F1, Michael Andretti: “É tudo uma questão de ganância”

Por a 10 Janeiro 2023 17:43

Apesar de todos os esforços de Michael Andretti, a entrada da sua equipa na F1 não parece ser, para já, uma realidade tangível. A FIA já mostrou interesse em aumentar o leque de equipas, mas a F1 não parece muito inclinada para tal. Andretti fala em ganância.

Dinheiro. Dizem que é o que faz girar o mundo. Nos negócios a frase faz todo o sentido e a F1, além de um desporto, é também um grande negócio e quem está envolvido não quer perder dinheiro. É por isso que Andretti diz que a ganância está por trás da receção menos positiva das equipas:

“É tudo uma questão de dinheiro”, disse Andretti, citado pelo autosport.com. “Primeiro, pensam que vão ficar perder um décimo do seu prémio monetário, mas também não gostam de pensar que vamos ficar com todos os patrocinadores americanos. É tudo uma questão de ganância e de olhar para si próprios e não olhar para o que é melhor para o crescimento geral da série. Não estou surpreendido”, acrescentou ele. “Na F1, os proprietários cuidam de si próprios; não do que é melhor para o campeonato. Essa é a diferença entre a posição do Presidente Mohammed [ Ben Sulayem] e a posição de um dono de equipa. O Presidente Mohammed está a olhar para o futuro do desporto. Ele é piloto e compreende que o campeonato precisa de ter mais uma ou duas equipas. É um campeonato da FIA, e detém a maioria das cartas para conseguir a expressão de interesse”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

E Andretti está a fazer o quê? O mesmo. Todos eles defendem os seus interesses, alinhando-os como podem onde estão inseridos. Andretti entra agora na F1 porquê? Por um amor incondicional à modalidade? Ou é porque os Estados Unidos vão ter 3 GP’s e como tal a popularidade da F1 vai crescer no país? É uma enorme oportunidade de negócio na maior montra do desporto motorizado, a que move mais milhões a nível mundial. Por isso menos telhados de vidro era bom.

917/30
1 ano atrás

Quem quer estar na F1 que esteja, quem não quer estar que não esteja, mas haver quem quer estar e não se deixar que esteja…uma vergonha! E se alguém achar que 20 carros é melhor que 22 ou 24 devia ser ir ao psiquiatra!

howell
howell
Reply to  917/30
1 ano atrás

Jarama 1974. Estavam lá 50 carros (contando com os “T”), bem 48, se tirarmos a Scuderia Finotto que se foi embora porque o Silvio Moser estampou-se e estava a morrer. Parece que o record é 52 ou 54, consoante as fontes, em Brands Hatch, nesse mesmo ano, também contando com os “T”. Não é preciso tanto, mas 20 é muito pouco, o insuficiente bastante para haver pilotos a mais a passar ao lado da F1 porque simplesmente não há lugar. Nota: para os que não têm idade para saber o que eram os “T”, fica aqui o mistério e o… Ler mais »

917/30
Reply to  howell
1 ano atrás

Ainda me lembro de por ex. Piquet e Mansell chegarem a ter cada um o seu “T”. E também de haver pré-qualificações na 6ª à 8 da manhã, onde em 91 no Estoril pude ver o PMC a volante do Coloni, foi por pouco tempo, poucas voltas, mas vi! Só nesse ano no nosso GP eram 34 pilotos. Desses 34, 30 faziam a qualificação e desses 30, 26 partiam para a corrida…26, agora 20…20 quando não há problemas de última hora com um piloto e por não haver “T” só partem 19.

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
howell
howell
Reply to  917/30
1 ano atrás

Também me lembro dos Porsche 917, foi mesmo há muitos anos, mas os últimos “T”, com a letrinha ao lado do número são de 1976, máximo 1977. Nem me lembro quando acabou o carro reserva, mas não foi por causa do Jody Scheckter* nota*quando o Jody fez aquela habilidade em Silverstone, há 50 anos (vi em directo, mas a preto e branco – e o que se passou na corrida seguinte, também vi em directo) o Scheckter quis correr para ir buscar o carro de reserva, foi então que alguém lhe disse, talvez o Teddy Mayer, que se escondesse pois… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  howell
1 ano atrás

Howell, acabou em 2004.

Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Percebo que não se aceite qualquer nova equipe, para não termos casos como o passado recente que entram mas não tem condições para se manter. Não me parece ser o caso da Andretti, pelo que até diria que mais uma equipe ou duas poderia ser boa para a modalidade e abrir mais vagas a pilotos. Acho que as equipes terem direito de veto não é correto.

garantia4
garantia4
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

Estão desconfiados, esta operação com a Cadillac poderá não ser mais do que um “rebranding” como sucedeu com a Alfa-Romeo que através de “publicidade quase grátis” teve um grande ( 5X o investido, palavras do seu CEO) retorno em termos de imagem. Nesse sentido, não é por acaso que que a Alpine foi a única que não se opôs à sua entrada, desde logo quando o quando o Andretti esteve em Miami a recolher assinaturas; ao contrário da Mercedes e Ferrari que gastam largos, larguíssimos milhões para lá estar. E a taxa de 200 milhões é pouco, cobre apenas 2… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Sugestão ao autosport: copiar outros fóruns de automobilismo e mostrar quem vota. É um mistério como é
que um comentário ( não é o forista Phil que está em causa) que exoressa que as equipas de Fo’rmula 1 têm o direito de veto aparece com 7 positivos ( ou se calhar não é).

howell
howell
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

Calma aí, eu sou fã da Life. Não ir aos briefings porque não tinham nada para dizer é muito à frente.
Não ter pistolas para apertar rodas, eram revivalistas… 😉
Contratar o Jack O’Melly, com mais uns 20 quilos de peso, havia vinho de certeza

Thor
Thor
1 ano atrás

Tudo bem, mas norte americanos a “chamarem” ganância à conversa. Por amor de Deus.

Last edited 1 ano atrás by Thor
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado