F1, GP de Singapura: Max Verstappen escapa a três penalizações
Max Verstappen terminou a qualificação mais cedo que o esperado, sendo eliminado na Q2, mas estava ainda sob investigação por suspeitas de ter atrapalhado as voltas de Yuki Tsunoda, Logan Sargeant e por ter impedido a saída de outros carros da via das boxes.
No caso da saída da via das boxes, Verstappen foi repreendido pelo sucedido, algo que acontece pela primeira vez este ano. Segundo a FIA, “o representante da equipa [Red Bull] explicou que a diferença de tempo [14 segundos entre a saída do carro à frente do de Verstappen] foi anulada na Curva 5 devido ao abrandamento de outros carros na volta de saída, enquanto o carro atrás do carro 1 tinha aumentado a sua diferença para 12 segundos. Embora não tenha havido vantagem óbvia para o piloto em esperar na saída das boxes durante o que é considerado um tempo extraordinariamente longo, a possibilidade de este facto ter um impacto negativo nos outros pilotos justifica uma penalização. Embora se note que o carro de trás poderia ter ultrapassado o carro 1, é preferível que os carros saiam da saída das boxes de forma ordenada”.
Verstappen recebeu outra repreensão por ter atrapalhado a volta de Yuki Tsunoda. Neste caso a FIA afirmou que “imediatamente antes de o carro 22 [Tsunoda] passar o carro 1 [Verstappen], o piloto do carro 1 viu o carro que vinha atrás e moveu-se para a esquerda, embora bastante tarde.
A equipa admitiu que houve uma má comunicação da sua parte e que não avisou o seu piloto. Os Comissários Desportivos analisaram uma série de incidentes de impedimento e alegados incidentes e, conforme as decisões anteriores relativamente à gravidade da infração, impuseram uma repreensão ao piloto e uma multa ao Concorrente. Foi registado que o representante do Carro 22 optou por não comparecer na Audiência.”
No caso do impedimento a Logan Sargeant, o caso não deu qualquer penalização:
“O piloto do carro 1 [Verstappen] declarou que estava rodeado por muitos outros veículos nas voltas de preparação, alguns dos quais decidiram ultrapassá-lo pela esquerda e outros pela direita, pelo que decidiu que a opção mais segura era conduzir em linha reta e manter a linha, deixando uma largura de veículo à sua direita. Afirmou sentir que qualquer movimento para a esquerda ou para a direita poderia ter causado uma colisão com um dos carros à sua volta. Os Comissários Desportivos aceitaram estas declarações.
O piloto do carro 2 [Sargeant] declarou que não acreditava que o piloto do carro 1 tivesse culpa e que havia espaço para ele passar. Por conseguinte, consideramos que o piloto do carro 1 não impediu desnecessariamente o carro 2.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





Pity
16 Setembro, 2023 at 18:31
Acho que o estacionamento na via de boxes merecia penalização.
Quantas repreensões podem receber num ano, antes de levarem com uma penalização? Três ou cinco?
simiao jms
16 Setembro, 2023 at 19:20
Para, este, ilimitado.
pintinha
16 Setembro, 2023 at 19:39
Isso é para ou 19 … para este a regra é “infinitas”
Daniel Sousa
16 Setembro, 2023 at 21:11
Se o Verstappen fizer 6 vezes, talvez seis.
[email protected]
16 Setembro, 2023 at 18:47
Só não foi penalizado por ser o Max. Qualquer outro piloto tomaria no mínimo 3 posições.
Mas o “queridinho” não pode ser penalizado, pois ficaria a chorar a xingar a todos com palavrões.
É desta forma que se cria um mau-caráter.
simiao jms
16 Setembro, 2023 at 19:15
Para além de abrandar e ultrapassar quando quer e apetece… Ao contrário, crítica e chora… assim não tem crédito algum e foi chorar ao ombro do Helmut pela certa… Que vergonha está equipa.
Pena é isto já estar decidido, o que era de esperar… Dá para tudo…. “Boa imagem”
[email protected]
16 Setembro, 2023 at 19:00
Não me admira que o Homem venha a ser penalizado, e ganhe a corrida. Se não for está-o por natureza.
simiao jms
16 Setembro, 2023 at 19:13
O max é o piloto com mais um record:
O que tem mais repreensões sem levar castigo algum!…
… Existe sempre uma desculpa para tudo… Assim não dá, já chega!…
simiao jms
16 Setembro, 2023 at 19:18
Existem determinadas regras que a Indy é muito superior… Aprendam.
letsme
16 Setembro, 2023 at 20:42
Já houve penalizações por incidentes entre colegas de equipa. Agora, a Alpha Tauri opta por não enviar nenhum representante à audiência e não há penalização. 14 segundos parado na via das boxes? Os carros poderiam ter ultrapassado. Que palhaçada.
inoferreira
16 Setembro, 2023 at 21:32
O badalhoco safa-se sempre, mas o “outro” é que era o beneficiado.
alvesba22020_gmail_com
17 Setembro, 2023 at 6:47
Na realidade foram os 2 beneficiados. Ou há dúvidas quanto ao poder quer da Red Bull quer da Mercedes, na FIA?
Nuno Fernandes
16 Setembro, 2023 at 21:43
A nova directiva já é castigo suficiente.
strakarevo
16 Setembro, 2023 at 23:39
Não podemos contrariar o menino.
...
16 Setembro, 2023 at 23:56
Pelos vistos o facto de Max não ter sido penalizado (como merecia, diga-se) aliado à aviadela que Russell deu a Hamilton causou azia a muitos…lol
Pity
17 Setembro, 2023 at 10:54
O que é que o Russell e o Hamilton têm a ver nesta questão?
...
17 Setembro, 2023 at 14:02
Acho que fui muito claro, se ao ler o meu comentário não percebeu, não vou perder tempo a explicar-lhe…