F1: Lewis Hamilton com pole dominadora no GP de Itália

Por a 3 Setembro 2016 14:13

Lewis Hamilton conquistou a terceira pole position consecutiva em Monza, batendo um recorde de Senna e Fangio. O piloto da Mercedes fez o tempo mais rápido na terceira fase de qualificação no Grande Prémio de Itália, depois de ser consistentemente o mais rápido em todas as fases, e conseguiu melhorar a sua marca para 21,1 no último segundo, ao mesmo tempo que o seu colega Nico Rosberg melhorava para 21,6.

Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, com o motor novo nos Ferrari, vão partir da segunda fila. Vettel bateu o seu colega no final da sessão, o único carro além dos Mercedes a entrar no segundo 21. A Williams ameçaou a Red Bull nos treinos livres, mas apenas Valtteri Bottas bateu Daniel Ricciardo e Max Verstappen, já que Felipe Massa ficou pelo caminho na Q2.

Esteban Gutiérrez conseguiu colocar a Haas na Q3 pela primeira vez na história da equipa americana. O seu colega Romain Grosjean, que foi 12º, vai sofrer uma penalização de cinco lugares, por trocar a caixa de velocidades. Pascal Wehrlein passou para a Q2, batendo os dois McLaren. Daniil Kvyat ficou preso na Q1.

Q3

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1:21.135

2º Nico Rosberg (Mercedes) 1:21.613

3º Sebastian Vettel (Ferrari) 1:21.972

4º Kimi Räikkönen (Ferrari) 1:22.065

5º Valtteri Bottas (Williams) 1:22.388

6º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1:22.389

7º Max Verstappen (Red Bull) 1:22.411

8º Sergio Pérez (Force India) 1:22.814

9º Nico Hülkenberg (Force India) 1:22.836

10º Esteban Gutiérrez (Haas) 1:23.184

Q2

11º Felipe Massa (Williams) 1:22.967

12º Romain Grosjean (Haas) 1:23.092

13º Fernando Alonso (McLaren) 1:23.273

14º Pascal Wehrlein (Manor) 1:23.315

15º Jenson Button (McLaren) 1:23.399

16º Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso) 1:23.496

Q1

17º Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1:23.825

18º Felipe Nasr (Sauber) 1:23.956

19º Marcus Ericsson (Sauber) 1:24.087

20º Jolyon Palmer (Renault) 1:24.230

21º Kevin Magnussen (Renault) 1:24.436

22º Esteban Ocon (Manor) s/tempo

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

Uma eternidade separou a Mercedes da Ferrari. Amanhã a única esperança dos da casa será fazerem uns daqueles arranques no limite dos limites, como já fizeram algumas vezes este ano. Porque senão será um assunto interno dos prateados. A propósito, quando de fala tanto na mão dura da FIA para quem não respeitar os limites da pista, parece que mais uma vez ( e isto não é vontade de bater no ceguinho), a coisa não se aplica a todos como é costume – o Vettell saiu todo de fora na parabólica na sua última volta e…nada ! Olha se fosse… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  can-am
7 anos atrás

Não sei se o Charlie deu instruções específicas para esta pista, ou se aqui não se aplica, mas tem toda a razão no que diz.

gillesi
gillesi
Reply to  Pity
7 anos atrás

Aí o antigo Speedway, fan confesso do Hamilton, (não foi o único) descobriu a cana do foguete e só viu o Vettel a passar com as 4 rodas fora da linha branca, aparentemente até desconhecem que a regra é proiido ultrapassar os limites da pista para ganhar tempo, o que não é o caso e a telemetria prova-o, embora acredite que ainda haja para aí um ou outro caso perdido onde ele não existe, basta dar uma volta à Net. Cumprimentos.

rc
rc
7 anos atrás

O Hamilton é sempre muito forte em Monza. Aliás, ele e o Vettel têm ganho todos os G.P.s aqui nos últimos tempos. Espera-se portanto uma dobradinha da Mercedes amanhã com a classificação da qualificação.

Pity
Pity
7 anos atrás
noteam
noteam
7 anos atrás

Acabou por ser uma qualificação algo previsível, um passeio dos Mercedes como se previa e a cada vez maior superioridade do Hamilton face ao Rosberg, em todo o lado, em qualquer circunstância. Os Ferrari aparecem logo atrás dos Mercedes como se previa, em relação á diferença para os Mercedes também não é nada de novo. Melhor momento do Bottas esta temporada com uma volta que lhe permite colocar-se na frente de ambos os RB, esperava um pouco mais dos FI, afinal não estão assim tão próximos da frente, no entanto conseguiram colocar os seus 2 pilotos na Q3 e isso… Ler mais »

rc
rc
Reply to  noteam
7 anos atrás

Onde foi buscar isso do “superior em todo o lado”?

noteam
noteam
Reply to  rc
7 anos atrás

Em 13 GP, o Rosberg bateu o Hamilton em qualificação por 3 ou 4 vezes em circunstâncias de igualdade, não se pode dizer que tem havido muito equilíbrio, para além disso o Rosberg hoje ficou a meio segundo da pole, seria sempre um mau resultado tendo em conta que o carro é o mesmo, mas especialmente em Monza, um circuito com 11 curvas. Por essa razão, digo que o Hamilton tem sido bastante superior ao Rosberg, tanto em qualificação como em corrida e a razão para ainda haver luta pelo título por esta altura, tem a ver com o facto… Ler mais »

rc
rc
Reply to  noteam
7 anos atrás

Bem, se chama problema mecânico o estouro do Hamilto contra um muro no Azerbeijão… e se acha mesmo que o Nico teve isento de problemas este ano, então não acrescento mais nada.

noteam
noteam
Reply to  rc
7 anos atrás

Se você acha que o Nico tem estado perto, ou até ao mesmo nível do Hamilton em 2016, é melhor não acrescentar mais nada mesmo!

MiguelCosta
MiguelCosta
7 anos atrás

Parece-me que a unica maneira de haver um vencedor não Mercedes, é o Hamilton e o Rosberg se pegarem na 1ª chicane.

*RPMS*™
7 anos atrás

De registar a qualificação de Ricciardo a bater o seu companheiro de equipa e a ultima volta de Vettel em que este saiu por completo dos limites da pista sem haver lugar a qualquer tipo de penalização. Cumprimentos

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

São doutro planeta os Merc. O Lewis até foi ao ponto de fazer a Q2 com os “Soft”, assim reservando-os para a partida, mesmo assim batendo largamente os carros das outras equipas com os “SS” com um tempo que daria a PP. Se passarem na 1ª chicane e se o Charlie não inventar, poderá ser um passeio para eles, numa pista em que a ultima vez que o vencedor não saiu da PP foi em 2009 (Barrichello). Ao menos, o Seb e o Kimi , ou os da fila atrás que tentem passá-los no início, pois dispõem dos “SS”. Surpreendeu… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

A Mercedes não vai substituir esse Soft da frente do lado direito, que ficou danificado na 1ª Variante na sua volta mais rápida nessa Q2 .

No site da Auto Motor und Sport está escrito que os testes da F.1
/2017 deverão ter lugar em 2 períodos: de 27-2 a 2-4 e de 7-3 a 10-3.
O curioso é que põem a hipótese de, caso não haja disponibilidade do Circuito da Catalunha, passariam para ou Jerez, ou Valencia, ou Estoril

gillesi
gillesi
7 anos atrás

Rosberg a provar que vem nitidamente mais forte depois as férias, a Ferrari a provar que onde o motor ditar leis, há que contar com eles, sensacional Gutierrez, sétimo no Q2 e um Haas a chegar ao Q3 no ano de estreia. Quanto ao resto, tudo mais ou menos previsível. Já agora, um ligeiro esclarecimento, a regra diz ganhar tempo ultrapassando os limites da pista e não o inverso. Acontece que sair ali não dá para manter a velocidade e acelerar na altura do costume, é necessário equilibrar o carro, pelo que o acelerador só pode ser aberto mais tarde… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Viu-se bem como o Rosberg veio mais forte, deu meio segundo ao colega. Ops…não deu, levou 🙂

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Isso era com ironia… certo?

*RPMS*™
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Só para que conste, esses votos negativos não são meus. Quanto ao resto e a tentativa de justificar o atropelo das regras que o Vettel fez, digamos que, o Prof Pardal não diria melhor… Cumpr(i)mentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado