F1: Ferrari quer culpados dos acidentes a pagar a fatura

Por a 2 Agosto 2021 15:39

O limite orçamental exige uma ginástica financeira nem sempre fácil de fazer para as equipas que gastam mais e o tema dos acidentes tem sido cada vez mais falado. Mattia Binotto quer que a fatura dos acidentes passe para os responsáveis dos mesmos.

Com alguns acidentes mais violentos que obrigaram as equipas implicadas a trocar muitos componentes ou até chassis completos, as equipas enfrentam agora uma realidade diferente, com estes custos a terem implicações diretas na época, com o limite orçamental a dificultar a gestão das equipas. Um dos exemplos é Charles Leclerc, vítima do incidente na curva 1 em Hungaroring, sem culpas. Mattia Binotto defende que é preciso repensar este tema e talvez passar os custos a quem é considerado culpado pelos incidentes:

“Penso que há valor neste tipo de discussões num futuro próximo com os outros diretores da equipa, FIA e F1”, disse Binotto na Hungria no fim-de-semana passado. “Obviamente, se não for culpado, ter tais danos no limite orçamental é uma consequência ainda mais gravosa neste tipo de casos. Deveríamos acrescentar isenções? Não tenho a certeza se essa é a solução. Penso que pode ser muito difícil ser controlado. O que podemos considerar é que, se um piloto tiver falhas, a equipa do piloto deve pagar pelo menos às outras equipas pelos danos e reparações. Isso tornará os pilotos mais responsáveis”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pitão
Pitão
2 anos atrás

Um seguro contra terceiros resolve…

McFamba
McFamba
2 anos atrás

Se for como eu penso, 17 anos depois sai o veredicto do acidente. É que a defesa entra em ação, depois vem os tribunais do desporto, depois os civis, depois há o recurso, entretanto algumas equipas mudam de nome, enfim, um fartote, não era? Só esquemas! Já agora estende-se ao futebol e outras modalidades e cada lesionado recebe uma indeminização…. Mas esta gente não tem mais nada para pensar?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Parece-me bem. Visto que agora há o tecto orçamental, deveriam ser os culpados a pagar os estragos.

O problema é que con personagens como a “Karen” Horner no paddock, que quando for culpa da RB vai apresentar provas como o Albon a andar com um monolugar de 2013 para não pagar, vai ser uma macacada completa.

Warrior
Warrior
2 anos atrás

Não devemos esquecer que os tempos mudaram e com isso as regras também.
O numero de componentes passou a ser limitado, assim como a verba disponível. Logo um acidente de uma determinada envergadura pode colocar em causa a época, pois se obrigar a mais uma troca de motor, devido a um acidente grave, além de ter sido colocado fora ainda será penalizado pela troca de componentes. Parece-me demasiado injusto. Além disso a equipa, em vez de aplicar a verba que tem para desenvolver, tem de usar a reparar, sendo que nos devemos recordar que o acidente foi causado por outro.

Last edited 2 anos atrás by fernandogcamposgmail-com
can-am
can-am
2 anos atrás

Mercedes Benz através do seu chauffeur Bottas culpada. Deve pagar facura ? Talvez. Mas isto é um precedente perigoso.São corridas…mas não de eliminação. Só quem acredita que o tipo levava ordens da equipa para fazer aquilo. Eu custa-me a acreditar que um team de respeito, tradição e prestígio, tenha planeado tamanho acto. Se vamos por aí… Uma coisa é certa :com a boca cheia de respeito e direitos etc e tal …os pilotos nunca se respeitaram tão pouco como hoje. Pouco ou nada convivem, cada um na sua bolha,não se criam laços de amizade e companheirismo entre eles como no… Ler mais »

roq
roq
2 anos atrás
831ABO
831ABO
2 anos atrás

Vou mais longe: os carros deviam ter um papelinho com o número da apólice colado no halo e os pilotos deviam ter uma declaração amigável e um colete retrorreflector no porta-luvas. Além do triângulo na mala, claro.

jo02101713
jo02101713
2 anos atrás

Coitada da Formula 1, está totalmente entregue aos bichos!

anotheruser
2 anos atrás

É mais simples tirar o custo dos danos dos acidentes do orçamento anual das equipas.
A equipa diz quanto custa, a FIA valida e esse valor não sai do orçamento da equipa.

Pity
Pity
Reply to  anotheruser
2 anos atrás

Até tem uma certa lógica, mas só para danos causados por outros, não pelos pilotos .da própria equipa

zbranco
zbranco
Reply to  Pity
2 anos atrás

E assim será necessária mais uma profissão na F1 “peritagem de acidentes” 😀
“Epá isto esta muito mal tem de levar um triangulo, rolamento, xii vale mais dar para abate” :D:D:D

anotheruser
Reply to  Pity
2 anos atrás

Sim, talvez. O que nãofaz sentido é a ideia do Binotto ou a verborreia do Marko/Horner: isso iria servir para ganhar campeonatos na contabilidade e exterminar equipas.
Imagine-se a Lótus do Grosjean em Spa há uns anos.
O que tal faria a qualquer pequena equipa nova que conseguisse entrar na F1 em que um seu piloto tivesse um deslize?
E os pilotos deixariam de ser pilotos.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

Sim, porque tudo o que queremos são pilotos preocupados com penalizações e contas a pagar!
Os acidentes não devem caber no limite orçamental e está o assunto arrumado.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado