F1, GP de Singapura: A diretiva técnica 018 começa a ser aplicada

Por a 14 Setembro 2023 17:37

A partir deste fim de semana, com Singapura a ser palco da 15ª jornada do campeonato do mundo de F1, entra em cena a Diretiva Técnica (DT) 018, que poderá complicar a vida a algumas equipas.

A nova DT foi implementada para controlar a flexibilidade de alguns componentes. Este tema é frequentemente referido nas épocas de F1 com as equipas a tentarem ganhar vantagem graças à deflexão de alguns componentes aerodinâmicos, algo que não é permitido segundo as regras. E já relativamente perto da pausa de verão se falava muito de que a FIA andaria de forma discreta a falar com as equipas para minimizar a flexibilidade de alguns componentes. Algumas suspeitas referiram mesmo que a Aston Martin perdeu performance com o novo pacote de atualizações que implementou em Espanha por ter perdido alguma da dita flexibilidade.

Tim Goss, diretor técnico dos monolugares da FIA explicou o que o órgão federativo pretende com esta mudança:

“Temos vindo a falar com algumas equipas há várias semanas, quando acreditamos que há necessidade de clareza. Enviamos a nossa proposta a todas as equipas, pedindo-lhes feedback até 29 de agosto”, explicou. “Voltámos a falar em Monza sobre os detalhes do design, onde as equipas nos pediram exemplos. Não é que tenhamos visto um carro ou uma caraterística em particular que tenhamos visado, ou um elemento que tenha sido comum a toda a grelha. O que está em causa é onde os elementos das asas dianteiras e traseiras se juntam ao nariz, à estrutura de impacto traseira e às placas terminais da asa traseira. E houve vários casos em que as equipas tentaram tirar o máximo partido da margem de deflexão, permitindo que algumas peças começassem a mover-se umas em relação às outras”, disse, citado pelo racefans.net.

“Temos uma série de testes de deflexão de carga que definem o quanto os elementos podem dobrar e desenvolvemos esses testes para representar o que as equipas estão a tentar alcançar em pista e para lhes colocar um limite sensato”, explicou. “Nós respeitamos essas regras, enquanto as equipas procuram explorar a margem em termos de deflexão. Isso é normal. Portanto, a diretiva técnica é apenas para garantir que nós, a FIA e as equipas, tenhamos um entendimento comum de onde vamos traçar a linha em termos destes detalhes de design. Independentemente da conformidade com os testes de carga definidos no artigo 3.15, a FIA consideraria que qualquer projeto que utilize o movimento relativo entre componentes adjacentes de mecanismos para maximizar a deformação aerodinâmica viola o artigo 3.2.2”, acrescentou.

Será que esta diretiva vai implicar algumas mudanças na ordem vigente? Teremos de esperar algumas corridas para entender se há alguma tendência, mas não se esperam mudanças radicais, pois este tema já era falado há algum tempo e as equipas tiveram tempo de fazer mudanças em conformidade.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado