F1: intervenção da FIA ‘trama’ Mercedes?

Por a 22 Junho 2022 10:21

Helmut Marko é de opinião que toda esta questão do ‘porpoising’ e da intervenção da FIA, virou-se contra a Mercedes, ou seja, o “tiro saiu-lhes pela culatra”.

Vários pilotos, com os da Mercedes à cabeça, pediram à FIA que interviesse na questão do excessivo ‘porpoising’, e a FIA emitiu uma diretiva técnica que impõe uma métrica oscilante vertical, que obriga as equipas a limitar o efeito sob pena de terem de aumentar a altura dos seus carros ao solo.

Todos sabemos que o W13 precisa de ter o fundo do carro o mais baixo possível de modo atingir o seu potencial máximo de desempenho, mas isso propicia o ‘bottoming’ o que o torna mais propenso a necessitar da intervenção da FIA se continuar a bater no chão.

Foi isto que colocou Lewis Hamilton em grandes problemas em Baku pois apesar de ter conseguido um bom quarto lugar, o piloto britânico queixou-se de fortes dores nas costas provocadas pelo impacto do carro contra o chão, motivado pelas oscilações.

Helmut Marko diz agora que a Mercedes pode acabar por ser prejudicada pelo que aconteceu pois a ameaça da FIA em forçar as equipas que mais sofrem a levantar os seus carros é exatamente o que a Mercedes não pretende e é por isto que diz que o facto da Mercedes ter envolvido a FIA teve o resultado oposto ao pretendido.

E o que vai fazer a FIA: emitiu uma nova Diretiva Técnica para minimizar o ‘porpoising’:

• Um exame mais atento das tábuas e patins [usados nos fundos do carros], tanto em termos da sua conceção como do desgaste observado.

• A definição de uma métrica, baseada na aceleração vertical do carro, que dará um limite quantitativo para um nível aceitável de oscilações verticais. A fórmula matemática exata para esta métrica está ainda a ser analisada pela FIA, e as equipas de Fórmula 1 foram convidadas a contribuir para este processo.

“Para além destas medidas a curto prazo, a FIA convocará uma reunião técnica com as Equipas a fim de definir medidas que reduzam a propensão dos automóveis para exibirem tais fenómenos a médio prazo.

A FIA decidiu intervir após consulta com os seus médicos, no interesse da segurança dos pilotos. Num desporto em que os concorrentes conduzem regularmente a velocidades superiores a 300 km/h, considera-se que toda a concentração de um piloto tem de se focar nessa tarefa e que o cansaço ou dor excessivos sentidos por um piloto podem ter consequências significativas caso resultem numa perda de concentração. Além disso, a FIA tem preocupações em relação ao impacto físico imediato sobre a saúde dos pilotos , alguns dos quais relataram dores nas costas na sequência de acontecimentos recentes.” Em resumo, a FIA vai analisar a violência dos impactos e poderá exigir que as equipas cujas oscilações sejam mais violentas subam a altura mínima do carro, o que implicará perda de performance.

O problema vai ser também analisado para ser resolvido de forma permanente e assim evitar riscos para a saúde dos pilotos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
1 ano atrás

O Wolf outro dia disse que o fez … Que aumentou a altura do carro em relação ao solo, portanto mais uma vez não vez nada que preste da RB… Como sabe que o carro perde performance se tiver mais alto ???

fafc
fafc
Reply to  iluminaty_luz2022_gmail_com
1 ano atrás

Um grande entendido dos regulamentos não parece conhecer assim tanto… paradoxal não é? Se tivesse perdido dois minutos, encontraria uma coisa chamada efeito bernoulli que é a base da aerodinâmica deste ano, carro mais alto – menor aceleração do ar – menor défice de pressão gerado – menos downforce. 
Se confia no wolff vá ver o absurdo que disse do segundo plano do chão.

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
Reply to  fafc
1 ano atrás

Pois mas acho que o Mercedes está baixo demais, segundo o Wolf… Eu não acredito em nenhum deles porque cada um puxa para o seu umbigo,,, O que acredito é a FIA ser mais assertiva e transparente nas regras a todos os niveis…Pelo menos é mais profile e não é um “bronco” como o Max eo Horner.

Lagaffe
Lagaffe
1 ano atrás

Ainda é cedo para dizer se saiu pela culatra. Se é verdade que a Mercedes tinha acesso a info da FIA para colocar um segundo cabo então seguramente já sabia qual seria o procedimento de monitorizar e controlar o porpoising.
Muita parra e pouca uva.

Patucho10
Patucho10
1 ano atrás

Então mas eu pensava que estas medidas da FIA era para ajudar a Mercedes 🤔, então… a FIA cria uma medida para prejudicar a Mercedes? , estranho, muito estranho.
Pois de ler tantos comentários que isto estava tudo controlado pelo Wolff , afinal a FIA inventa uma medida para prejudicar a Mercedes.
Tudo isto é muito estranho!

2020
2020
1 ano atrás

O problema maior é que não fizeram o trabalho de casa como disseram num passado recente em relação aos adversários é agora choram para ainda poderem ser competitivos…. Se tivessem em primeiro é os outros com este problema, queria ver!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado