F1, Gerhard Berger: “Eu colocava o Ayrton (Senna) no topo, mas agora com o Max, já duvido que seja assim”

Por a 31 Janeiro 2024 18:05

Gerhard Berger, ex-piloto de F1, que conta no seu palmarés com 210 corridas ao longo de sua carreira, 10 vitórias, 48 pódios, 385 pontos, 12 pole positions e 21 voltas mais rápidas tendo passado em equipas como a ATS, Arrows, Benetton, Ferrari e McLaren, foi, depois de se ‘reformar’ da F1, proprietário e conselheiro de equipas, além de comentador, é lembrado como um dos grandes pilotos da história da F1 e tem algo a dizer sobre Max Verstappen e diz que nunca viu um piloto tão perfeito como o holandês de 26 anos. E esteve ao lado de Ayrton Senna: “Eu costumava colocar Ayrton Senna no topo, ele tinha habilidades sobrenaturais no carro, mas agora que temos Max, e já duvido que a minha antiga classificação ainda seja válida. O Max não cometeu nenhum erro na última temporada e o Ayrton cometia-os de vez em quando. O Verstappen está a fazer corridas online no simulador no seu tempo livre, por vezes três por dia e está sempre a pensar onde se pode ultrapassar e onde não se pode. Nem Senna, nem Schumacher, nem Hamilton tinham isso. E agora reparem que o Max está sempre no sítio certo, no início, na primeira curva, num duelo. Não consigo pensar em nada que possa ser feito melhor do que ele está a fazer”, disse Berger, que sabe que o domínio acabará um dia, embora ache que a curto prazo isso só sucede se alguma outra equipa der um passo radical e acertar. Para já entende que Verstappen e a Red Bull estão suficientemente à frente para se manterem aí em 2024: “se a Red Bull mantiver a sua equipa unida desta forma, será difícil alcançá-la. Só se outros derem passos radicais…”, disse. Já quanto ao possível desinteresse da F1, Berger diz que a disciplina vai sobreviver: “este tipo domínio também cria um certo entusiasmo, em que somos apanhados pela perfeição. É fascinante e só queremos saber se vai ser assim na próxima vez”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ayrton da Silva
Ayrton da Silva
3 meses atrás

“O Max não cometeu nenhum erro na última temporada e o Ayrton cometia-os de vez em quando” Mas ai é que está, o Max tem mais ferramentas ao dispor e mais tecnologia que evita esses erros. Muitas dessas taticas de evolução fisica, mental e até tecnicas começaram com o Ayrton, ele foi pioneiro na forma de abordar as corridas e o carro fora da pista. Não aprecio quando as pessoas fazem o tipo de comparação como este do Berger, porque ele está a ser injusto com o antigo colega, até com ele, desvalorizando os pilotos antigos. Agora é claro que… Ler mais »

patrick-london
patrick-london
Reply to  Ayrton da Silva
3 meses atrás

Quando se tem aquele carro que teve Verstappen em 2023 é muito fácil não cometer erros ou seja sem pressão á altura tudo corre na perfeição.Senna cometia erros porque teve a concorrência e a pressão de um grande Prost que tinha um carro exatamente igual e de outros como Piquet Mansell Berger etc..

patrick-london
patrick-london
3 meses atrás

Ayrton Senna ganhou três títulos sempre com concorrência à altura.Os úitimos dois campeonatos para Verstappen foram ganhos em puro passeio sem adversários.Na Red Bull o carro de Perez a cobaia é só para experiências ou seja ambos os monolugares são iguais só na parte visual.Senna foi melhor que Verstappen disso eu não tenho dúvidas.Com o monolugar que Verstappen teve pelo menos nestes últimos dois anos qualquer um ganhava.

kanSan27
kanSan27
3 meses atrás

Comparar o que não é comparável, épocas distintas, tecnologias de 2023 eram ficção científica em 1993 (infelizmente última grande época de Ayrton na F1) …..duvido do conteúdo desta entrevista de Berger se não estamos perante “um copy”paste com tradução atabalhoada de um qualquer Google translate de português abrasileirado (sem ofensa pf) …. Berger sendo antigo piloto, sabe melhor que ninguém da impossibilidade técnica de tais comparações….

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
3 meses atrás

Estas comparações não fazem sentido nenhum. É complicado comparar pilotos da mesma geração, mais ainda de gerações diferentes. Sou um confesso admirador de ambos, quando tudo por aqui caía em cima do Max, eu fui dos poucos que o defendeu, mas daí a compará-lo com o Senna vai muita distância. Em relação aos erros, o que é se pode dizer em relação a uma afirmação deste tipo? Quem tem o carro mais rápido, no seu caso até bem mais rápido que os carros dos seus adversários, não está tão exposto aos erros. Além disso, se começar na primeira fila na… Ler mais »

galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
3 meses atrás

Eu vejo F1 desde 1982. A morte de Villeneuve marcou-me. Acho que Villeneuve, Mansell e Schumacher eram pilotos que me davam prazer ver conduzir um carro.Não consigo dizer o mesmo de Senna e Verstappen. Não estou a tirar-lhes mérito. É a minha opinião.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado