F1: Force India descontente com a questão dos números

Por a 26 Maio 2017 11:19

Andy Green, diretor técnico da Force India, teme que a controvérsia existente com os números da sua equipa no Grande Prémio do Mónaco abra um “grande precedente” sobre a legalidade do monolugar no futuro. A equipa recebeu uma multa no valor de 25 mil euros, suspensos por 12 meses, por a FIA ter considerado que os números não estavam suficientemente visíveis. A equipa decidiu não apelar desta decisão e fez as mudanças necessárias para o GP do Mónaco, estando os números para o ‘nariz’ e as abreviaturas dos nomes para o fim da ‘barbatana de tubarão’.

Duas semanas depois do incidente a equipa admite que continua preocupada com o que aconteceu e com o precedente aberto, como fez questão de salientar Andy Green. “Fiquei lívido quando soube porque abriu um precedente que nunca tinha sido aberto. O monolugar foi escrutinado pelo menos cinco vezes e nunca existiu um feedback da FIA sobre os números. Quando aumentamos os números mostramos à FIA e não levantaram qualquer questão. Depois no fim dizem que não estava bem, isto é…”, afirmou aquele responsável da equipa de Silverstone abanando a cabeça.

Green teme o que aconteceu em Barcelona: “Como sabemos se o nosso monolugar é legal? Não tenho qualquer ideia. Fomos muitas vezes escrutinados mas agora isto já não significa nada. É um precedente enorme”. Otmar Szafnauer, diretor da equipa, disse que a equipa provavelmente vai levantar esta questão na próxima reunião do Grupo Estratégico. “Vamos falar nisto na próxima reunião. Nós resolvemos a nossa questão, mas isto pode acontecer novamente no futuro a mais alguém”, garantiu. Quando questionado porque é que a equipa não apelou Szafnauer respondeu: “Podíamos ter feito, mas consideramos que era só um número. Se fosse algo mais então recorreríamos. Fizemos o mais fácil. Se a multa não fosse suspensa teríamos apelado”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
6 anos atrás

Mas estes senhores acham que são especiais, é? Todas as outras equipas obedeceram, sem reclamar, só estes é que ficaram incomodados. Agora estão conformes, por que raio é que vêm com esta conversa sobre legalidades e ilegalidades?

Cágado1
Reply to  Pity
6 anos atrás

Pois eu acho que eles têm toda a razão: Puseram os números do tamanho exigido na frente; foram escrutinados e ninguém disse nada; de repente já no final da prova acharam que os números não eram suficientemente visíveis, não porque não tivessem o tamanho correcto ou porque não estivessem colocado na área definida, mas apenas porque a zona da frente onde estão colocados não é suficientemente inclinada para serem bem visíveis!!! Se a F1 entra por estes caminhos de interpretações estéticas, estamos lixados. A frente dos Force India é feia como um raio, com inclinações distintas, ao contrário da maioria… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
6 anos atrás

Em Espanha. eu não consegui ver, nem na frente, nem na barbatana, nem números, nem letras. Agora, porque estão na parte mais inclinada, já se vêem bem, porque o que interessa é ver de frente, não de cima.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pity
6 anos atrás

E eu continuo a não ver os números dos 4 toros. Mas esses são intocáveis.

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
6 anos atrás

Ontem consegui ver o 55 na frente do carro do Sainz, mas, pelas cores do carro, não sobressai muito, embora esteja na posição certa. Acho que eles deviam usar o sistema da Ferrari, um fundo branco, circular ou quadrado, mas está lá.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Não me chateies
6 anos atrás

Os números deviam ser brancos, e não vermelhos.

PedroFT82
PedroFT82
Reply to  Pity
6 anos atrás

É obvio que eles têm razão… Eles não se acham especiais, o que estão a dizer é que o carro foi verificado pela FIA mais que 1 vez em Espanha e não encontraram nada fora das regras, passado uns dias é que alguém se lembrou e disse: “eh pah, eles estão ilegais”, porque motivo não foram chamado à atenção nas inspeções?

Pity
Pity
Reply to  PedroFT82
6 anos atrás

Não foi passado uns dias, foi durante o fim de semana, muito possivelmente durante a corrida. Suponho, repito, suponho, que à Fia tenha acontecido o mesmo que a mim, que aos comentadores da Sky e outras pessoas, que não conseguiram ver os números. Aparentemente, eles estavam lá, mas num local que só se viam do helicóptero, não de frente. Provavelmente, a primeira verificação não foi feita de forma correcta, só quando viram através das câmaras, é que viram com olhos de ver. E tudo porque, como é hábito, a Fia não foi clara nas regras. PS: Quando digo que eles… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Pity
6 anos atrás

Eles queixam-se do facto de terem obedecido à regra no início do GP de barcelona, o carro foi escrutinado pela FIA e esta nada disse, no final do GP já era outra história. O que impede a FIA de impedir uma ou outra equipa de ganhar pontos dando estas penalizações conforme o dia? Aí dou-lhes toda a razão, se a FIA consentiu no início do GP que os números estavam dentro da nova regra, não podem vir penalizar no final do GP, podem sim dizer que afinal não são tão visíveis e logo têm de ser mudados, sem haver qualquer… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado