F1: James Allison tem uma solução para baixar o peso dos monolugares

Por a 17 Junho 2023 17:10

Como reduzir o peso dos monolugares de F1? Essa é uma questão que continua a ser colocada, com os pilotos a queixarem-se do peso dos atuais carros, que não ajudam ao espetáculo. Mas James Allison tem uma solução.

Com os sistemas de proteção mais eficientes, mas mais pesados e com as unidades motrizes também mais pesadas, com as baterias a complicarem mais esta equação, o peso dos monolugares tem subido de forma constante ao longo dos anos, até chegarmos aos carros atuais que pesam perto de 800kg, uma enormidade para este tipo de veículo. Mas James Allison, diretor técnico da Mercedes, tem uma solução.

Para o engenheiro britânico, basta impor um peso mínimo e deixar que as equipas resolvam o problema. A F1 é conhecida por resolver problemas complexos e este, aos olhos de Allison, seria apenas mais um.

“Penso que a forma de os tornar mais leves é baixar o limite de peso e torná-lo um problema nosso”, afirmou Allison. “Se os carros estão acima do limite, isso obriga-nos a todos a tomar decisões bastante difíceis sobre o que colocamos e o que não colocamos nos nossos carros. Nem toda a gente concorda com esse ponto de vista. Mas acho que essa é a maneira mais garantida de pressionar para baixo o peso do carro.”

Por um lado, é uma solução interessante, com a possibilidade de vermos soluções originais. No entanto, esse seria um objetivo caro para as equipas. Normalmente, as equipas usam materiais mais exóticos para baixar o peso, mas esses materiais são caros e a F1 quer controlar custos. Mas todos concordam que é preciso fazer algo para reduzir o peso dos monolugares, que correm o risco de se tornarem ainda mais pesados e, por isso, menos ágeis.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scb
Scb
10 meses atrás

Pensei que ia dizer alguma coisa

leandro.marques
Reply to  Scb
10 meses atrás

Mesmo. Parecia que aqueles políticos que respondem a uma questão durante bastante minutos e no fim tu ficas a tentar pensar o que raio ele disse que, de facto, contribuiu para o esclarecimento de algo.

Donadel
Donadel
10 meses atrás

Acho muito boa a sugestão e faz sentido.

O que não faz sentido é o último parágrafo desta reportagem. Pois a partir do momento que existe um teto orçamental, usar ou não material exóticos e caros é uma opção das equipas e vai beneficiar no aspecto técnico e prejudicar no orçamento. Logo é mais um ponto a ponderar o uso ou não desses materiais.

Pity
Pity
10 meses atrás

Eu só tenho receio que, com essa ideia do Allison, haja equipas que optem por materiais menos resistentes, embora os crash testes sejam rigorosos nesse aspecto.

Lagaffe
Lagaffe
10 meses atrás

Tem é de ser mais curtos

dumberdog
dumberdog
10 meses atrás

Há duas áreas que eu penso serem consensuais no que toca à redução de peso dos F1 actuais: depósito de combustível(tem de ser maior porque não há reabastecimento logo torna os carros maiores e mais pesados), motores hibridos(muito complexos tecnologicamente, ocupando muito espaço e pesando muito também por via das baterias).

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado