F1, Michelin: “Enquanto eles tiverem esta filosofia, nós estamos fora”

Por a 27 Junho 2023 10:05

A Michelin continua pouco interessada na F1. A marca de pneus francesa não se revê na filosofia usada no Grande Circo e até está surpreendida pelas notícias que dizem que a Bridgestone entrará no concurso para fornecimento.

A última presença da Michelin na F1 remonta a 2006 e desde então a marca tem-se afastado cada vez mais da competição, que optou por uma filosofia de pneus que não corresponde ao que a marca defende. Matthieu Bonardel, responsável pela Michelin Motorsport, mostrou de forma clara o ponto de vista do fabricante francês, quando questionado se ponderaria a entrada na F1 se recebesse um convite para entrar no concurso:

“Se houver um convite à apresentação de propostas para a F1, é claro que o analisaremos com muita atenção”, disse ele ao f1-insider.com. “Mas para nós, há simplesmente certos critérios que têm de ser cumpridos. Temos de ser capazes de ser inovadores. Usamos o desporto motorizado como um laboratório de testes. Queremos contar uma história que se enquadre na filosofia da marca Michelin – que produz pneus de alta qualidade que duram mais e são sustentáveis”, afirmou.

“Mas no concurso da F1, há apenas meia linha sobre sustentabilidade. As expectativas a este respeito são praticamente nulas e não têm qualquer importância. Podíamos queimar os pneus depois da corrida e ninguém diria nada. A realidade é que o pneu é utilizado para criar uma situação difícil para o piloto. Ele tem de os gerir e isso dá uma má imagem do pneu. Queremos que os pilotos possam lutar e ficar satisfeitos com o seu parceiro de pneus. Talvez a Pirelli não se importe, mas é uma obrigação para nós. Portanto, enquanto eles tiverem essa filosofia, nós estamos fora.”

Bonardel, da Michelin, também suspeita que a Bridgestone não tem uma chance realista de vencer a Pirelli no negócio.

“Não sei se a Fórmula 1 está realmente interessada em ter outro fabricante de pneus”, disse ele. “O convite à apresentação de propostas não foi escrito para um recém-chegado, mas para o atual fornecedor. Em termos de filosofia, de mentalidade e de objetivos estratégicos, a Bridgestone não é muito diferente da Michelin. Estão certamente mais próximos de nós do que a Pirelli”, afirmou Bonardel. “Eu ficaria surpreendido se a Bridgestone quisesse demonstrar a degradação dos pneus apenas para estar na Fórmula 1”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
FormulaTwo+1
10 meses atrás

“A realidade é que o pneu é utilizado para criar uma situação difícil para o piloto”. É bem verdade. O pneu na F1 não é tratado como um componente que se quer com a melhor tecnologia disponível. A ideia é que faça parte de um espetáculo de circo e acrescente um pouco de imprevisibilidade à coisa com a sua degradação forçada. Tal como os sucessivos safety-cars em pista, os novos circuitos urbanos que parecem feitos para favorecer os acidentes, tudo pensado para aumentar um espetáculo à americana que pouco tem a ver com uma verdadeira corrida de automóveis tal como… Ler mais »

dannyricfanclub
dannyricfanclub
10 meses atrás

Imagino que a F1 seja um mau negócio para um fabricante de pneus em termos de publicidade e de percepção pública de qualidade. Se uma pessoa desinformada acerca da F1 actual vir um GP, com pilotos a ir à box ao fim de um punhado de voltas para mudar de pneus, não vai certamente ficar muito impressionado com a durabilidade dos pneus daquela marca. O mesmo com o granulado e as estrias ao fim de poucas voltas, ou os rebentamentos (que podem ser espectaculares, mas não abonam muito a favor da qualidade e fiabilidade do pneu). Parafraseando o sr. Bonardel:… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
10 meses atrás

Na formula um é aderencia e nao duração.

Michelin ainda tem a vergonha de Indianápolis atravessada. Pediram muitos favores na altura para os media falarem mal da f1 e etc ao inves do unico culpado, a construtora de pneus michelin que nao soube fazer uns pneus de jeito .

E depois ainsa vem falar do assunto da moda que é a sustentabilidade…enfim…

A que empresa pagaram para escrever este discurso?

Pity
Pity
Reply to  Scuderia Fast Turtle
10 meses atrás

É verdade que a Michelin ficou mal vista com o episódio de Indianapolis, mas não pudemos esquecer que a FIA também foi culpada, com aquela regra parva de proibir as trocas de pneus.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Pity
10 meses atrás

A regra foi para a temporada toda.

Bridgestone fez um pneu capaz para todas as corridas, Michelin nao. Agora vamos mudar as regras ao meio de um fim de semana para ajudar a michelin? Permitir mudanca de pneus seria beneficiar claramente a Michelin em detretimento da Bridgestone.

kkk698
kkk698
Reply to  Scuderia Fast Turtle
10 meses atrás

Sem duvida. Eles querem um Pneu que dure a corrida toda, parece que isso. E depois vem as mariquices dos Franceses

mariojscosta
mariojscosta
10 meses atrás

Parece que as pessoas que gostam de F1 ainda não entenderam uma coisa, a Pirelli faz este tipo de pneus com desgaste quem tem, porque foi o que as equipas pediram para a Pirelli fazer. Por isso não culpem a Pirelli mas sim as equipas.

n_asa
n_asa
10 meses atrás

Vamos imaginar as corridas só com um composto e sem paragens. Ou pneus macios que depois de se degradarem ficam com tempos iguais aos pneus duros.

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
10 meses atrás

A obrigação de trocar pneus deveria ser revogada. As equipes e pilotos que decidam o que fazer.
Concordo com a Michelin.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado