F1: Fernando Alonso sentiu-se “mais desejado” pela Aston Martin do que pela Alpine

Por a 31 Agosto 2022 11:30

Fernando Alonso revelou ter optado por trocar a Alpine pela Aston Martin para a próxima época depois de sentir que a segunda “o desejava” mais do que a sua atual equipa.

A Aston Martin não perdeu tempo em contratar um piloto para substituir Sebastian Vettel, que anunciou que se ia retirar no final da temporada. Apenas quatro dias mais tarde, Alonso confirmou que iria substituir o tetracampeão do mundo.

A Alpine esperava que o piloto espanhol permanecesse na equipa por mais um ano, enquanto que a Aston Martin lhe ofereceu de imediato um contrato de dois anos, indo ao encontro das exigências do veterano das Astúrias.

“Penso que a Aston [Martin] estava à espera da decisão [de Vettel]”, disse Alonso.

“Eles estavam contentes com o Sebastian [Vettel] para continuar mais um ano na equipa, mas no final o ‘Seb’ decidiu parar e começaram a chamar alguns pilotos que estivessem interessados”.

“Eu era um desses, e ainda estava disponível. Começámos a falar nesse fim-de-semana, brevemente, sobre as condições que eu esperava e o que eles esperavam de mim, e cumprimos muito rapidamente as nossas expectativas”.

“Na segunda-feira de manhã assinámos e decidimos anunciar muito rapidamente antes de qualquer fuga de informação. Senti que era a decisão certa para me mudar para a Aston Martin, porque eles realmente desejavam-me”.

Por outro lado, o chefe de equipa da Alpine, Otmar Szafnauer, declarou que só soube da troca de Alonso quando o comunicado de imprensa foi emitido.

Alonso confirmou que esta era provavelmente a verdade porque Szafnauer não tinha estado envolvido nas negociações para o manter na Alpine, pelo que não havia necessidade de o informar.

“O Otmar provavelmente não sabia de nada, mas eu informei [o CEO da Alpine] Laurent Rossi e [o CEO da Renault] Luca de Mayo, os meus mecânicos e os meus engenheiros”, acrescentou Alonso.

“Todas as pessoas que estiveram envolvidas nas negociações foram informadas antes de qualquer anúncio. O Otmar não esteve envolvido nas negociações, e provavelmente o Laurent e o Luca não o informaram antes do anúncio, e ele ficou surpreendido com isso”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
*RPMS*™
1 ano atrás

Declarações interessantes de Alonso, sem vaidade e com grande profissionalismo:

A Aston Martin queria manter Vettel e começou a procurar alternativas quando o alemão anunciou o abandono.

A Aston Martin contactou Alonso e outros pilotos.

Alonso manteve sempre o CEO da Alpine informado acerca do que se estava a passar.

Alonso com estas declarações faz corar de vergonha quem diz que o espanhol não tem humildade e fez esta negociata nas costas da Alpine…

Cumprimentos

917/30
1 ano atrás

A Alpine só tem que se queixar de si própria, geriu esta situação toda muito mal e pagou por isso. A equipa pensava que tinha a faca e o queijo na mão e que Alonso e Piastri tinham que aceitar o que lhes fosse oferecido…correu-lhe mal. Win some, lose some.

js1970
js1970
1 ano atrás

O calimero ainda esta a tentar ultrapassar o Vitaly Petrov… se não conseguires pede ajuda ao Gokhan Saki ou ao aspirante… sim que não passa mesmo disse um aspirante a NADA!!!

Pity
Pity
1 ano atrás

“…porque Szafnauer não tinha estado envolvido nas negociações para o manter na Alpine, pelo que não havia necessidade de o informar.”
Mas não é o Szafnauer que gere a equipa no terreno? Se é, tem de ser informado. Se era o Alonso ou o Luca di Meo que devia tê-lo informado, pouco importa, embora, nem que fosse por uma questão de cortesia, Alonso podia tê-lo feito.

*RPMS*™
Reply to  Pity
1 ano atrás

Se o próprio Luca di Meo estava informado, penso que compete a hierarquia da empresa, neste caso o próprio CEO, informar Szafnauer…não é Alonso que é um mero funcionário que tem essa obrigação de passar a informação.
Como cortesia, podia ter feito, mas apenas mesmo por cortesia. Mas se calhar nem Alonso pensava que havia essas falhas de informação dentro da estrutura…

Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
1 ano atrás

Por isso é que eu não “bato” no Alonso neste assunto, mas leva-me a pensar uma de duas coisas: ou o ambiente entre Alonso e Szafnauer não é dos melhores, ou a gestão da Alpine continua uma bagunça. Inclino-me mais para a segunda.

garantia4
garantia4
1 ano atrás

“O Otmar provavelmente não sabia de nada, mas eu informei [o CEO da Alpine] Laurent Rossi e [o CEO da Renault] Luca de Mayo, os meus mecânicos e os meus engenheiros”, acrescentou Alonso.” Agora, reparar no requinte da frase, na oração imediatamente a seguir, que foi omitida no texto do autosport, e vai mesmo em francês (1): ” Donc toutes les personnes qui étaient impliquées dans les négociations ont été informées avant l’annonce d’Aston Martin. “ Ou seja, temos aqui uma novidade! Segundo o xamã de oviedo, O Otmar nunca esteve envolvido nas negociações, mas, vejam bem, os mecânicos, esses… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Eu acho que é bem fácil de entender para quem consegue não ver apenas malicia em tudo o que Alonso faz ou diz.
Alonso informa os superiores máximos hierárquicos, o CEO da Alpine e o CEO da Renault.
Depois informa, por cortesia, quem mais próximo trabalha com ele, os seus mecânicos e os seus engenheiros.
É tão simples quando não se anda a combater contra moinhos de vento e a ver F1 apenas com pálas anti-xamãs de oviedo…

Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado