F1 GP MÉXICO: Conseguirão RedBull e Ferrari estragar a festa de Hamilton e da Mercedes?

Por a 24 Outubro 2018 16:03

Acho que ninguém tem dúvidas que Lewis Hanilton se vai sagrar campeão do Mundo pela quinta vez no Grande Prémio do México, tornando-se no terceiro piloto a conseguir tal feito, juntando-se a Michael Schumacher e a Juan Manuel Fangio. Mas… e nestas coisas há sempre um “mas”, a RedBull e a Ferrari não desejam que a festa seja feita com uma vitória e no México, a equipa de Christian Horner e Helmut Marko, tem a melhor oportunidade desta fase final da competição para conquistar uma vitória.

A dominante exibição de Kimi Raikkonen em Austin – que grande corrida do veterano finlandês! – obrigou a Mercedes a guardar as garrafas de champanhe que os alemães já tinham alinhado para fazerem explodir as rolhas depois de verem Sebastian Vettel cometer mais um erro de avaliação, colocando no colo do Lewis Hamilton o título de 2018. E acabou por ser até embaraçoso que na prova onde poderiam celebrar o quinto título do seu piloto, os rapazes da Mercedes tenham tropeçado nos atacadores: como foi possível que o único piloto que rodou, em corrida, abaixo dos 97 segundos (1m37s) e que terminou a corrida a menos de três segundos do vencedor, tenha ficado em terceiro? A habitual festa da Mercedes no final da corrida realizou-se, mas foi murcha pois andavam todos em busca da razão para um desaire inesperado.

Em abono da verdade, a Mercedes não fez nada de fundamentalmente errado, mas o GP dos EUA foi um acumular de situações que colocou a Mercedes do lado errado da estrada para a vitória. Primeiro foram os desgraçados treinos livres que não permitiram andar mais que seis voltas com piso seco e com temperaturas totalmente diferentes das que surgiram na corrida. A Mercedes reconheceu que foi para a corrida com uma escolha errada de pneus e com a estratégia errada, também. Depois, a obrigação por parte da FIA de colocar mais pressão nos pneus traseiros. A Pirelli exigiu que a pressão passasse de 20 PSI para 21,5 PSI. Esta decisão juntou-se ao aumento de temperatura da pista (9 graus!) na corrida para colocar a traseira do Mercedes mais alta 1,5 milímetros. Pode parecer pouco, mas nestes carros de Fórmula 1, é um enorme desequilíbrio que obrigou a mexidas no acerto do carro para recuperar o equilibro que deu a “pole position” a Lewis Hamilton. Para compensar esta diferença só há duas possibilidades: ou aumentar a pressão dos pneus dianteiros ou reduzir o efeito da asa dianteira. A Mercedes terá optado pela segunda e desconhecendo que Raikkonen faria uma melhor partida e que Hamilton se iria ver metido no meio do tráfego (andou muito tempo atrás de Hartley), acabou por oferecer um carro difícil e que estragava os pneus a Hamilton e Bottas.

Contas feitas a tudo isto, a Mercedes enfrentou a corrida com um carro com demasiada carga aerodinâmica, incapaz de gerir a temperatura dos pneus e, para cúmulo, desequilibrado. Como? Lembram que os dois Mercedes foram forçados a trocar as bombas de água e essa operação obriga a desmontar o carro todo. Ora, isso foi feito mo domingo de manhã, não havia o mesmo tempo disponível que na fábrica para equilibrar tudo ao miligrama e a verdade é que depois da corrida os engenheiros da Mercedes descobriram que o carro de Lewis Hamilton estava com um lado mais pesado que o outro. Um erro de preparação que não deveria acontecer numa equipa tão profissional como a Mercedes. Mas aconteceu! E se não fosse o tempo perdido atrás de Brandon Hartley e talvez Hamilton estivesse, agora, a celebrar o seu quinto título, mesmo com duas paragens.

Com a Ferrari a recuar nas evoluções até ao GP da Bélgica, Sebastian Vettel tinha a possibilidade de ganhar bons pontos a Hamilton. Estragou tudo com uma desatenção nos treinos (não reduziu a velocidade numa bandeira vermelha) que o penalizou na grelha e na corrida cometeu novo erro numa abordagem a um RedBull, no caso, Daniel Ricciardo. Este recuo nas evoluções do Ferrari ajudou, e de que maneira, Kimi Raikkonen a regressar ao primeiro lugar do pódio com uma exibição perfeita com um Ferrari soberbo no que toca ao cuidado com os pneus.

Se fosse fazer esta antevisão do GP do México há umas semanas, diria que a Mercedes e Lewis Hamulton iriam celebrar os títulos com uma vitória, mas depois do que sucedeu em Austin – onde as previsões saírem, uma vez mais, furadas o que deixa perceber como a Fórmula 1 está dinâmica a absolutamente imprevisível – a Ferrari volta a estar nas contas pela vitória pois recuperou a velocidade de ponta que tinha na Bélgica e a excelente gestão dos pneus que sempre teve até chegar ao GP da Bélgica.

Como já tinha referido, a Ferrari exagerou na busca da perfeição do SF71h e estragou o equilíbrio que o carro tinha até á Bélgica, tentando dar a Sebastian Vettel todas as armas para bater Hamilton. Errou a casa de Maranello e a prova daquilo que tinha dito há umas semanas é que Mattia Binotto decidiu recuperar o carro da Bélgica, deitando fora cinco evoluções que mexeram, praticamente, em todo o carro e só o tornaram pior. Com essa ação, os ganhos foram imediatos e a Ferrari esteve na luta pela “pole position” em Austin, ganhou “fair and square” a corrida com Raikkonen e vai dar muito que fazer à Mercedes no México.

A arbitrar esta luta de iguais entre Ferrari e Mercedes estará a RedBull. Christian Horner disse há algumas semanas que o local ideal para a sua equipa regressar ás vitória em 2018 seria o México. Pode parecer estranho que um circuito com uma longa reta da meta sirva os RB14, mas o resto do circuito parece talhado à medida dos RedBull, explorando a apurada aerodinâmica do carro desenhado por Adrian Newey. E a RedBull tem aqui outra vantagem: a pista mexicana situa-se 2250 metros acima do nível do mar e, por essa razão, o ar é muito mais fino e contém menos 22% de oxigénio que ao nível do mar. Nos motores turbo não há perdas de potência, apenas os turbos são forçados a girar um pouco mais depressa, mas como o ar tem menos resistência e peso, o consumo de combustível reduz-se e as velocidades aumentam devido á menor resistência, ou se quiserem, arrasto. Por outro lado, sendo mais leve, o ar não produz tanta força descendente, apostando as equipas nos pacotes de máxima carga aerodinâmica. E aqui os RedBull – e a McLaren, convirá lembrar, muito penalizada em velocidade devido a ter de carregar muito o carro nas asas devido a um chassis com pouca carga aerodinâmica – podem carregar o chassis sem medo de perder muita velocidade de ponta. Sendo o mais eficaz aerodinamicamente, os RB14 de Verstappen e Ricciardo podem, claramente, entrar na luta pela vitória. Mesmo que na qualificação os modos de motor de Ferrari e Mercedes levem a melhor, pese embora o facto da diferença de potência do motor Renault seja esbatida no México.

Face a este cenário desenhado pelas características peculiares do traçado do Autódromo Hermanos Rodriguez, pelo recuo da Ferrari nas suas evoluções e das vantagens da RedBull neste traçado de altitude, a única coisa quase certa será a celebração do quinto título de Lewis Hamilton (precisa de um sétimo lugar), pois a vitória está ali para ser agarrada por RedBull, Ferrari e Mercedes. E há grandes possibilidades do britânico ser campeão sem alcançar a sua 72º vitória da carreira…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
22 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado