Lewis Hamilton concorda com um potencial regresso aos motores V10 na F1, mas insiste que deve ser feito com combustíveis sustentáveis.
A F1 está a considerar prolongar os regulamentos atuais até 2028 antes de reintroduzir os V10, eliminando as dispendiosas unidades de potência híbridas de 2026. Equipas como a Audi, a Honda e a GM já se comprometeram com as regras de 2026 e figuras como Christian Horner e Zak Brown advertiram contra a mudança de rumo nesta fase.
Verstappen apoiou o regresso do V10, dizendo que pode prolongar a sua carreira caso esse cenário se verifique. Já Hamilton recorda o som emocionante dos motores mais antigos e questiona se os dispendiosos V6 híbridos são verdadeiramente mais sustentáveis. Ele acredita que concentrar-se em combustíveis sustentáveis é o melhor caminho a seguir.
“Não é segredo que o V6 nunca soou bem”, disse Hamilton citado pelo RacingNews365. “Lembro-me da primeira vez que assisti a uma corrida de Fórmula 1, em 1996, em Spa, e lembro-me de Michael [Schumacher] a passar pela Curva 1, e eu tinha 12 ou 13 anos, e a minha caixa torácica vibrava e fiquei viciado. Foi a coisa mais incrível que já senti ou ouvi e, com o passar dos anos, perdemos isso.
“Por isso, se conseguirmos voltar a esses motores de som fantástico e continuarmos a cumprir todos os objetivos sustentáveis, então sim, porque não? Mas é uma mudança interessante quando se passou dos V10 para os V6 e se disse que era para reduzir os custos, e custou tanto dinheiro fazer funcionar estes V6. E será que são, de facto, mais sustentáveis com todas as baterias que tivemos de utilizar ao longo dos anos. Talvez devêssemos concentrar-nos em combustíveis sustentáveis, que seriam melhores para o futuro”.












