F1: Ferrari questiona FIA sobre o protesto da Renault à Racing Point

Por a 4 Agosto 2020 10:00

Na quarta-feira terá lugar a audiência sobre o protesto da Renault à Racing Point, colocado no Grande Prémio da Estíria. Também na Hungria e na Grã-Bretanha a equipa francesa fez o mesmo, com a FIA a decidir juntar tudo. Recorde-se que este protesto tem por base as condutas de travão do RP20, onde a Renault alega serem cópias do Mercedes W10, vencedor do campeonato de pilotos e construtores em 2019.

Agora, segundo o racefans.net, a Ferrari enviou uma carta à FIA a pedir esclarecimentos sobre termos do Regulamento Desportivo fundamentais no protesto da Renault. O porta-voz da Ferrari disse que a equipa questionou como a Racing Point concebeu as peças em questão quando admitiu que elas são baseadas no Mercedes W10.

Também o CEO da McLaren Racing, Zak Brown, partilha da mesma preocupação da Renault e da Ferrari, e em declarações ao racefans.net, afirmou: “Queremos que se chegue ao fundo da questão entre o carro da Mercedes e o carro da Racing Point. Achamos que é contra o espírito das regras”.

“Mas, não temos pormenores, por isso não estamos numa posição de dizer se é legal ou não, porque não temos conhecimento de terem recebido informação privilegiada”.

“Vamos ver o resultado do protesto da Renault. Tal como a Ferrari, procuramos esclarecimento sobre se a FIA o considera legal”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
30 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
O Costa do Castelo
O Costa do Castelo
3 anos atrás

Andam todos a representar um papel, neste assunto, apesar de saberem bem qual vai ser o resultado do protesto.
Todos aceitaram o contrato de gestão da F1, pela Liberty, agora é tarde e há que meter pés ao caminho e apanhar o comboio, ou vai ser uma vergonha…

garantia4
garantia4
Reply to  O Costa do Castelo
3 anos atrás

O RP é um “carro-cliente”, e a ser homologado tem que ser tomado em conta no novo Pacto da concórdia.

ma-nac
ma-nac
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Garantia a 4… 2 Mercedes+ 2 rp Mercedes

ma-nac
ma-nac
Reply to  O Costa do Castelo
3 anos atrás

Uma vergonha mesmo.

garantia4
garantia4
3 anos atrás

A questao é simples, o apendice 6 do Reg. Técnico determina q só podem ser utilizados componentes (os ali listados) projectados pela própria equipa, a RP é + q evidente que é uma cópia do W10, e descontando diferenças mínimo, nao é o desenvolvimento de um projecto próprio, basta voltar à história das condutas dos travoes que o demonstra. E o facto de ter sido adquirido em 2019 nao exclui a marosca, pois se era lícito entao , agora nao o podiam usar na medida em q nao era projectado por eles. Na semana passada apregoavam q tinham 8 milhões… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Estás a virar a cabeça ao prego quando te dá jeito. O regulamento diz sim que as peças têm de ser – produzidas e desenvolvidas – pelas equipas. Não que não podem ser copiadas.

Onde andava a tua indignação quando a Haas copiou (e continua a copiar) o Ferrari?

ma-nac
ma-nac
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Dava bronca se andassem na frente, como isso não aconteceu dá no que dá, daí esta bandalheira…. E mesmo que andasse, não era a Haas era a própria Ferrari a ser investigada, como o foi. Então isso é o que?…

Donadel
Donadel
3 anos atrás

Todos sabem que esse protesto não vai dar em nada… Está descrito nas regras que é proibido fazer uma cópia exata de um veículo, a Racing Point sabia que se o carro fosse demasiado parecido com o Mercedes, iam existir protestos. Fizeram a cópia por fora, que é o mais importante para a aerodinâmica e o design interior seguiram as dicas da Mercedes, mas sem os desenhos originais, assim ficou parecido, mas não igual.

Hoje em dia com CAD é muito simples verificar os desenhos dos carros e ver até que ponto são semelhantes.

Last edited 3 anos atrás by Donadel
malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Donadel
3 anos atrás

…Hoje em dia com CAD é muito simples…
Parece até que o CAD é mais recente que o Tik Tok.
VIGARICE isso sim. E da MERCEDES que pelo que vejo aqui, ninguém acha merecedora de uma MULTA pesadíssima.
Será assim tanta a hipocrisia das outras equipas? É que se for o caso, andam lá a fazer o quê exactamente?

ma-nac
ma-nac
Reply to  malhaxuxas
3 anos atrás

Multa? Tirava mas era os pontos todos. As multas é a solução de muita coisa e de muita gente neste mundo… E não passamos disto.

Last edited 3 anos atrás by Manuel Gonçalves
alexname
alexname
3 anos atrás

Como a F1 está cada vez menos interessante na pista, se nao fosse a questão RP para desviar as atenções então era uma desgraca.
Quando se começou a falar em ‘segundo pelotao’ (midfield em inglês) numa competição em que todos deveria ter a hipótese, mesmo que teórica, de ganhar, e equipas B, esqueçam! Está tudo dito.

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  alexname
3 anos atrás

500% de acordo.
Aquele Tótó com cara de palhaço, é lôbo com pele de cordeiro. E leva a melhor!

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

A Ferrari está a construir em segredo um Mercedes. Já imaginaram um Mercedes com motor Ferrari? Tipo, um Mercedes, mas mais lento. 😲

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Maa com um cantar mais lindo!
E eu sou insuspeito!

inoferreira
3 anos atrás

A TV SKY já mostrou imagens lado a lado das condutas de arrefecimento dos travões do RP e do W10 e não são iguais, logo estes protestos não vão dar em nada, mas uma vez que a Ferrari está tão preocupada espero que a RP pague na mesma moeda exigindo junto da FIA que seja divulgado publicamente o acordo secreto entre FIA e Ferrari (o acontecimento mais vergonhoso da F1 em muitos anos) recorrendo aos tribunais se assim tiver que ser, se o RP fosse um autêntico chaço tipo Ferrari ninguém protestava.

ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

O RP era de facto um chaço no ano passado, e de repente, como que por magia, o carro tornou-se no segundo/terceiro melhor carro do plantel, sem as regras do jogo terem mudado. Quando a Ferrari tinha um motor fraudulento e começou a ameaçar o domínio da Mercedes, começaram logo as suspeitas e acusações. Agora que a RP descobriu a poção do Asterix de um momento para o outro, é tudo por mérito e nada é ilegal. A isso eu chamo de Hipocrisia! Neste fórum, todos os adeptos da Mercedes defendem a RP com unhas e dentes, porque sabem que… Ler mais »

inoferreira
Reply to  ManelDasBombas
3 anos atrás

Esse é que é o problema dos Tiffosi, é não gostarem de seguir as regras se essas mesmas regras não os beneficiarem, pelo meu lado é cristalino, se as regras dizem que é ilegal castigue-se, seja RP, Mercedes, Renault ou Ferrari, se não é ilegal os que não gostam só tenhem que aguentar, mas não, mesmo que a FIA diga que não encontrou nada de ilegal no RP como disse mais que uma vez no caso do DAS, os Tiffosi deste fórum vão continuar a chorar e a bradar aos céus que é ilegal, como se fossem os maiores entendedores… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  ManelDasBombas
3 anos atrás

Concordo. Uns com “saltos de performance” andam nos “truques”…e forçam a FIA a analises exaustivas. Outros, parece que podem dominar ao belo prazer.

Charutus GT
Charutus GT
Reply to  ManelDasBombas
3 anos atrás

Essa e a grande verdade, como se esta situação nao fosse o plano (previdivel) de Toto e da Mercedes face ao muito provavel abandono da F1 por parte da Mercedes; Toto tem accoes da Rp e da Wiliams (e msnda naquilo tudo); a Mclaren volta a ter motores Mercedes em 2021; tudo isto esta pensado para a Mercedes continuar com hegemonia da F1 mesmo sem s sua presença oficial, sempre com o apoio oficial da FIA e da Liberty, e assim o protesto da Renault fica em aguas de bacalhau e a F1 sera um trofeu monomarca.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  ManelDasBombas
3 anos atrás

Hipocrisia é não ver que a Force India/Racing Point só era 7ª o ano passado devido aos problemas financeiros que os impediram de desenvolver o monolugar em 2018. hipocrisia é não ver que a RP desde 2016 é a quarta melhor equipa, conseguindo até pódios com Pérez. Hipocrisia é só ver a parte que vos interessa (o ano de 2019) e não ver o ano de 2016 e 2017 em que foram quarta melhor equipa. Que em 2018 se não fosse a mudança de nome e seriam quarta melhor equipa. Se não fossem os problemas financeiros de 2018 e seriam… Ler mais »

Shaggy
Shaggy
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Na Hungria 2020 na qualificação Stroll é mais rápido quase 4s do que em 2019, hipocrisia ou simplesmente Stroll é um super dotado melhor que Hamilton?

J N P
J N P
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Sabes porque nunca vai ser divulgado o conteúdo do relatório? porque a informação sobre a unidade motriz Ferrari foi obtida a partir de informações de um “bufo” engenheiro para a FIA. Como deves lembrar-te vários protestos originaram investigação mas não deu em nada! porque não conseguiam descobrir onde estava o truque. Só depois de um “bufo” interno e sem dar a cara mas as corretas diretrizes para a FIA chegar onde chegou. Naturalmente todos ficavam mal na fotografia e assim é uma solução benéfica para todos. The show must go on. Cps

zedasrodas
3 anos atrás

Analise de pormenor num copo com capacidade de 20cl, contendo 10cl pode dizer-se que está meio cheio ou meio vazio ambos tem razão se não se souber se estavam a encher ou a vazar. Possivelmente uns estavam a encher e encontraram o meio e outros estavam a vazar e encontraram o meio ninguém copiou nada, este é o resultado.

RogerM
RogerM
3 anos atrás

A imparcialidade e funcionalidade da FIA a ser questionada…pois é preciso outras equipas forçarem as investigações com protestos formais, senão nada acontece.

RedDevil
RedDevil
3 anos atrás

Segundo dizem, o carro é uma cópia do W10, no entanto, só encontram uma “cópia” nas condutas de travões… ou seja, temos um “argumento” muito grande (o RP é uma cópia) preso por um fio (as condutas dos travões são copiadas)… este caso já devia estar morto e enterrado…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

É no mínimo hipócrita da parte da Ferrari vir acusar uma equipa de copiar e deixar a sua equipa satélite (a Haas) copiar todos os anos o seu conceito. Para quando um protesto da equipa de Maranello nesse sentido?

Porque se o RP vai contra as regras, então a Haas terá de ser obrigada a redesenhar o seu monolugar também, ou vamos ter filhos e enteados?

MurrayWalker
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Sem Ferrari nunca haveria Haas. Foi um acordo para bem do desporto. E este nem necessitou de ser secreto.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

É claro que é hipócrita, mas é política e todas as equipas fazem igual, ou acha que a sua Mercedes nasceu com um halo na cabeça? Tanto que não nasceu que apoia uma premissa racista, o que não é de todo inédito para aqueles lados!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado