F1, Luca di Montezemolo: “Subestimei a tecnologia híbrida…”

Por a 11 Agosto 2020 12:03

O antigo presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, diz que subestimou a entrada do desporto na motorização híbrida.

Ao Il Resto del Carlino, Montezemolo afirmou: “Eu era presidente quando se mudou para estas regulamentações híbridas. Aceitei as mudanças porque era um ponto de viragem na indústria e uma necessidade para as corridas. Mas, subestimei esta tecnologia, algo que não fazia parte da nossa bagagem cultural”.

“A Ferrari tem de fazer escolhas devido à crise profunda. Pelo menos temos um piloto de topo para o futuro, o Leclerc. Quanto ao Binotto, volto a repetir, ele precisa de apoio, não pode ser deixado sozinho”.

“A Ferrari de Schumacher não era apenas de Schumacher. Do Jean Todt ao Ross Brawn, do Stefano Domenicali ao Paolo Martinelli até ao Rory Byrne. Apesar das suas capacidades, nós tivemos de sofrer durante anos para podermos celebrar”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lisboa
3 anos atrás

Off-Topic:
Houve um tempo em que os carros de estrada serviam para pagar a equipa de F1, agora, a F1 é uma gigantesca campanha de marketing para vender casacos, canetas, chapéus e porta-chaves.

É triste mas é a realidade.

A equipa de F1 virou um negócio, se “aquilo” não estiver a render, muda-se o “vendedor”.

Qual era a área de formação do Luca? Vendas.

Qual a área de formação e de carreira do Arrivabene? Marketing e vendas.

Agora depositam o futuro da equipa, nas costas de um jovem piloto que vai apenas no seu 3° ano na F1.

garantia4
garantia4
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Donde vem essa de que a área de formaçao dele é vendas?
Canetas e porta-chaves é que financiam a Ferrari? E como raio nao se lembraram ainda de uns spots publicitários nos media? Ou nos Festivais de Verão ou do género

Last edited 3 anos atrás by jo baue
Lisboa
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Não disse que a Ferrari é financiada por canetas e porta-chaves e atenção, que re-li o comentário para ver se não tinha cometido um erro na afirmação, como cometi com o Luca que é advogado, mas cometi o erro de lhe dar a mesma licenciatura que o Arriva por antecipação de pensamento.

garantia4
garantia4
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Ok, va bene !

FormulaTwo+1
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Bem, se você afirma que não disse acima que a Ferrari é financiada por “canetas e porta-chaves” (!!!), então é melhor reler outra vez o que escreveu! Porque a ser verdade que não disse o que disse (como afirma), então disse exatamente o quê? Que as “canetas e porta chaves” são financiadas pela Ferrari? Ou que a Fórmula 1 deve a sua existência à gigantesca indústria das “canetas e porta-chaves”? E talvez também à portentosa indústria dos pioneses, não? É mesmo essa a sua ideia da F1? E é essa a sua ideia particular da casa de Maranello? Dá-se conta… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by FormulaTwo+1
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Sim é verdade, a Ferrari é financiada por canetas e porta-chaves, esta na net, é verdade.

FormulaTwo+1
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Julgo que está enganado. Mas verifique no link abaixo em “Sponsors”.
https://www.ferrari.com/en-SN/formula1/partners

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

É um bocadinho surreal esperar que desporto mais tecnológico do mundo seja pago unicamente com as receitas dos fabricantes automóveis. Talvez haja aí um certo romantismo também. Saberás seguramente a linha ténue entre o sucesso e o falhanço no mercado automóvel e a necessidade de construir conglomerados de forma a sobreviver. Quanto do mercado automóvel é marketing? Muito. Porque a F1 não haveria de ser diferente se foi essa mesma capacidade de marketing que a catapultou para o sucesso? Mas curiosamente a Ferrari não é uma máquina de vendas mas sim um clube de futebol. Presidentes apaixonados que mudam de… Ler mais »

blurr
blurr
3 anos atrás

Tenho andado bastante calado sobre isto mas, mesmo alguém como eu que nunca apoiou o Vettel, mas já começa a ser demais…
O homem passou a ser piloto de 3ª categoria? Fala-se mal dele a torto e a direito? Mas não foi este o piloto que ganhou com um Toro Rosso em italia? e que ganhou 4 campeonatos mundiais?
Acho que começa a enjoar tanta critica a um piloto de topo. Goste-se ou não ele neste momento é o 2º melhor piloto do grid. E merece um pouco de respeito..

MurrayWalker
Reply to  blurr
3 anos atrás

Pilotos do grid invertidos?

Last edited 3 anos atrás by Murray Walker
Phil1971
Phil1971
Reply to  blurr
3 anos atrás

Mas isso é para quem tem cabeça para pensar. Infelizmente aqui pelo burgo as palas nos olhos de alguns não deixam ver mais do que a sua cor preferida.

no-team
Reply to  blurr
3 anos atrás

2º melhor quê? O amigo já não deve ver uma corrida de F1 há bastante tempo…

blurr
blurr
Reply to  no-team
3 anos atrás

É a minha opinião… Pela sua resposta repara que não é igual. Ao contrário de si não vou dizer que não vê uma corrida ou que está errado.

chicanalysis
Reply to  blurr
3 anos atrás

Não sei se sabe mas há uma coisa chamada “idade” que afeta mais uns do que outros.

blurr
blurr
Reply to  chicanalysis
3 anos atrás

Acha que o problema do Vettel é idade???

garantia4
garantia4
Reply to  blurr
3 anos atrás

enquanto houver fans do espanhol e do “abençoado” será assim sempre. repara os elogios à suposta inteligencia e maturidde do monegasco tipo veterano por ter ido no domingo para a opçao C. em contrapartida quantos é q aqui informaram q após volta 11 mandaram o Vettel entrar quando rodava com Hard (!), este opôs-se inicialmente pois viu logo além de rodar rápido percebeu q 1 pitstop era a mehor estratégia, mas insistiram com ele até entrar fazendo-o perder um 7º ou 8º lugar ( mas com os Médios já o puseram a fazer 22 voltas)?! E SOBRETUDO, quem lembrou q… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by jo baue
blurr
blurr
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Caro colega do forum. Estou neste momento a inicar a visualização do GP pelo que ainda não sei o que se passou. Como não posso ver em direto tenho que ir vendo aos pouco e como gosto de ver com qualidade na Skysports prefiro ver em diferido. Mas em relação à primeira parte do seu comentário, só lhe posso dizer que sou um fan do espanhol e sempre fui.. Contudo não sou nem cego nem incorreto. Clubismos não é para mim e quem conhece meus comments sabe disso. Aliás acho que são poucos os que mantêm o NICK como eu… Ler mais »

can-am
can-am
3 anos atrás

Um dos personagens menos aconselhaveis da história desta firma. Se a Ferrari tem a fama negra que tem ( pelo menos para uma parte do publico, não adepto deles), deve-lhe muito.

RedDevil
RedDevil
Reply to  can-am
3 anos atrás

não é “parte do público”… são 2 ou 3 “bananas” que fazem “estardalhaço” com tudo para parecer maior do que é…
e não… Montezemolo não é “Um dos personagens menos aconselhaveis da história desta firma”, antes pelo contrário… daí, o teu “azedume” para com ele…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  can-am
3 anos atrás

A seguir a Enzo não nome de maior relevo e quando mencionamos sucesso provavelmente o Montezemolo é melhor que o comendador já que conseguiu ganhar em momentos mais complexos.
Não há qualquer fama negra apenas rossa. Goste-se ou não

roq
roq
3 anos atrás

Uma coisa é certa, desde que esse piloto de top entrou na equipa os resultados andam de marcha atrás de dia para dia.

Lagaffe
Lagaffe
3 anos atrás

O Montezemolo é o único tipo que nos últimos 40 anos conseguiu vencer na Ferrari, é um mérito único. As suas declarações demonstram porquê sabedoria, bom senso e humildade.

garantia4
garantia4
3 anos atrás

nada mau, um italiano a fazer uma auto-crítica, nao é normal ! Mas por muito q os tifosi lhe estejam gratos, reconhecam a sua paixao, e pq nao,competencia, começou com ele o caminho do desastre. Caro Luca, o híbrido nao é uma necessidade para as corridas mas apenas para o marketing. E enganaste-t nao só pq a Ferrari/FCA estavam atrasados, mas pq nao compreendeste q as PU com os seus custos despropositados seria o fim da F1. De certeza ao menos para as equipas pequenas e médias q nada venceram desde 2014. mas ainda pior q isso foi teres permitido… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by jo baue
an19071747
an19071747
3 anos atrás

Usem o google e vejam o quanto a Ferrari valia e vale agora.
Como ja disse a F1 precisa da Ferrari ja a Ferrari nao sei se precisa da F1.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  an19071747
3 anos atrás

Isso é mesmo para tentar vender fumo. A Ferrari precisa da F1. Basta ver a quantidade de dinheiro que saíria dos patrocinadores que estão na equipa por ela estar na F1. O valor das acções também caíria. E isto são só dois factores. Mas seria um rombo bastante grande. O pessoal pensa que a Ferrari é empresa que só depende de si própria e por isso pode fazer o que quiser. Errado. Depende das vendas dos carros, dos patrocínios, do valor das acções, da imagem que proteja para o mundo (especialmente através da F1), do grupo FIAT e tantas outras… Ler mais »

*RPMS*™
3 anos atrás

Montezemolo deixa as “dicas” todas a quem gere actualmente a Ferrari.
A Ferrari tem um piloto de topo e ele identificou-o.
O Binotto tem que estar rodeado de um departamento técnico de luxo, tal como Todt esteve, pois são eles que fazem evoluir os carros.
Depois, dar tempo e estabilidade a essa equipa para lutar por campeonatos. E lutar por campeonatos não é eternizarem-se num “sólido” segundo lugar em que por vezes o campeonato já está perdido a meio da época…

Cumprimentos

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

É raro ver alguém da Ferrari a dizer a verdade. Há que dar valor quando acontece.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado