F1: Mika Häkkinen critica “comentários injustos sobre Valtteri Bottas”

Por a 12 Agosto 2021 18:45

O bicampeão de F1 Mika Häkkinen, criticou o que considera serem comentários injustos, sobre o piloto da Mercedes, Valtteri Bottas. Para o ex-piloto finlandês, o seu compatriota tem mérito em ajudar a equipa a conquistar tantos campeonatos mundiais de construtores e por ajudar o seu companheiro de equipa a vencer.

“Estou fascinado com o que é preciso para ter sucesso na Fórmula 1. É uma das razões pelas quais eu sigo o campeonato tão de perto, por isso, quando vejo alguns dos comentários injustos sobre Valtteri Bottas, vale a pena dar alguma perspectiva com base na minha própria experiência. Sei o que é enfrentar o melhor piloto de uma geração – no meu caso, Ayrton Senna – e ter trabalhado com companheiros de equipa muito competitivos ao longo da minha carreira. Desde Johnny Herbert a Martin Brundle, passando por Mark Blundell, Nigel Mansell e, claro, David Coulthard. Nenhum deles era lento. Eram todos muito rápidos, empenhados e pilotos capazes para estarem na Fórmula 1. É muito fácil falar de alguém que é campeão mundial, que ganha sempre e depois criticar o seu companheiro de equipa. É uma comparação fácil, mas que esquece o grande quadro de como é ser metade de uma equipa vencedora de um campeonato. Ganhei dois títulos mundiais em parte porque ‘DC’ [David Coulthard] era um companheiro de equipa muito forte. Apenas um companheiro de equipa pode ganhar o campeonato mundial e para o fazer, normalmente tem de ganhar mais corridas do que os outros, o que inclui vencer aquele que partilha uma garagem com ele. Quando ambos estão no mesmo carro, essa batalha nunca é fácil. Como campeão do mundo, constrói inevitavelmente a equipa à sua volta, deixando o seu parceiro com muito mais trabalho para fazer”.

Em declarações à edição espanhola do Motorsport.com, Häkkinen considera que Bottas merece mais reconhecimento do que aquele que lhe é dado e que o facto de ter Lewis Hamilton ao seu lado na equipa, apenas acrescenta dificuldade ao trabalho do seu compatriota. 

“Desde que se mudou da Williams para a Mercedes, sei que Valtteri nunca deixou de se empenhar, aprender e desenvolver-se como piloto. Conquistou nove pódios com a Williams e ajudou-os a alcançar o terceiro lugar no Campeonato Mundial de Construtores durante dois anos consecutivos, mas também se apercebeu que a Mercedes estava a um nível totalmente diferente. Foi um desafio muito diferente. Como companheiro de equipa de Lewis, ele tem ao seu lado o mais formidável concorrente. Foi surpreendente ver a calma, o controlo e a determinação que Valtteri manteve, o quanto ele continuou a trabalhar apesar do desafio e das críticas fáceis. Apenas se concentra em atacar todos os fins de semana, com toda a força possível, dando o seu melhor para a equipa. Há um mito popular de que ganhar grandes prémios é fácil quando se tem o melhor carro. Isso só mostra que o desafio não é compreendido. Não há nada de fácil em ganhar em na F1, sejam 20 corridas para mim ou nove grandes prémios para Valtteri. É ainda mais difícil quando se tem um múltiplo campeão mundial ao seu lado na garagem. É uma das razões pelas quais tenho a certeza de que Valtteri merece mais reconhecimento pelo trabalho que realizou”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Mika, se eles começam a dizer que Bottas é bom, estão a reconhecer que Hamilton é um fora de série e isso para algumas pessoas é muito. hahahaha

As críticas a Bottas nada tem haver com a sua suposta mediania, mas sim aquele odiozinho a Hamilton. Basta ver como quando é outro piloto que gostam o companheiro de equipa já é um mosntro super talentoso e o carro é um chasso muito mau. lol

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

O que é que o cu tem a ver com as calças? Hamilton é bom e Bottas fraco! Uma coisa não invalida outra até porque Hamilton já teve colegas de muito mais respeito.

Peter Parker
Peter Parker
2 anos atrás

Em vários anos de leitura acerca dos compêndios da F1 este foi, sem dúvida alguma, o melhor comentário e o mais racional que eu já li! 🤔 Bravo Mika Häkkinen!!! 👏 Agora só faltam chegar os bravos pilotos de sofá, que percebem muito mais do que qualquer piloto, chefe de equipa e por aí fora, e criticarem o que este bi-campeão finlandês acabou de ensinar.👨‍🎓 Aprendam se forem inteligentes, senão… temos pena! 😎 Até eu, do alto do meu 1,88m de ignorância citei ontem algo muito parecido acerca do Valter. 👌 O problema é que o fanatismo cega as pessoas… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Peter Parker
2 anos atrás

Mas isso já tem em conta o Mika ser um avençado da MB e ter ligações directas à gestão da carreira do Valteri? Pergunto por um amigo.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Peter Parker
2 anos atrás

O que tu pareces não perceber é as jogadas que se fazem para vender um producto.

samC
samC
2 anos atrás

Se o Mika viesse falar mal do Bottas isso sim seria noticia. O “problema” não é o Bottas, nem o fanatismo, nem opiniões diferentes. O verdadeiro problema é a falta de competição em algo que supostamente é uma competição. Roteiro mal escrito e erros de casting na novela F1, na minha opnião, se Vettel tivesse ganho em 2017 ou 2018 não haveria tanto estrilho. Dominios quebrados revitalizam interesse. Mas na novela existe uma mensagem que querem passar, esta é a ficar muito gasta. Dito isto acho que Lewis vai sair um dia como o Schumi, o tipo que faz tudo… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  samC
2 anos atrás

samC, podes apontar 1 vez que esse schumi tenha sido penalizado ( merecidamente ou não, essa não é a questão) e que não o tenha aceite e acatado tendo automaticamente ido a correr para a praça pública chorar como o Lewis ? Até aí vamos pô-los ao mesmo nível?
Ainda aproveitando, o que esse schumi fez na F.1 de 1996 a 1999, o Lewis alguma vez fez igual ou parecido na vida dele?

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Tens razão o Hamilton nunca tentou atirar borda fora um companheiro quando via o campeonato fugir-lhe.
Já de choradeiras na praça publica é mais complicado, teríamos um compendio que não cabe numa caixa de comentários.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

A F1 é um ambiente super competitivo e Bottas não é nada de especial em comparação com os outros. Nunca mostrou garra ou combatividade. Nunca mostrou ter o que é preciso para ser campeão e tem mostrado que mal dá para ser segundo piloto. Bottas não está muitas das vezes que Hamilton falha ou a Mercedes precisa dele. Bottas é fraco. A F1 é dura e ele não sabe lidar com a pressão! Nem sequer sabe lidar com críticas anónimas nas redes sociais. O Mika parece ter-se esquecido que há gente que vê F1 há muito tempo. Eu vi Mika… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado