F1, Murray Walker: “Coloco Hamilton acima de Senna e Schumacher”

Por a 5 Agosto 2020 15:31

(A não ser que esteja muito enganado) “Coloco Lewis Hamilton acima de pilotos como Ayrton Senna e Michael Schumacher como GOAT (Greatest Of All Times). Quem o diz é obviamente, o antigo comentador de Fórmula 1, Murray Walker. O “A não ser que esteja muito enganado” acrescentámos nós já que foi por aí que Murray Walker ficou conhecido, sendo épicos os seus enganos em direto, que mesmo assim ficaram muito longe de impedir que fosse um dos dos melhores, se não o melhor comentador de F1 de todos os tempos da Fórmula 1.

Walker, que comentou F1 durante quatro décadas incluindo, claro a totalidade das carreiras de Senna e a maioria da de Schumacher, foi questionado sobre quem seria para si o melhor piloto de todos os tempos da F1, no podcast Fast Lane: “[Juan Manuel] Fangio deu muitas tareias, Jim Clark, Sir Jackie Stewart – eu podia continuar, mas qual é o melhor que realmente não sei. Eu costumava dizer Fangio. Acho que vou ter de dizer muito em breve Lewis Hamilton. Se olharmos para ele em termos de estatísticas, ele já tem mais poles do que Michael Schumacher. Ele tem pelo menos três anos para continuar a somar. Penso que estatisticamente ele vai tornar-se o maior. Mas ele também é, na minha opinião, e isto é muito controverso, melhor do que Schumacher ou Senna porque ambos, Schumacher e Senna, adotaram, em vários momentos da sua carreira, tácticas de condução altamente discutíveis.

Como quando Schumacher parou deliberadamente no Mónaco para evitar que [Fernando Alonso] obtivesse a pole position, ou como colidiu com Villeneuve em Jerez em 1997, como Senna fez com [Alain] Prost em 1990 no Japão. Lewis Hamilton nunca fez nada parecido com isso. Ele é sempre muito limpo, como um assobio. É extremamente simpático, gigantesco e talentoso, e acho que nunca vimos ninguém como ele. Penso que ele pode reivindicar o primeiro lugar no debate do “o maior de todos os tempos”.

É esta a opinião de Murray Walker. “A não ser que esteja muito enganado” é esta a opinião dele.

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Lagaffe
Lagaffe
3 anos atrás

A nível de velocidade pura, de conseguir extrair o máximo possível de um carro penso que não houve ninguém ao nível do Senna. Mas o Schumacher era mais regular e cerebral e por isso talvez mais completo. Os dois tiveram atitudes muito muito reprováveis, já o Hamilton fez umas cagadas no início da carreira mas melhorou muito ao longo do tempo e tem nos últimos anos um comportamento dentro e fora da pista muito bons. Quem faça referências ao final de 2016 é porque realmente não entende nada de corridas. O Hamilton é uma mistura dos dois que supera pela… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Lagaffe
3 anos atrás

respeitando teres uma opiniao, podes dar 1 exemplo do hamilton que tenha feito uma corrida como a do schumacher ( atençao, quem escreve isto até pelo hill contra ele torcia) no gp de frança 2004 em magny cours,onde é quase impossível ultrapassar,onde fez 4 pit stops , que duravam entre 7 a 10 segundos então, e à custa de uma corrida ao ritmo de voltas de qualificação venceu com 8 seg de avanço? è um momento icónico do alemão, como o seu regresso a seguir ao acidente em silverstone em q “humilhou”os hakkinens , ou coulthards , sem falar no… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by jo baue
MurrayWalker
Reply to  garantia4
3 anos atrás

2004 é de facto um grande exemplo. Um carro que ganhou 15 das 18 corridas dessa época, com mais do dobro dos pontos do campeonato de construtores para a 2ª classificada. Ganhou Magny Cours por 8 segundos com uma estratégia diferente de mais paragens nas boxes. O que os meus caros não contam, é que o carro andou sempre mais leve que todos os outros e com pneus novos. E no fim do gp o motor foi para o lixo porque não tinha de fazer mais 7 provas como agora. Já ganhar Silvertone em 2008 com 1 minuto e 8… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  MurrayWalker
3 anos atrás

Dá ideia que um adepto comum, com cultura média sobre a F1, é capaz de entender que ir 4 vezes às boxes significa que o carrro fica mais leve/ mais rápido, ou não é bem assim ? (pergunta retórica)

Last edited 3 anos atrás by jo baue
MurrayWalker
Reply to  garantia4
3 anos atrás

No compto geral quando se tem um carro que ganha 15 das 18 provas e se está atrás de um outro carro e não se consegue ultrapassar. Fazer paragens nas boxes para se andar com pista livre e pneus frescos é uma estratégia excelente. Desde que os pneus frescos compensem os gastos de tempo perdido nas boxes. No final o carro que parou mais nas boxes até vais gastar mais combustível do que parou menos, mas a diferença será compensada com pneus fresquinhos. Mas não lhe estou a ensinar nada, isto já o meu caro está farto de saber. O… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Murray Walker
Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Desculpa mas não consigo. Acho que ainda hoje recordo as corridas do Senna mas a partir de determinada idade a minha memória foi ficando seletiva. Não imaginas as discussões que perco porque não me recordo quem ganhou ou marcou nos clássicos futebolísticos. Nem falar dos árbitros. 🙂
Os momentos que mencionas do Schumacher foram realmente ímpares.
Vou tentar usar o Youtube.

garantia4
garantia4
Reply to  Lagaffe
3 anos atrás

Obrigado. Não é necessário estar a perder tempo com isso ,

Last edited 3 anos atrás by jo baue
Getintherelewis!!!
3 anos atrás

Querem ver isto tudo ao contrario? Troquem so de lugar o senna e o Schumacher nestes episódios, monaco e adelaide, nem preciso de referir o ano so apenas troquem com o hamilton e mantenham la as vossas “opiniões” como tem mantido! Façam la esse exercicio de calculo simples que uma pessoa quando opina deve ter em conta para depois nao se cair no ridículo, por falta de C O E R E N C I A! E esqueçam 2016 que eu no lugar do hamilton no monaco nesse ano tinha dado nos dentes do rosberg e na Catalunha idem aspas… Ler mais »

Getintherelewis!!!
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

Ah e tal em 1500 a malta era operada a sangue frio ( de faca nos dentes )nao havia anestesias, isso e que era, agora hj em dia ate a dormir tão no bloco operatório, meninos.
A lógica de alguns!
Wtf!!!!

MurrayWalker
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

O Senna por muito menos em 85 levou um “penso” do seu colega Elio de Angelis. Em 87 no grande prémio da Bélgica, foi a vez de apanhar nas fuças do Mansell.

Getintherelewis!!!
Reply to  MurrayWalker
3 anos atrás

Agora fiquei a imaginar o verstappen nessa altura, por esta hora ja nem conduzir conseguia 😂😂.

an19071747
an19071747
3 anos atrás

Eu coloco Senna e Schumacher acima de Hamilton

garantia4
garantia4
Reply to  an19071747
3 anos atrás

parabéns pela tua opiniao desassombrada e logo neste forum como se vê pelas reações….

Last edited 3 anos atrás by jo baue
an19071747
an19071747
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Mas eu nao me lembro de te perguntar alguma coisa… Por isso cala-te.
O tempo da ditadura ja passo nabo.

jo22101626
jo22101626
3 anos atrás

O pequeno francês de nariz torto é que se deve rir destas tretas todas. Ele e mais um senhor argentino.

Last edited 3 anos atrás by joaopereira1696
3 anos atrás

Aí, não digas isso Murray! Ainda dá um AVC às viúvas!!! Deixa o falecido descansar em paz…

Cumprimentos

Last edited 3 anos atrás by *RPMS*
Frenanda_Afondo™
Frenanda_Afondo™
3 anos atrás

Já o meu “afilhado”, da família dos Afondo, me dizia:
Acima de mim, só o nosso Senhor da Kimoa!…
Aí este rapaz 🤭😉🤭

no-team
3 anos atrás

Os números a mim dizem-me pouco, desde os tempos em comecei a ver a F1 na altura em que o Schumacher dominava como queria a competição. O Schumi foi o maior talento da sua geração, mas muitos dos campeonatos que venceu simplesmente não teve oposição, juntou-se o melhor piloto à melhor equipa da altura e isso produziu resultados estrondosos. Por muitos títulos que venceu, não o coloco ao nível do Senna. Se o Senna não morresse tão cedo, se calhar ainda tinha chegado ao tetra ou penta, mas isso muda o seu estatuto enquanto piloto? Para mim não, o número… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by NOTEAM
Lagaffe
Lagaffe
Reply to  no-team
3 anos atrás

Sou fã do Senna mas penso que o Hamilton é superior na gestão da corrida. O Senna tinha uma estratégia mais agressiva nas primeiras voltas mas que puxavam muito do carro. Acho que é rara a corrida que ganha vindo de trás (ex: Suzuka 88).
Já em qualificação nunca vi ninguém esmagar os colegas de equipa como fazia Senna.

no-team
Reply to  Lagaffe
3 anos atrás

Talvez seja superior em gestão de corrida, mas repare que a F1 de hoje obriga a isso mesmo. Há décadas atrás apesar de haver alguma gestão, as corridas eram programadas para se rodar no limite. Quero com isto dizer que o Senna hoje teria de ser forçosamente diferente, ninguém pode dizer que o brasileiro não tinha o que é necessário para se ser bem sucedido nesta F1 “poupadinha”.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  no-team
3 anos atrás

Discordo em absoluto. Era uma gestão diferente com mais foco na mecânica.
Compara a quantidade voltas mais rápidas que tem o Senna com outros pilotos da mesma geração como o Prost ou Mansell e vais ver que tem muito poucas. Simplesmente esgotava a mecânica demasiado rápido. Já o prost acertava o carro para ter um excelente fim de corrida e diga-se com grande sucesso.
Já nos tempos do Schumacher concordo contigo, eram tempos de andar no limite com muitos reabastecimentos e voltas canhão constantes. O Hamilton era capaz de fazer igual, já o Senna tenho mais dúvidas.

no-team
Reply to  Lagaffe
3 anos atrás

Certo, mas nesses tempos de poupança mecânica não se pode dizer que o Senna não conseguisse bons resultados, basta comparar os seus registos com o Prost enquanto foram colegas de equipa. E hoje a exigência é apesar de tudo menor, os carros de F1 hoje em dia não quebram com a facilidade de outros tempos. Eu acho que o Senna podia adaptar-se melhor à F1 de hoje do que o Hamilton à de outros tempos, mas não tenho como afirmar isto com 100 % de certezas, é só um feeling.

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
3 anos atrás

Isto é conversa da treta. Fazer comparações com base em números não faz sentido, basta pensar que no primeiro mundial se disputaram 7 provas e que actualmente fazem mais de 20… isto já para não falar da diferenças abissais na fiabilidade dos monolugares! Com estes “calculos” fantásticos o Fangio era um piloto da treta pois só ganhou 24 GPs (uma ninharia quando comparado com o Senna, Schumacher ou Hamilton) só que se esquecem que só disputou 51 corridas ou seja o equivalente a pouco mais do que 2 temporadas “normais” na actual F1, daí que para mim o valor dos… Ler mais »

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