F1: James Vowles assume o risco da Williams perder 7º posto com um objetivo mais ousado

Por a 12 Novembro 2023 17:02

Apesar de poder colocar o sétimo lugar da classificação do mundial de construtores em risco, James Vowles está “muito satisfeito com a decisão” da Williams ter parado o desenvolvimento do FW45 e concentrar-se exclusivamente no monolugar da próxima temporada, tendo como objetivo que a sua equipas seja mais competitiva a médio prazo. 

Nas últimas seis corridas – entre o GP de Singapura e São Paulo – a AlphaTauri somou 18 pontos, comprovando a evolução da equipa italiana depois das atualizações introduzidas no AT04, mais 11 pontos do que a Williams, que cedo na temporada passou para o sétimo posto entre a classificação dedicada aos construtores. Durante parte da época, a equipa de Grove não foi ameaçada neste posto pelos seus mais diretos concorrentes. Depois da Alfa Romeo ter encurtado a desvantagem para a Williams, é a AlphaTauri que agora pressiona a estrutura liderada por James Vowles, que por seu turno, não está arrependido por ter direcionado os esforços na fábrica para o monolugar que vai competir no próximo ano. 

“Paramos de trabalhar no carro deste ano há muitos, muitos meses”, disse Vowles num vídeo da Williams. “Isso pode significar que estamos a colocar em risco o sétimo lugar no campeonato de construtores. Mesmo assim, estou muito feliz com a decisão que tomámos”.

Para o responsável máximo da equipa britânica, o objetivo não é “terminar em sétimo ou oitavo lugar em 2023, é como vamos levar esta equipa de volta para a frente”. Por isso, Vowles está a pensar em duas ou três jogadas à frente, como num jogo de xadrez. “Queremos dar um passo em frente em 2024. Queremos dar um passo em frente em 2025 e 2026, o que levará tempo a concretizar. É preciso passar por uma transformação e eu prefiro investir tudo nisso à custa de atualizações para este ano”, argumentou o chefe de equipa da Williams.

Embora Vowles reconheça a ameaça da AlphaTauri, acredita que mesmo que a equipa caia para oitavo no final da corrente temporada, essa é a abordagem correta, garantindo ao mesmo tempo, que lutarão em pista pela melhor posição possível, depois de um ano de muito crescimento e consolidação da sua liderança.

Mais do que em pista, apesar de ser muito importante, a Williams teve de fazer um esforço tremendo para reerguer a sua credibilidade, depois de alguns tiros nos pés dados em anos anteriores. Sem experiência a liderar toda uma estrutura, James Vowles tem conseguido dar passos importantes para alcançar os objetivos e tem um plano bem delineado. 

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leandro.marques
6 meses atrás

Os verdadeiros efeito deste ver-se-ão no próximo ano. Este carro vem da liderança do ano anterior.
Continuo a achar que ele tem feito um chorrilho de asneiras, espero que seja da inexperiência e que com o tempo melhore. A Williams bem precisa que ele se torne útil.

Cágado1
Reply to  leandro.marques
6 meses atrás

Que chorrilho de asneiras? (É uma pergunta sincera, não uma provocação, gostava de entender que asneiras é que achas que ele fez.)

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