F1, Max Verstappen: “Queixinhas” ou exigente?

Por a 25 Outubro 2022 19:45

Não foram poucas as vezes que Max Verstappen mostrou a sua insatisfação para com a sua equipa em algumas situações em pista. Seja por problemas na unidade motriz, decisões menos claras ou até mesmo paragens nas boxes mal executadas, Verstappen nunca se coibiu de mostrar a sua opinião. Será ele um “queixinhas” ou apenas exigente?

O mais recente caso aconteceu no GP dos EUA, em que a última paragem demorou mais que o desejado e deixou Verstappen irritado. Mas não é a primeira vez que isso acontece, com a unidade Red Bull / Honda, um dos trunfos do sucesso da equipa, também a dar motivos de irritação ao bicampeão neerlandês. Mesmo depois das corridas, Verstappen já afirmou publicamente que certas falhas não eram aceitáveis. Ora, tal pode parecer exagerado por parte de um piloto que tem tido todo o apoio da sua equipa, que lhe dá todas as condições para ele desenvolver o seu talento. As reações de Verstappen podem, por vezes, parecer demasiado veementes e injustas, mas Filipe Albuquerque, num tweet, deu-nos uma visão diferente.

Comentando a reação de Verstappen à paragem mal executada em Austin, o piloto luso disse o seguinte:

“Podem dizer que Max se queixa demasiado de uma equipa que lhe deu tanto, mas no momento em que ele começar a cometer erros, será facilmente substituído. Não é queixar-se, é a pressão da F1. Acontece para os dois lados. Não se pode ser porreiro”.

Infelizmente, o que os pilotos dizem na rádio é frequentemente escalpelizado em demasia, tratando-se apenas de desabafos em momentos de elevada carga emocional e com muita adrenalina à mistura. O discernimento nem sempre é o melhor. No caso de George Russell, por exemplo, que tem tido a sua dose de culpa em vários incidentes, a primeira reação do piloto é dizer que não é culpado, o que tem motivado cada vez mais piadas nas redes sociais. Mas já vimos Russell desculpar-se pessoal e publicamente por erros cometidos. Também Lando Norris, jovial fora do carro, é um piloto que nem sempre responde bem às interpelações do seu engenheiro. Não podemos julgar os pilotos pelo que dizem no rádio. Seria o equivalente a julgar os jogadores de desportos coletivos, que juram a pés juntos que não cometeram falta no momento, quando as imagens mostram o oposto.

E Albuquerque referiu algo importante. A F1 é um mundo duro, difícil, em que os pilotos passam de “bestiais a bestas” em pouco tempo. Verstappen foi, também ele, muitas vezes criticado por erros cometidos e conhece bem a pressão do Grande Circo. Albuquerque, em poucas palavras, relembrou-nos que a F1 é um mundo onde apenas os melhores, entre os melhores, têm sucesso e qualquer falha pode decidir o resto da carreira. Será Verstappen “queixinhas”? Talvez. Exigente? Sem dúvidas, e tem de o ser. Só assim poderá manter-se no topo. Pessoalmente, prefiro um piloto com uma postura algo diferente, um pouco à imagem do que Daniel Ricciardo fez no Mónaco em 2018, em que se manteve frio durante toda a corrida, mesmo enfrentando inúmeros problemas técnicos. Mas a beleza da F1 é também a variedade do caráter dos seus intervenientes. É mais um espetáculo, dentro do próprio espetáculo, quer se goste ou não, e que talvez tenhamos de aprender a apreciar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

Todos os pilotos refilam, todos se queixam, só que nós só ouvimos aquilo que querem que ouçamos.

Phil1971
Phil1971
Reply to  Pity
1 ano atrás

Concordo. E vou mais longe qualquer bom profissional vai sempre exigir mais aos seus pares ou superiores e se não o faz não está alinhado com os objetivos da empresa/organização. Sei que vou levar pontos negativos mas paciência, por isso cá vai é esse é muitas vezes o problema do nosso país

RedDevil
RedDevil
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

LOL… o problema é quando os designados “líderes” são fracos e não sabem lidar com a exigência/competência dos seus inferiores… o que acontece na generalidade das lideranças nacionais…
A mentalidade do pilotos de topo (e de todos os que procuram elevado desempenho) não é bem compreendida na cultura portuguesa…

NOTEAM1
NOTEAM1
1 ano atrás

Nunca fui um grande adepto das transmissões das comunicações entre o piloto e a equipa. É evidente que para o show, essas transmissões são ricas, mas tiradas do contexto podem passar informações erradas sobre os pilotos. A quente, no stress da competição, é perfeitamente natural que os pilotos possam dizer coisas desagradáveis. Se por acaso os jogadores de futebol tivessem microfones ligados durante os jogos, já imaginaram o que seria? A verdade, é que fora do carro, o Max parece ser alguém bastante ponderado, mesmo com dezassete anos de idade, quando se estreou na F1, a sua maturidade era impressionante.… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Queixinhas e bébé chorão. Pelo menos é o que as viúvas aqui do burgo se queixam quando o piloto é da Mercedes. Claro que agora estão caladinhos que nem ratos. hahahaha

917/30
Reply to  Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Usar o termo “viúvas” é tão estúpido…mas vindo de quem o usa não é de espantar!

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Lagaffe
Lagaffe
1 ano atrás

O problema do Max não é ser queixinhas é simplesmente ser mal educado.

Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

O artigo é algo confuso pois mistura queixas (que as há) com informações que o piloto troca com o Engº para perceber o que se pode mudar ou como enfrentar situações especificas (Ex. os ventos laterais que Max se queixava). O objectivo de haver comunicação entre Piloto e Engº é essencialmente técnico. O facto de ser aproveitado para “apimentar” o espectáculo é um extra colateral, e que obriga o piloto a ter que se conter mais ou menos consoante a sua personalidade.

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
1 ano atrás

queixinhas ou exigente???? Palerma (rsrsrsrsr)

Já agora!
Já agora!
1 ano atrás

Evidentemente posso estar errado mas não considero que seja nem queixinhas nem exigente, mas sim sente a necessidade de alertar para todas as situações que dificultam o seu próprio desempenho para sentir motivação, pois mesmo com contrariedades terá que conseguir bons resultados. O que tem sido um facto.
Por exemplo será que os outros pilotos não sentiam as rajadas de vento? Claro que sim mas não sentiam necessidade de alertar para isso pois sabiam que as condições eram iguais para todos.
São maneiras de estar, cada piloto tem a sua…

Pity
Pity
Reply to  Já agora!
1 ano atrás

As rajadas podem não afectar todos os pilotos. No momento em que surge a rajada, pode estar só um piloto na zona. Pode-se chegar ao limite extremo que um piloto sinta todas as rajadas e outro não apanhe com nenhuma.

Scb
Scb
1 ano atrás

Há queixas e queixinhas. Uma coisa é dizer que algo não está bem, seja informação, seja desabafo seja frustração. Quando há uma desistência por erro de piloto certamente que não há diretor que não solte um “F***” mesmo que seja um campeão.
Já ir se a queixar constantemente que o adversário fez isto ou aquilo para ver se o diretor de corrida faz alguma coisa, que foi o prato do dia durante todo a época passada são queixinhas mas que atingiram essa proporção porque ninguém meteu os meninos Horner e Wolff no sítio.

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
1 ano atrás

Fazendo uma análise ao perfil do Max de forma correta como piloto é muito profissional e competente é excelente tem tudo que um piloto precisa ,como homem não gosto, é desonesto , não olha para os meios para atingir os fins, não tem ética e imoral , porque tem um ego muito grande e alimenta o de forma errada e tem mau perder… Dai vemos algumas declarações infelizes e não respeita os adversários, em audios ouviamos a mandar bocas a Hamilton, infeliz… Não faz o meu estilo de piloto porque a personalidade dele não tem haver por exemplo com um… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado