F1, Haas: Um passo atrás para dar dois em frente

Por a 22 Março 2021 12:45

A Haas teve em 2020 a mais difícil temporada da sua ainda curta existência, marcando apenas três pontos. Para este ano não se esperam melhorias significativas, antes pelo contrário.

A equipa foi a única a não usar os dois tokens de desenvolvimento a que tinha direito, o que demonstra bem que a próxima época será de contenção para a formação americana. Para além disso, Guenther Steiner afirmou já que não haverá evoluções ao longo do ano, deixando bem claro que 2022 será o grande objectivo da Haas. Posta esta abordagem em perspectiva, será difícil que a equipa de Gene Haas não assuma a posição de lanterna vermelha do plantel.

Com dois rookies nos seus monolugares, Mick Schumacher e Nikita Mazepin, não será um mau maior, dando aos seus novos recrutas a possibilidade de evoluírem progressivamente ao longo da temporada sem grandes pressões, para em 2022, com a introdução do novo regulamento, poderem explanar o seu potencial e baterem-se por pontos regularmente.

O objetivo é claramente esperar pelos novos regulamentos e preparar 2022 da melhor forma. Em 2021 a equipa assumiu uma postura diferente e a procura de apoio e parceiros ganhou mais força. Gene Haas não está disposto a pagar tudo do bolso dele e Steiner terá de continuar a procurar apoios. A entrada de Mazepin e do dinheiro do seu pai ajuda a situação da equipa e mesmo a entrada de Schumacher torna a equipa mais interessante para potenciais patrocínios.

“Penso que temos algumas coisas para nos manter motivados ao longo do ano”, disse Steiner. “Temos dois jovens pilotos que precisamos de desenvolver, e vamos evoluir ao longo do ano.”

“Então a luz ao fundo do túnel é 2022, onde estaremos de volta à nossa força total porque nos reagrupamos no ano passado e demos um passo atrás para dar dois passos em frente. Com certeza, algumas coisas serão um desafio – também pessoalmente para continuarmos motivados, mas penso que podemos fazer isto. No final, tudo acontece em nove meses, mas são 23 corridas. Estamos preparados para isso e vamos consegui-lo”.

“Confio plenamente na Ferrari no que nos dizem, bem como no que estão a fazer. Podemos ver no carro deles que a unidade motriz é melhor. Para nós, os nossos testes concentraram-se principalmente em conseguir que os dois pilotos dessem o maior número de voltas possível. Não podíamos realmente fazer uma comparação, pois Mick, por exemplo, só esteve no carro do ano passado durante um dia inteiro depois de Abu Dhabi, e Nikita só conduziu um carro Haas F1 pela primeira vez no nosso shakedown no Bahrein este ano. Confio plenamente na Ferrari e tenho a certeza de que a unidade de potência é mais potente”.

O que esperar da Haas este ano? É difícil olhar para além das fraquezas da Haas nesta época, mas se houver uma meta a ser estabelecida, esta será provavelmente centrada na obtenção de respeitabilidade em vez de qualquer progresso significativo na grelha. Na melhor das hipóteses, a equipa americana terminaria à frente dos rivais Alfa Romeo e Williams, assegurando ao mesmo tempo que estão no bom caminho em vez de fora dele.

Mas realisticamente a equipa pode apenas ambicionar a marcar dois ou três pontos, se correr bem, para minimizar uma época que é na prática um ano zero.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
3 anos atrás

Acho que já se percebeu quem vai fazer de “carros vassoura” este ano!
Só espero que não sejam tão lentos que representem um empecilho para os mais rápidos…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado