F1, Jenson Button sobre a saída da Brawn: ”ele apenas gritou comigo”

Por a 16 Agosto 2021 16:15

Jenson Button, que agora tem um novo projeto, a preparadora Radford, para além da sua equipa no Extreme E, contou ao podcast britânico “The High Performance Podcast”, como foi a reação dos líderes da Brawn GP quando anunciou a saída para a McLaren, depois de vencer o campeonato de 2009. 

Nick Fry, na altura CEO e sócio minoritário da estrutura, teve uma reação que surpreendeu Button, já Ross Brawn foi mais simpático, mas avisou o piloto que era má ideia ser colega de equipa de Lewis Hamilton na McLaren.

“Lembro-me de ir ao seu gabinete e dizer-lhe que estava de saída e ele apenas gritou comigo. Basicamente, comecei a rir-me porque era uma situação realmente desconfortável. Senti dó, pelo quão agressivo estava a ser. Ele apenas olhou para mim e disse: ‘Porque te estás a rir de mim?’ Era a situação e era exatamente o que eu não esperava. Eu disse ao Ross e ele foi muito amigável e disse: ‘Acho que estás a cometer um grande erro ao lado do Lewis’. Eu fiquei tipo ‘isso é fantástico’, muita energia positiva que estou a receber na altura de sair, mas acontece. Não tinha contrato para o ano seguinte, não parecia ser o lugar para mim e na McLaren parecia ser”.

O antigo piloto da BAR, Brawn e McLaren, entre outras, afirmou ainda que quis saber qual seria a sua situação dentro da nova equipa, antes de começar a trabalhar. Lewis Hamilton tinha sido campeão no ano anterior a Button, 2008, e o britânico tinha receio que a equipa estivesse apenas focada no seu companheiro de equipa. 

A primeira coisa que perguntei foi: ‘isto vai ser a equipa do Lewis? Vou ter o mesmo tratamento que ele? Porque senão for assim, não quero estar aqui.’ E eles disseram-me que iria ser 100% igual entre os dois pilotos. Pensei, ‘agora posso começar’. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mindgamesracing
mindgamesracing
2 anos atrás

Histórias de quando a McLaren era uma equipa de topo

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  mindgamesracing
2 anos atrás

Já não era. A queda começou justo em 2009 em rescaldo do spygate.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Ó Button, não estarás a mentir? Eu ouvi dizer que o Hamilton só ganha aos companheiros de equipa quando é ajudado, que não tem mérito nenhum no que faz. pelo menos é o que vejo aqui a jurarem a pés juntos que é verdade verdadinha. hahahaha

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
garantia4
garantia4
2 anos atrás

Memórias de 2009 e da equipa Brawn “Double Decker“, uma grande nódoa na história da Fórmula 1 . Nick Fry ? Aqui vai uma, que não se lê na imprensa que funciona como site oficial da McLaren: Nesse ano houve uma grande mudança regulamentar ( curioso como a Ferrari se lixa sempre) e a McLaren do Ron e do HAM – após terem usufruído dos furtos à Ferrari em 2007 e 2008 – não andava. 8 (oito) GP, apenas 13 pontos. Foi aí que o Ron decide contactar o CEO da Brawn, esse mesmo Nick Fry, dizendo-lhe “Os meus engenheiros… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
2 anos atrás

É um bocado triste que um Ferrarista como tu diga que os engenheiros da Ferrari são sempre incompetentes na gestão das novas regras. Felizmente a tua visão distorcida não corresponde a à realidade.
Já sobre a performance da Mclaren (e da Ferrari) em 2009 devem-se a duas falhas caríssimas. Por um lado não usaram o double deck (patrocínio de Mosley contra a FOTA) e poor outro os KERS ainda eram bons para compensar o peso.
Já agora a subida de performance da Ferrari na segunda metade foi graças a uma chamada do Brawn?

garantia4
garantia4
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Ficam registadas as tuas ironias – especialmente o 1º e o último parágrafo- fazem tanto lembrar o utente que gosta de fazer de guru do clube de fãs do HAM !
Felizmente a tua triste opinião é desmentida, por exemplo, pelo Adrian Newey, o qual sem rodeios e a propósito da fantochada da FIA ter declarado que o monolugar Brawn ( concebido pelo mesmo que escreveu os regulamentos, o inevitável Ross Brawn) era “legal”, disse publicamente que a questão já nem era técnica mas sim um claro ataque do Max Mosley à Ferrari ( e à McLatas).

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Vejo que os teus problemas estomacais afetam a tua capacidade cerebral. Ando à demasiado tempo por aqui para que venham agora associar-me a outro utilizador qualquer. Não é nada desmentido. Pelo contrário. Tu próprio confirmas mas não tens o discernimento para entender que eu mencionei essa ilegalidade em “(patrocínio de Mosley contra a FOTA”. Talvez tenha sido alguma igenuidade minha pensar que associarias de imediato a FOTA com a Ferrari e Mclaren. Independentemente da ilegalidade, é evidente que provocava uma diferença de performance contra Ferrari e Mclaren na primeira etapa da temporada. Aliás, o próprio Newey adaptou esse conceito na… Ler mais »

asfalto
asfalto
2 anos atrás

Em 2010 Button ficou em quinto logo atrás do hamilton, compreendesse, ano de entrada na equipa. Em 2011 foi segundo no campeonato e o hamilton ficou em quinto, bastante longe também, em pontuação.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado