouvir o Hamilton a chorar que estão todos conyra ele já não é bastava a equipa agora quiçá a direcção de corrida que retirou as bandeiras para… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  zbranco
7 anos atrás

Levantar o pé? Mas não era uma curva? Como levantou o pé e fez o melhor segundo sector do fim de semana? Já sei vamos rasgar o livro das regras e vamos todos voar pelas bandeiras amarelas e levantamos o pé e perdemos 5 milésimos e já estamos bem. Repito que estava um sector de 500 m sob bandeiras amarelas, os sinais também contam acho eu.

gillesi
gillesi
7 anos atrás

Sobre esta qualificação só tenho duas coisas a dizer: só o 94 me dá alegrias (a segunda manga de Spring Creak então foi uma obra de arte só ao alcance de eleitos como Bob Hannah ou RC, mas isso são outras conversas) e uma lotaria pode acabar de várias formas, mas ver o jipitu sentado no corretor a ver passar os carros é quase catártico (excepto para o tipos que levaram com as bandeiras amarelas. Em relação a teorias da conspiração para prejudicar o preto (um abraço ao Ivo) convém recordar que o Hulk passou pelo mesmo em Baku, onde… Ler mais »

mario_dias
mario_dias
7 anos atrás

Rosberg claramente igona as bandeiras amarelas e nada lhe acontece.
A quem interessado ja reproduzi o video da pole frame by frame e tenho a foto em que prova que ele ignora completamente as referidas bandeiras.
Como fan do Hamilton, e nao o escondo, esta é mais uma das manobras vergonhosas que este sr alemão ja nos habituou.
Cumprimentos,
Mario Dias

simr
simr
Reply to  mario_dias
7 anos atrás

Hm fanatismos!

MurrayWalker
7 anos atrás

Mais cedo ou mais tarde, esta benevolência da FIA com as bandeiras amarelas, irá explodir-lhes nas mãos. Aparentemente em 2014 a FIA apertou as regras para as situações de bandeiras amarelas. Os traçados estão agora divididos em 20 sectores (não em 3 sectores como vemos na tv). Para além do que já estava definido anteriormente, ou seja, bandeira amarela simples, o piloto deve “estar preparado para abrandar”. Bandeiras amarelas duplas “o piloto deve estar preparado para parar”. Foram adicionados tempos delta para cada um dos sectores. Charlie Whiting transmitiu aos pilotos que no caso de uma bandeira amarela simples, o… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  MurrayWalker
7 anos atrás

Espero que o pai do Jules Bianchi apresente isto como prova que a FIA é permissiva com o não cumprimento das duplas bandeiras amarelas. É a FIA que permite que os pilotos passem a alta velocidade pelas mesmas, como foi possível acusar o Jules Bianchi de não ter respeitado as bandeiras amarelas em Suzuka. Pedir a indemnização por ter perdido o filho com base que os pilotos são educados pela FIA a perder apenas um décimo de segundo na presença de uma bandeira amarela.

Ainda bem que não são mostradas bandeiras amarelas antes das passadeiras.

aguia25
aguia25
7 anos atrás

O chico esperto está neste momento sob investigação. A ver vamos.

aguia25
aguia25
7 anos atrás

Pelos vistos a chique espertice compensa: Rosberg sem penalização!

Pity
Pity
7 anos atrás

A isto chama-se uma qualificação louca. Fiquei contente por ver os dois McLaren na Q3, mas chateada com o Alonso, que impediu Hamilton de eventualmente fazer a pole.
Quanto ao caso Rosberg (está muito na berra o alemão), o murray-walker explicou bem as regras, aparentemente Rosberg deveria perder a pole mas…será que ele estava numa volta “louca” e que apesar de ter abrandado o suficiente naquele mini sector, ainda deu para fazer o melhor tempo do 2º sector? Dou o benefício da dúvida, não vou entrar em teorias.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pity
7 anos atrás

Daqui para frente vão ser todos chico espertos, vamos ver depois uns a ser penalizados e outros não, talvez aconteçam mais acidentes e atropelamentos.
Ainda bem que a FIA não manda nas estradas e ainda bem que não mostram bandeiras amarelas à entrada das passadeiras.

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Acho que o mario está a reagir de cabeça quente, provavelmente até com razão, mas veja o meu ponto de vista: a pista estava a melhorar a cada volta, ou melhor, a cada carro que passava, pelo que o último a passar tinha sempre hipótese de ficar com a pole, o próprio Ricicardo diz que ficou furioso, pois acha que poderia ter obtido a pole. Só no primeiro sector, Hamilton estava a ganhar quatro décimos à sua volta anterio, nada nos garante, portanto que Rosberg, em condições normais, não pudesse ganhar 0,6 ou 0,7 no total do segundo sector e… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  Pity
7 anos atrás

Numa volta louca estava.
Sem bandeiras e sem tráfego no final, iria seguramente para algo na casa de 1,19.400 . O grande problema do Nico é que o Lewis lhe tinha ganho 0.422 só no primeiro sector e provavelmente entraria no segundo 18.

Miguelgaspar
Miguelgaspar
7 anos atrás

Bem, este Nico deve de ser melhor do que eu pensava… “abrandar” nas bandeiras amarelas e ficar com a pole nessa mesma volta… vai lá vai. Pelos vistos as bandeiras amsrelas foram só para o Lewis e o Jenson…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

O mercedes é tão bom tão bom, que mesmo depois de abrandar sobre bandeiras amarelas consegue fazer a pole position.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado