F1, Helmut Marko: “Diretiva técnica não foi bem pensada”

Por a 21 Junho 2022 10:00

Helmut Marko voltou a falar da nova diretiva técnica lançada pela FIA. Segundo o responsável da Red Bull, a diretiva não foi bem pensada e isso levou a algum desagrado por parte da estrutura austríaca:

“Não creio que a decisão da FIA seja correta”, disse Marko à Sky Sport. “Uma equipa, a Mercedes, tem os maiores problemas e depois reagem a meio da época. Há uma solução simples. Só é preciso levantar o carro. Depois já não se tem este ressalto, mas perde-se velocidade. O facto de estarem agora a reagir desta forma e a tentar impor tais parâmetros, que praticamente determinam a afinação dos carros, é uma solução rápida que certamente ainda não foi bem pensada. Ainda há melhorias a fazer, porque os parâmetros são demasiado vagos”, disse Marko. “Isso poderia expor as equipas à arbitrariedade. Isso afetaria principalmente a equipa que se queixou”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
1 ano atrás

Esta conversa toda sobre a directiva técnica irrita-me. 1º Porque ainda não são conhecidos todos os seus detalhes, tudo o que se sabe é que vai ser um mecanismo de avaliar o porpoising e obrigar os carros que ‘porpoisam’ a deixarem de ‘porpoisar’; 2º Porque a directiva não traz rigorosamente nenhuma solução, não obriga a marca a fazerem nada, limita-se a avaliar e a tornar ilegal o que caia dentro dedeterminados parâmetros extremos que possam ser nocivos para a segurança. Em funçõa da directiva, as equipas terão de arranjar uma solução. Se a Mercedes está a ‘porpoisar’ muito, vai ter… Ler mais »

fafc
fafc
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

O problema não é não obrigarem nada, o problema é precisamente o oposto. Porque quando diz que os detalhes não são conhecidos, que é só levantar o carro e que a mercedes é que fica a perder, não é bem assim porque a fia permitiu o uso de componentes antes ilegais. A partir do momento em que só uma equipa tem a oportunidade de usar meios que não estavam à disposição das restantes no início da temporada, aí está a questão. O uso de uma segunda estrutura no chão do carro não era opção para nenhuma equipa quando estavam a… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by fafc
Pity
Pity
Reply to  fafc
1 ano atrás

Mas alguém sabe o que diz a tal directiva?
Desde quando qualquer equipa está proibida de fazer experiências em treinos livres?

fafc
fafc
Reply to  Pity
1 ano atrás

Também podiam fazer experiências com rodas quadradas… Mas o setup não foi utilizado por decisão da equipa, e mesmo assim que sentido faria testar componentes que não podem ser utilizados. https://www.motorsport.com/f1/news/fia-f1-porpoising-clampdown-how/10324027/ Neste artigo está claramente descrito como as equipas podiam utilizar suporte adicional na traseira como uma medida a “curto” prazo. Esta questão de “as diretivas não são conhecidas” já não interessa para nada, o que está em causa é o que se conhece… Mesmo considerando que o wolff estava a ser sério (preferia acreditar nas rodas quadradas), e o chão foi mesmo colocado durante uma noite, porque raio é… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  fafc
1 ano atrás

Sobre a Alpha Tauri: porque os engenheiros são outros.

fafc
fafc
Reply to  fafc
1 ano atrás

Pois, são engenheiros, não são diplomatas… fica a dica

Augustin
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Concordo plenamente. E esse cara tem memória curta, pois a FIA também atendeu a RBR na questão de peso dos carros. Ou estou enganado?

Pity
Pity
1 ano atrás

Não é sobre o tema do artigo, mas… é suspeito:
https://www.youtube.com/watch?v=rs0zodGz-18 a partir do minuto 47

ummpanda2022_hotmail_com
ummpanda2022_hotmail_com
1 ano atrás

toda esta lamúria da Mercedes porque não tem carro competitivo, temos pena, que façam um carro melhor para o ano, enquanto andaram á frente nos últimos anos, ninguém os ouvia a lamentar!… só lamento pelo Russel .

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Depois dizem que é só a Mercedes que chora… lol

Se a directiva fosse escrita pela RB estava a dizer que era a melhor directiva de sempre. hahahaha

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado