F1: intervenção da FIA ‘trama’ Mercedes?
Helmut Marko é de opinião que toda esta questão do ‘porpoising’ e da intervenção da FIA, virou-se contra a Mercedes, ou seja, o “tiro saiu-lhes pela culatra”.
Vários pilotos, com os da Mercedes à cabeça, pediram à FIA que interviesse na questão do excessivo ‘porpoising’, e a FIA emitiu uma diretiva técnica que impõe uma métrica oscilante vertical, que obriga as equipas a limitar o efeito sob pena de terem de aumentar a altura dos seus carros ao solo.
Todos sabemos que o W13 precisa de ter o fundo do carro o mais baixo possível de modo atingir o seu potencial máximo de desempenho, mas isso propicia o ‘bottoming’ o que o torna mais propenso a necessitar da intervenção da FIA se continuar a bater no chão.
Foi isto que colocou Lewis Hamilton em grandes problemas em Baku pois apesar de ter conseguido um bom quarto lugar, o piloto britânico queixou-se de fortes dores nas costas provocadas pelo impacto do carro contra o chão, motivado pelas oscilações.
Helmut Marko diz agora que a Mercedes pode acabar por ser prejudicada pelo que aconteceu pois a ameaça da FIA em forçar as equipas que mais sofrem a levantar os seus carros é exatamente o que a Mercedes não pretende e é por isto que diz que o facto da Mercedes ter envolvido a FIA teve o resultado oposto ao pretendido.
E o que vai fazer a FIA: emitiu uma nova Diretiva Técnica para minimizar o ‘porpoising’:
• Um exame mais atento das tábuas e patins [usados nos fundos do carros], tanto em termos da sua conceção como do desgaste observado.
• A definição de uma métrica, baseada na aceleração vertical do carro, que dará um limite quantitativo para um nível aceitável de oscilações verticais. A fórmula matemática exata para esta métrica está ainda a ser analisada pela FIA, e as equipas de Fórmula 1 foram convidadas a contribuir para este processo.
“Para além destas medidas a curto prazo, a FIA convocará uma reunião técnica com as Equipas a fim de definir medidas que reduzam a propensão dos automóveis para exibirem tais fenómenos a médio prazo.
A FIA decidiu intervir após consulta com os seus médicos, no interesse da segurança dos pilotos. Num desporto em que os concorrentes conduzem regularmente a velocidades superiores a 300 km/h, considera-se que toda a concentração de um piloto tem de se focar nessa tarefa e que o cansaço ou dor excessivos sentidos por um piloto podem ter consequências significativas caso resultem numa perda de concentração. Além disso, a FIA tem preocupações em relação ao impacto físico imediato sobre a saúde dos pilotos , alguns dos quais relataram dores nas costas na sequência de acontecimentos recentes.” Em resumo, a FIA vai analisar a violência dos impactos e poderá exigir que as equipas cujas oscilações sejam mais violentas subam a altura mínima do carro, o que implicará perda de performance.
O problema vai ser também analisado para ser resolvido de forma permanente e assim evitar riscos para a saúde dos pilotos.
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O Wolf outro dia disse que o fez … Que aumentou a altura do carro em relação ao solo, portanto mais uma vez não vez nada que preste da RB… Como sabe que o carro perde performance se tiver mais alto ???
Um grande entendido dos regulamentos não parece conhecer assim tanto… paradoxal não é? Se tivesse perdido dois minutos, encontraria uma coisa chamada efeito bernoulli que é a base da aerodinâmica deste ano, carro mais alto – menor aceleração do ar – menor défice de pressão gerado – menos downforce.
Se confia no wolff vá ver o absurdo que disse do segundo plano do chão.
Pois mas acho que o Mercedes está baixo demais, segundo o Wolf… Eu não acredito em nenhum deles porque cada um puxa para o seu umbigo,,, O que acredito é a FIA ser mais assertiva e transparente nas regras a todos os niveis…Pelo menos é mais profile e não é um “bronco” como o Max eo Horner.
Ainda é cedo para dizer se saiu pela culatra. Se é verdade que a Mercedes tinha acesso a info da FIA para colocar um segundo cabo então seguramente já sabia qual seria o procedimento de monitorizar e controlar o porpoising.
Muita parra e pouca uva.
Então mas eu pensava que estas medidas da FIA era para ajudar a Mercedes 🤔, então… a FIA cria uma medida para prejudicar a Mercedes? , estranho, muito estranho.
Pois de ler tantos comentários que isto estava tudo controlado pelo Wolff , afinal a FIA inventa uma medida para prejudicar a Mercedes.
Tudo isto é muito estranho!
O problema maior é que não fizeram o trabalho de casa como disseram num passado recente em relação aos adversários é agora choram para ainda poderem ser competitivos…. Se tivessem em primeiro é os outros com este problema, queria ver!