F1 – Mais um recorde batido

Por a 3 Setembro 2018 16:34

Pode discutir-se o som dos motores, o nariz pouco estético, o Halo… uma coisa é certa, as máquinas que temos hoje em dia na F1 ficarão para a história pela sua velocidade e potencial.

Das 21 pistas que compõem o actual calendário da F1, 12 delas têm o recorde feito por uma máquina de 2017/2018. Baku, Barcelona, Mónaco, Paul Ricard, Red Bull Ring, Silverstone, Spa, Monza, Marina Bay, Sochi, Circuito das Américas, Autdódromo Hermanos Rodrigues, e Interlagos, viram as melhores voltas de sempre serem melhoradas no ano passado ou este ano e ainda temos muitas corridas pela frente. Estes recordes podem ser discutíveis pois algumas destas pistas são mais recentes mas ainda assim estes feitos merecem ser registados.

Desde o ano passado que temos vistos os pilotos a rodarem cada vez mais depressa e neste fim de semana vimos um feito histórico. Kimi Raikkonen fez a volta mais rápida da F1 com uma velocidade média de 263.587 km/h.  É preciso ir até 2004 para ver o anterior recorde, que era de Juan Pablo Montoya com  262.242 km/h de média.

As três voltas mais rápidas de sempre da F1 pertencem a carros de 2018 (Raikkonen, Vettel e Hamilton entraram para este lote no fim de semana passado). Os V6 Turbo-Híbridos começam a ocupar o lugar dos monstruosos V10 que preencheram as listas de recordes até há bem pouco tempo. Curiosamente são agora a Ferrari e a Mercedes as fornecedoras de motores que lideram esta ilustre lista. O melhor motor Renault (que não usa esse nome) foi o de Max Verstappen com a média de 258.696 km/h e o melhor Renault (oficial) foi o de Sainz com 257.336 km/h. O melhor Honda foi o que equipou o monolugar de Pierre Gasly com 256.359 km/h.

 

E teremos sempre de lembrar que não se está ainda a tirar 100% destes motores que continuam a evoluir e que têm o fluxo de combustível limitado. Se por acaso algum dia alguma equipa quiser fazer como a Porsche e quebrar os recordes de pista com um carro modificado apenas para velocidade pura, sem olhar a regulamentos, os monolugares actuais fariam cair alguns queixos por esse mundo fora.

É que esta era turbo-híbrida continua a dar cada vez mais. Basta ver que Vettel chegou ao 360km/h em corrida. O recorde de velocidade de ponta na F1 (em corrida) é de 370.1 Km/h de Kimi Raikkonen (também em Monza no ano de 2005) embora Valtteri Bottas tenha chegado aos 372. 54Km/h no México em 2016.

Se Bottas com um carro com menos 25% de apoio aerodinâmico (logo menos arrasto) e numa pista onde a densidade do ar é menor, fez apenas mais 12km/h que Vettel, não será descabido ver esse recorde quebrado também no México (embora seja mais difícil).

 

 

A capacidade destes monolugares é fantástica e este fim de semana tivemos nova prova disso. São uma dor de cabeça para os engenheiros e para os gestores das equipas de F1. São caros, complexos e pouco populares mas a tecnologia aplicada é digna de nota. Para 2019, com a introdução de asas traseiras maiores e asas dianteiras mais simples poderão mudar o cenário e talvez esta tendência para bater recordes seja atenuada ou anulada até. Mas num ano em que o campeonato está ao rubro, com surpresas, indefinições, muita luta e boas corridas, termos o extra de teremos provavelmente os carros mais rápidos de sempre em pista é algo que não deve ser menosprezado.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado