F1, Laurent Rossi volta à carga e coloca lugar de Otmar Szafnauer em causa

Por a 10 Maio 2023 10:55

O CEO da Alpine Laurent Rossi aproveitou o fim de semana para criticar e deixar avisos à sua equipa. Depois das declarações ao Canal+, Rossi voltou ao tema em conversa com a F1.com, onde além de repetir a sua censura ao comportamento da estrutura, colocou o peso do falhanço na Alpine nos ombros do seu chefe de equipa, Otmar Szafnauer.

Laurent Rossi mostrou-se frustrado pela repetição de erros nas provas deste ano depois da conquista do quarto posto do mundial de Fórmula 1 na temporada passada. Para o francês, a sua equipa começou “a época atrás dos objetivos” delineados e para isso algumas coisas terão de mudar. “Uma das coisas que tem de mudar, uma vez que a equipa é praticamente a mesma do ano passado, é a mentalidade. É algo que tem de mudar para as pessoas que estão agora na equipa e para as novas pessoas que vamos acrescentar”, disse o responsável.

Segundo Rossi, a responsabilidade é de Otmar Szafnauer, que “foi contratado para dirigir a equipa, ao longo da época e nas próximas épocas, em direção aos objetivos que temos, que é progredir constantemente, como fizemos nos dois primeiros anos – quinto e quarto – e chegar aos pódios e, portanto, esta é a sua missão de dar a volta a esta equipa e levá-la ao desempenho que queremos. […] São mais ou menos as mesmas pessoas, por isso não aceito que não sejamos capazes de o fazer [manter o desempenho]. Sim, é o Otmar e o resto da sua equipa, porque o Otmar sozinho não faz tudo, mas a responsabilidade é do Otmar. A responsabilidade é do Otmar, sim”.

Ainda sobre Szafnauer, e sobre o espaço de manobra que ainda tem o chefe de equipa, Laurent Rossi explicou que “a confiança é algo que aumenta com os bons resultados e se desgasta com os maus resultados. Toda a gente começa com um capital de confiança e depois vai-se gerindo. Há um número limitado de contratempos que se pode suportar num desporto, num mundo de competição, porque basicamente isso nota-se. Toda a gente consegue perceber se estamos ou não a ir na direção certa. Isso afeta diretamente o nosso capital de confiança. Eu diria que Otmar é muito capaz, mas tem uma grande tarefa pela frente”.

O grande problema de Rossi nesta altura da temporada, além de dizer que os erros se repetem e que a equipa parece incapaz de aprender com eles, é o facto de ver o salto qualitativo da Aston Martin. “Tanto quanto sei, a Aston tem menos engenheiros do que nós. Ainda não têm o seu próprio túnel de vento, não têm a sua fábrica a funcionar neste momento. Aceleraram o desenvolvimento com as pessoas certas a juntarem-se a eles. Isto mostra que a criatividade e a eficiência são fundamentais. É a regra do jogo, nós sabemo-lo. Por isso, lamento, mas não acredito na desculpa dos recursos”.

Mesmo com um início de época aos tropeções, Laurent Rossi mantém o objetivo de terminar a temporada no quarto lugar da classificação, onde para já está a Ferrari. “Não entro numa competição e faço ‘reset’ ao meu objetivo porque é mais fácil. A equipa conseguiu ficar em quarto lugar [em 2022]. Têm os meios para ficar em quarto lugar, mais do que outros. Quero que alcancem o quarto lugar. Se não o fizerem, será um fracasso”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
1 ano atrás

Este Rossi não passa de um imbecil (a maneira como tratou Prost diz tudo sobre ele), a culpa é sempre dos outros, já ele nunca tem culpa de nada, além do mais este tipo de mensagens devem ser internas e não públicas, mas Rossi gosta de enxovalhar as pessoas com quem trabalha… A esta hora deve estar um certo piloto espanhol a rir-se a bandeiras despregadas…lol

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Pity
Pity
1 ano atrás

A Alpine nada mais é do que a Renault, e esta é uma equipa de meio da tabela, por muito que custe aos seus dirigentes.. Exceptuando os anos de 2005 e 2006, em que conseguiu ser campeã, nunca foi capaz de construir um carro ganhador. O Otmar Szafnauer dirige a equipa, mas se os engenheiros, projetistas e demais operacionais não fazem um carro capaz, o que é que ele pode fazer? Demiti-los a todos? Parece que o Rossi tem uma mentalidade futeboleira (se a equipa não ganha, muda-se o treinador), só que nem sempre a culpa é do treinador. O… Ler mais »

kanSan27
kanSan27
Reply to  Pity
1 ano atrás

…a ter que demitir alguém, esse alguém será o próprio Rossi…atendendo a este tipo de declarações públicas…o edifio no interior está queimado !!!

canam
canam
1 ano atrás

A Renault com este ou outro nome, anda há imensos anos na F1. O objetivo inicial eram serem campeões mundiais …há 4/5 anos ou coisa que o valha ! Já ninguém se lembra. É realmente decadente…face ao passado da marca, quer como construtor total, quer como fornecedor de motores. Agora, o orçamento da marca para a F1 não se compara com o do passado, nem se pode comparar dados os tetos orçamentais e Ca.
Quanto a pilotos, também não se podem comparar com outros grandes que passaram pela equipa no passado. A coisa é bem complicada.

leandro.marques
1 ano atrás

Este homem já nos habituou a cenas cretinas. Neste caso em específico parece-me que ele próprio está a ser pressionado e então tenta culpar o mexilhão. Até poderá vir a ter sucesso nisso mas a verdade é como azeite. Até poderá demorar mais algum tempo mas vem sempre à tona.

*RPMS*™
1 ano atrás

CEO Rossi, o tal que nunca desmentiu as declarações do Alonso. (Acerca da saída do espanhol da Alpine)
A Alpine/Renault deixou sair o seu melhor piloto e agora vê que o 4º lugar nos construtores é uma miragem. Curiosamente, a Aston Martin agora está onde está…
É assim a vida!

Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado