F1: FIA concluiu análise e todas as equipas cumpriram o Limite Orçamental

Por a 28 Outubro 2025 12:16

A FIA confirmou a conclusão da análise das declarações financeiras relativas ao período que terminou a 31 de dezembro de 2024 de todas as equipas que participaram no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA de 2024, bem como pelos fabricantes de unidades motrizes (PU) registados para fornecer a nova geração de motores a partir de 2026.

O processo de revisão, conduzido pela Cost Cap Administration (CCA), prolongou-se por sete meses e envolveu uma avaliação exaustiva e detalhada. A FIA sublinhou que a complexidade dos regulamentos financeiros, aliada à necessidade de analisar aspetos técnicos e contabilísticos relacionados com atividades de desenvolvimento, torna o processo particularmente exigente.

De acordo com o organismo, todas as equipas e fabricantes colaboraram de forma plena e transparente, prestando as informações solicitadas “num espírito de boa-fé e cooperação”.

Apenas uma infração menor da Aston Martin foi encontrada

No que respeita às equipas de Fórmula 1, nove foram consideradas em conformidade com o limite orçamental de 2024, tendo apenas sido detetada uma infração processual por parte da AMR GP Ltd (Aston Martin Racing). A FIA esclareceu que essa infração foi de “natureza muito menor”, não implicou qualquer excesso do limite orçamental e resultou de “circunstâncias imprevisíveis e alheias ao controlo da equipa”. O caso foi resolvido através de um Acordo de Aceitação (ABA) assinado em 29 de setembro de 2025.

No que diz respeito aos cinco fabricantes de unidades motrizes, todos foram considerados em conformidade com os regulamentos financeiros relativos ao ano de 2024.

Fim dos rumores

Caem por terra os rumores que davam conta de que uma equipa de topo poderia ter ultrapassado o limite orçamental de 2024. A FIA confirmou que todas as equipas e fornecedores de PU cumpriram o limite estabelecido.

O (CCA) é composto por um painel de 12 juízes eleitos pela Assembleia Geral da FIA, de acordo com os Estatutos da FIA, de entre os candidatos propostos pelas Associações Desportivas Membro da FIA com direito a voto, ou por um grupo de, pelo menos, cinco Equipas de F1, ou por um grupo de, pelo menos, três Fabricantes de Unidades de Execução (UPs).

Tanto para as Equipas de F1 como para os Fabricantes de Unidades Motrizes, uma Violação Menor do limite orçamental (<5% do limite estabelecido) pode resultar em penalizações financeiras e/ou esportivas Menores. Uma Violação do (>5% do limite estabelecido), se confirmada perante o Painel, resultará na dedução obrigatória de pontos do Campeonato de Construtores e poderá resultar em Penalidades Financeiras e/ou Penalidades Desportivas Materiais.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado