F1: Kimi Raikkonen e Max Verstappen trocam acusações

Por a 28 Agosto 2016 16:16

Têm sido vários, por via das circunstâncias de estarem sempre muito perto em pista nos momentos mais ‘quentes’ das corridas, e hoje em Spa não foi exceção. Novos encontros imediatos do 3º grau entre Kimi Raikkonen e Max Verstappen, que continua com a sua imagem de marca, uma pilotagem muito agressiva. Max Verstappen foi criticado por Raikkonen no final da corrida por ter alegadamente defendido de forma incorreta a sua posição durante o GP da Hungria e agora novamente na Bélgica. Depois do toque em La Source, a gota de água foi quando Raikkonen se preparava para o passar em Kemmel e o holandês se colocou à sua frente no último momento, quando ambos rodavam a grande velocidade. Raikkonen teve que travar, e o acidente poderia ter sido feio. Lembram-se de Mark Webber em Valência?

“Estou sempre pronto para boas lutas e disputas leais, mas quando tenho que travar em Kemmel para não lhe bater, porque ele muda de direção depois de eu já lá estar, não é correto. Tivemos sorte de não ter um grande acidente. Ter que travar aquela velocidade não aconteceria com qualquer outro piloto. Se não tenho travado tinha-lhe batido com o acelerador a fundo. Não é correto, mas parece não importar…” disse Kimi Raikkonen. Na verdade, Verstappen só mudou de direção uma vez, e isso pode tê-lo salvo de uma penalização, mas é verdade que um movimento daqueles esteve muito perto de acabar muito mal.

Max Verstappen comentou a situação, falando primeiro do que se passou na primeira curva, onde foi apertado pelos dois Ferrari depois de ter partido mal e metido por dentro numa nesga de pista em La Source. Vettel tentava passar por fora, apertou Raikkonen e os três sofreram com o incidente. Mais tarde, Verstappen tapou Raikkonen em Kemmel, antes da travagem, e depois justificou-o: “É ridículo, mas fica sempre bem na TV alguém a queixar-se. Especialmente depois de me apertarem na curva 1, não iria ceder a minha posição com tanta facilidade. Estava só a defender a minha posição e se alguém não gostou problema é seu…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

24 comentários

  1. Zeropt

    28 Agosto, 2016 at 16:30

    “É ridículo, mas fica sempre bem na TV alguém a queixar-se. Especialmente depois de me apertarem na curva 1, não iria ceder a minha posição com tanta facilidade. Estava só a defender a minha posição e se alguém não gostou problema é seu…”

    Temos campeão, campeão do basofe!! =D

  2. Pity

    28 Agosto, 2016 at 16:34

    Quando se parte mal, tem de se ter em atenção aos adversários, não se pode entrar à “papo-seco”, da mesma forma que não vale tudo para defender a posição. É por atitudes destas que eu acho que os pilotos devem fazer “o curso” normal, antes de chegarem á F1. Ainda ontem vi cenas parecidas (bem piores, aliás), na GP3, os pilotos pareciam acéfalos.

    • LeonardoM

      29 Agosto, 2016 at 0:03

      Estou a ver agora a corrida de GP3 na sky sports e tem toda a razão. Estes pilotos da GP3 são mesmo acéfalos. Até agora desde que comecei a ver houve 3 SC e entre eles meia volta de corrida…
      Quanto à parte do “curso” tem toda a razão. Os pilotos chegam à F1 com pouco para dar às equipas e muitos nem devem saber como afinar o carro no entanto no caso do Verstappen penso que teve uma corrida péssima devido à vontade que tinha de se querer mostrar aos fãs. Mas acho bem que ele se mostre. Neste caso serviu para aprender e ainda mostra aos velhos que não está lá para ser presa.

  3. joseaugusto

    28 Agosto, 2016 at 17:23

    Na minha opinião só existe um culpado VETTEL

  4. GillesI

    28 Agosto, 2016 at 17:56

    Ponto prévio: volta 35, alguma da naturalidade foi reposta, facilmente. Há uns tempos li uma entrevista que me fez franzir o sobrolho, onde o jovem Verstappen afirmava que não mudaria a sua abordagem das corridas apesar do coro de críticas. Isto forçosamente conduz a um caminho, os seus adversários também não vão tirar o carro e vamos esperar que ninguém se aleije. O futuro é seu, já o demonstrou mas necessita de mudar a sua abordagem pelos adversários para se tornar um grande campeão, vidé Hamilton. A culpa não é toda sua, a nova garrafa de coca cola no deserto tem sido o Citrato de sildenafila que a FOM necessitava para aumentar as audiências tão diminuídas pelo domínio absoluto de apenas uma equipa. Daí dá-se uma margem de manobra extra: Rosberg corta-lhe a linha de corrida na Alemanha, penalizado, aestrela faz o mesmo ao Kimi, nada. Na Austria muda várias vezes de direção em frente do Kimi para defender a posição, nada. Hoje repetiu o feito, nada. Ou é por o Kimi ser um dos pilotos mais corretos em pista ou então o Max goza de um estatuto especial. E há a partida de hoje, segundo o site da F1.com, o site oficial da Fórmula 1 para que fique bem claro, a análise do acidente é: um caso de mete 3 onde cabe apenas um, Verstappen foi demasiado agressivo e tocou os 2 Ferraris. Reação de Verstappen: eles virarm para cima de mim. Reação da direção da corrida: nula.

    8

  5. Cágado1

    28 Agosto, 2016 at 20:00

    O puto prcisa de um par de estalos para entrar na linha e estou convencido que daqui a nada não é apenas um par de estalos, vai ter um grupinho de pilotos a fazer-lhe uma espera.

  6. Speedway

    28 Agosto, 2016 at 20:51

    O homem a quem deram um titulo mundial devia era estar calado e ir plantar qualquer coisa, dedicar-se a outra actividade . Quando não saímos de cena na altura certa, só fazemos figuras ridículas. e levamos lições de um garoto que tinha idade para ser filho dele, apesar de alguns que aqui comentam terem tendência a verem apenas numa determinada direcção avermelhada (sem qualquer conotação futebolistica).

    • [email protected]

      29 Agosto, 2016 at 11:03

      Se calhar o homem a quem deram um título mundial devia ter entalado forte e feio o Max na primeira curva e acabava-se a conversa logo ali, em vez de ser politicamente correcto e ainda deixar algum espaço ao ponto de bater no colega de equipa.

      • Frenando_Afondo™

        29 Agosto, 2016 at 17:57

        Nas próximas corridas, quando a situação for ao contrário, quero ver que diz ali o Can-o.

  7. Miguel Costa

    28 Agosto, 2016 at 20:58

    Sendo completamente a favor de defender a posição sem contar as vezes que mudam de direção, logo contra estas regras presentes na F1 de hoje, certo é que o Max só muda de direção uma vez, para mim fez uma manobra do caraças, arriscada certo, mas dentro das regras, teve muita sorte na minha opinião porque poderiam ter ficado ali os dois, mas lá está estas regras a juntar a DRS e afins, retiram espetacularidade às corridas, talvez acrescentem ultrapassagens, talvez, mas são uma treta. Uma luta como a do Villenneuve e Arnoux daria direito a ficarem sem carta, super licença e outras tretas que tais, os pilotos e como castigo os filhos e os netos dos dois.

  8. Seven_keys

    28 Agosto, 2016 at 21:20

    Para esta manobra do Max aplico o que disse sobre o que aconteceu com o Nico e o Hamilton na Áustria, dentro de pista, e na disputa de posições só há duas coisa que não se pode mesmo fazer aos adversário, andar aos ss à sua frente e nem os pôr fora de pista porque não se trava a tempo, que até e ele próprio também tem que sair de pista, os outros pilotos não podem servir de corrector de uma manobra exagerada ou até mesmo “irresponsável”. Foi o que aconteceu hoje entre o Kimi e o Max. o Max entra por dentro da curva de tal forma rápido que só mesmo a correcta percepção que o Kimi teve do que iria acontecer evitou a colisão entre os dois. Não se trata de o Kimi ser ter assustado, o que seguramente aconteceu, é que o Max não conseguir fazer a ultrapassagem sem ele próprio sair da pista, ou seja contou com a “boa vontade” de alguém para conseguir a ultrapassagem. Não devia ser proibido ultrapassar ou conseguir ultrapassar um piloto porque foi por fora da pista? não foi isso que aconteceu realmente? o Max põe, em primeiro lugar, o adversário fora de pista e depois ele próprio vai por fora da pista para e no final ganha a posição? … mas pronto é a tal ideia de que se trata então do novo “menino bonito” da F1 que falava à pouco, tudo lhe é admitido!

    • Seven

      29 Agosto, 2016 at 11:02

      Começo off-topic, mas só para esclarecer o fórum, que o caro comentador e eu, não somos a mesma pessoa. Sem querer de maneira nenhuma reclamar a exclusividade do nick, e admitindo que ultimamente não tenho sido muito assíduo nos comentários – embora os faça em diferentes modalidades dentro deste site – acho que o registo de login não deveria permitir nicks tão semelhantes…
      Agora em relação ao que interessa, estou de acordo consigo, que ao negócio do circo F1 interessa proteger o seu mais recente valioso asset: Max VER. Por isso, parece passar a ideia que tudo lhe é permitido, por ser um (muito)jovem fogoso e a transbordar talento. Embora tudo isso na minha opinião, não lhe confira ainda qualquer estatuto especial.
      Não tenho muitas dúvidas que lá chegará, mas o percurso será tão mais rápido quanto mais humildade lhe ensinarem(ou impuserem).
      É verdade o que referem vários comentadores «séniores», que VER não terá ultrapassado com as 4 rodas os limites da pista, e por isso(dizem eles), será uma manobra legítima.
      Também não menos verdade, referida por outros não menos sábios comentadores, é que o VET poderia e deveria ter dado mais espaço do lado de dentro, e que ao não o ter feito provocou o contacto com o RAI que já não tinha por onde se meter.
      Eu não estando afectado por nenhuma cor envolvida – já por várias vezes me declarei adepto de sempre, da equipa que continua a evoluir a passo de caracol – estou de acordo com a repartição da responsabilidade entre O VER e VET, embora com percentagens um pouco diferentes da Pity: 75% e 25% respectivamente.
      Maior para o VER, porque tem que aprender a aceitar que saiu mais lento e não tem, porque excessivamente imprudente como se confirmou, que recuperar os lugares que perdeu logo na curva seguinte – nem quero imaginar se tivesse sido o KVY!…
      Ao VET, embora ele se defenda que não poderia ver a manobra do VER, é bem verdade que ainda tinha algum espaço à esquerda para manter uma trajectória, que não o penalizasse. Em vez disso, optou por apertar o RAI, a quem já nem o Tallon valeria, para reduzir as dimensões ao Ferrari.

  9. O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

    28 Agosto, 2016 at 21:32

    Verstappen não tem que acusar Raikkonen de nada. Ele tem é que acusar o “outro” que vinha de fora e numa manobra trafulha tenta empurrar o próprio companheiro de equipa para fora da pista quando tinha imenso espaço a sua esquerda. Cumprimentos

  10. GillesI

    28 Agosto, 2016 at 21:45

    Se eu perguntar o que um acidente na F1 tem a ver com o futebol, 99,9% (para deixar e excepção que confirma a regra) diz “rigorosamente nada” ao que eu respondo “tudo, no que toca a defender o clube do coração e a condenar os adversários”. Não noto ponto de diferença. Há uns tempos, estava a ver um programa da RTP PORTO chamado A Liga dos Últimos e que, no episodio em concreto, mostrava o resumo em que o Canelas recebia um clube cujo nome não retenho. As paginas tantas, o árbitro marcou um penalty daqueles sem discussão contra o clube da casa, com a reação de um canelense a ser “c%#!&%s, filhos da p#%a, não perdoam nadinha. O que eu me ri a imaginar se o árbitro perdoasse um penalty ao adversário. Do mesmo modo, tirando os fanáticos, dá para rir a ginástica que alguns fazem para explicar que o jovem “tem um rei na barriga” e pensa que pode meter o carro em todo o lado, que os outros ou travam ou se desviam. Lewis Hamilton aprendeu a manter a cabeça fria e a não estragar corridas e é por isso que muito em breve deve ser tetra campeão, com todo o mérito, porque a equipa técnica fez um carro soberbo, mas não o conduz. Verstappen terá que percorrer o mesmo caminho e tem muito tempo para isso, mas se não o fizer, corre o risco de nunca ser campeão, porque este efeito “bébé do ano” só dura até aparecer outro.

    • O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

      29 Agosto, 2016 at 18:20

      Excelente exercício de auto-critica! Sendo o forista do i, o faccioso-mor aqui do forum, certamente se terá identificado com o tal adepto do Canelas (sem ofensa para o adepto por tal comparação). Os adeptos de corridas, por vezes, comportam-se como os adeptos de futebol. Faz lembrar aqueles adeptos, que quando os clubes andam “por baixo”, desaparecem e andam calados, caladinhos… Alguns facciosos/fanáticos adeptos de corridas também se comportam assim, quando os seus pilotos preferidos/heroizinhos são batidos e humilhados pelos companheiros de equipa, também desaparecem…sem deixar rasto… Bem dizia frei Tomás… Cumpr(i)mentos

      • GillesI

        31 Agosto, 2016 at 18:12

        Alguem que te conheça minimamente e leia um post destes, tem assunto para rir cada vez que se lembrar. Escrever um post destes só mesmo para alguém cuja maior qualidade seja não valer uma m e r d a . Não vou entrar por onde tu queres, porque para mim existe vida além do Autosport. Eu não tenho culpa da tua má formação moral, mas eu não tenho por hábito mentir e, ao contrário de ti, não me limito a comentários laudatórios quando se trata do afonso ou hipócritas ou difamatórios quando se trata da concorrência, especialmente o Vettel. Portanto, julgares-me como se eu fosse como tu é uma asneira. Eu, quando se justifica, meto o dedo na ferida e publico comentários (alguns com feedback positivo, o que não é mau para quem não vê nada de F1) no pitpass, no j.Allen e no J. Saward. Tal como no Autosport, também já tive comentários vetados. O último foi no Saward, suspeito que foi por escrever ser difícil o Dalai Lama comprar a parte da CVC na F1. No Autosport, o ultimo foi o post onde eu te explicava com quem passava o tempo atrás da moita, e era perfeitamente ambíguo. Até podem ser -1 ou -2 continua a ser um homem e, já agora quantas tem o rei do feedback, o bufo? E a volta 35? E ainda te lembras do que tens de melhor?

        • O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

          31 Agosto, 2016 at 20:21

          Esta (i)rritado… a verdade é assim, costuma irritar mesmo. És um tipo falso, a história de 2014, os comentários vetados…são coisas de miúdo ou de “homenzinho”. Sabes o que significa “homenzinho”? Podes ter a certeza duma coisa, adora malhar em gente hipócrita, mentirosa e facciosa como tu, como já deves ter percebido, e enquanto cá andar, vais ser o meu “entretem”… Cumpr(i)mentos

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1