F1, Fernando Alonso: “A vitória de Ocon na Hungria não se repetirá em 100 anos”
![](https://images.autosport.pt/2022/11/2-alonso-ocon-alpine-f1-2021.jpg)
A relação entre Fernando Alonso e Esteban Ocon parecia boa em 2021, mas em 2022 azedou a um ritmo espantoso. Os sinais de afastamento foram-se tornando claros no último terço da época e o espanhol, desde então, não tem poupado nas palavras.
Numa recente entrevista, citado peloGP Fans, Alonso falou dos seus resultados na Alpine, onde conseguiu um pódio em 2021, ano em que Esteban Ocon conseguiu a sua primeira vitória na F1. Alonso referiu-se a esse feito de forma menos positiva:
“Não conseguimos a vitória porque o que aconteceu na Hungria, no ano passado, não voltará a acontecer daqui a cem anos, portanto foi uma casualidade”, disse o asturiano. “E depois o pódio, talvez no Canadá e na Austrália tivemos uma oportunidade, mas perdemos por nossa própria culpa”.
Alonso costuma medir bem as palavras e se usou esta expressão foi com a intenção de desvalorizar o feito de Ocon, o que pode ser mais um claro sinal do final atribulado de relação entre os dois, mesmo que Ocon mantenha a sua postura algo surpreendida com tudo o que aconteceu.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
É por tiradas como esta que eu não consigo “engolir” o Alonso. Ele tem tanto de bom piloto como de pessoa intratável. E eu nem simpatizo com o Ocon, mas não se lhe pode tirar o mérito de saber aproveitar a oportunidade que teve. Será difícil a Alpine voltar às vitórias? Talvez, mas se resolverem os problemas de fiabilidade e tiverem uma gestão estável, podem muito bem vencer. Gostaria que tal acontecesse já no próximo ano, nem que seja para calar Alonso.
Foi de facto uma oportunidade que não se repetira. Aquilo foi uma vitória à la Baghetti… ou à la Mass, por aí.
Penso que o que o Alonso quis dizer é que Ocon não voltará a ganhar em condições semelhantes, basta lembrar o Hamilton sozinho na grelha e já nos estamos a rir, não creio que o Alonso queira dizer que o Ocon (ou a Alpine, ou ambos) não volte a vencer em 100 anos…
Não, o que o Alonso disse foi mesmo para retirar mérito ao Ocon.
Imagino que numa mente tão limitada como a tua seja essa a conclusão a que se chega…
Deixem-me ser cinicamente positivo
E quem lhe disse que está a tirar mérito ao Ocon? Além do mais Ocon e a Alpine têm muito a agradecer a Alonso por essa vitória como muito bem sabe. Tudo o resto veja o meu comentário abaixo.
Alonso está a ser Alonso, pura e simplesmente. Não me lembro de nenhum outro piloto que diga sempre mal de uma equipa onde está ou por onde passou. As declarações dele são contra o Ocon e contra a Alpine. Dentro de um ano, no máximo dois, iremos ler algo parecido. Oxalá me engane.
As declarações dele não são contra Ocon, são apenas uma constatação de um facto, a Alpine não teve, e por este andar nunca vai ter, um carro capaz de ganhar corridas. Para isso teria que bater a RB, SF, a MB e não ser ultrapassada pela Mclaren…. Não são os mais rápidos nem os mais fiáveis, (longe disso), e os pilotos que vão ter não são de topo! Já que apelidou de “contra a equipa” o que Alonso disse, o que chama ao que Ham ou Lando foram dizendo acerca do carro ao longo do ano?
Fernando Alonso apelidou o motor Honda de motor de GP2 (Fórmula 2) quando estava na McLaren. Nem daqui a 100 anos o motor Honda será campeão de Fórmula 1, jamais, era a crença de Alonso. Pois é, pois é, o ódio cega…! O Alonso piloto tinha valor para mais vitórias e títulos. Infelizmente nem daqui a 100 anos isso vai acontecer. Fez a própria cama.
O Alonso sempre teve “questões” pelas equipas por onde passou, lembram-se da McLaren, fase 1?
Muito parecido com o Carlos Reutemann, até fisicamente… 😉
Parecido? O Reutemann tinha uma estatura normal, o Alonso é mais assim para o nanico… em todos os aspectos, não apenas fisicamente.
O que vale é que nos carros puxa o banco pra a frente e já chega aos pedais e lá conseguiu ganhar o Campeonato por 2 vezes.
E na ternura dos 40 ainda vai voando como vimos em Austin 😁
Não me referia à estatura, mas à forma ds fronha, mas não é importante… lembremos os duelos do Reutemann com o Laffite, era só caixa…
A semelhança que vejo entre os dois é que o Reutemann também era uma figura detestável que saiu a mal de todas as equipas por onde passou. Essa parte percebi eu. A minha resposta inicial quanto à estatura foi só para brincar um bocadinho…
Tem de facto uma certa semelhança nas más opções de equipa. Não tenho ideia que fosse mau génio como o Alonso. Simplesmente é feitio argentino.
«Más opções de equipa»? Esteve na Ferrari num dos seus melhores períodos, depois na Williams quando esta se tornou dominante! Só se foi pela passagem pela Lotus em 1979, quando a vantagem desta equipa no ano anterior se evaporou.
Quanto ao feitio argentino, talvez o facto de ter ancestralidade suíça explique melhor a sua frieza. «Uma frieza repugnante», como referiu o Niki Lauda na sua biografia de 1986.
Estou mesmo neste momento a jantar com amiga que regressou de viver na Argentina. Sim, é feitio argentino queixar-se de tudo.
Quantos aos carros. Em 77 a Ferrari já não era o melhor carro mas o Lauda foi incrívelmente constante. E concordo que o Lole ficou bastante em baixo.
Em 78 já não dava para ser campeão. Assim como na Williams não teve as melhores condições por contrato.
É a primeira vez que escuto esse conceito de frieza, nunca a topei nas entrevistas que vi. Não sabia.
Parecido com o Reutemann, e até fisicamente ?! Boa piada, a sério !
A sério! Infelizmente não se podem por fotos aqui.
Alonso bem que podia passar sem estes comentários, apesar de ter razão pois a vitória foi mais oferecida e fruto das circunstâncias do que conquistada. No entanto, e á luz do talento, a Alpine perdeu bem mais do que ganhou. Deixou sair o seu melhor piloto e ficou com outro que claramente está mais perto da mediania do que dos pilotos de topo. O seu comportamento em 2023 após algumas corridas (nas primeiras vai tentar ser “Team mate”) quando em luta directa com o Gasly vai continuar a ser mais do mesmo.
Tudo a cascar no Alonso…O homem pode ter o feitio que tiver mas não temos que ter todos a mentalidade do afondo…tudo a partir do princípio (até o Fábio Mendes) que a afirmação de Alonso era para atingir Ocon…enfim o habitual. Já vos passou pela cabeça que ele está a afirmar e com toda a razão que a Alpine não teve carro para ganhar corridas nos dois últimos anos???? E já agora, é mentira? Tanto que não estava a tirar mérito a Ocon que Alonso até fala nos exemplos do Canadá e Austrália em que teve problemas no carro. Está… Ler mais »
“tudo a partir do princípio (até o Fábio Mendes) que a afirmação de Alonso era para atingir Ocon”
Olhe que não, olhe que não…
Sim, você e mais um ou outro serão a excepção, mas uma árvore não faz a floresta.
Mais uma vez pura dor de corno! E mais um comentário desnecessário. Mas sempre foi assim e já não muda. É pena, porque é bom piloto. Não tão bom como os melhores nem como diz ser, mas indiscutivelmente bom.
Duas vezes Campeão é bom?
Boa anedota Natalícia!
É bom. Mau é que não é. Mas muito bom é ter 7, 5, 4, 3… Ou mesmo 2 mas com muito boas hipóteses de mais alguns. Bom Natal.
Está bem anedota Natalícia!
Ok…dois campeonatos mais três “muito boas hipóteses” chega para ser muito bom? Em que ficamos?
Ficamos em que Verstappen tem 2 campeonatos e muito boas hipótese de ganhar mais alguns (e consequentemente ficar mesmo com mais de 2 campeonatos ganhos). Já mais alguns campeonatos para Alonso parece que está difícil… Mas daqui a 2 anos fazemos as contas.
loool esses golpes de rins, agora é “daqui a 2 anos fazemos as contas”….e os campeonatos que Alonso perdeu por pouco e com um nadinha mais de sorte ou azar dos adversários poderia ter ganho? (2007, 2010 e 2012) não contam para o “muito boas hipóteses”???? Não teve (tal como disseste) “muito boas hipóteses” nesses anos? Pergunto, em que ficamos?
São os chamados quase campeonatos… É como esta conversa sem interesse e os futuros campeonatos do Alonso. Ou a superioridade do Alonso sobre o resto do plantel. Ou todo este assunto… É tudo quase… Foi por pouco,. Mas não é nem nunca será!
looool andas às voltas…e quanto mais falas mais te enterras…”São os chamados quase campeonatos…” as tais “muito boas hipóteses” de que falaste, palavras tuas, não minhas…enfim…
Soares, você faz- me lembrar o Dr. Cunhal dos velhos tempos do PCP – ganhava todas as eleições que perdia nas urnas! Nunca perdeu nenhuma, dizia ele…
looool És daquele tipo de pessoas que diz tudo e o seu contrário…afirmas uma coisa e (quando vês que meteste os pés pelas mãos) a seguir dizes que a conversa “não interessa” e falas em “daqui a dois anos”… e vens tu falar nessa do Cunhal…francamente! p.s. Soares??? WTF?
Se o Masi voltar são garantidos.
😅
Dois campeonatos…podia ter sido campeão mais três vezes, 2007, 2010 e 2012! Nada mau para um piloto “bom”…
Podia ter 7 ou 8 ou 5, diz o “outro” 😅
lol O FormulaTwo+1 acabou de dizer que o Alonso é muito bom…”Ou mesmo 2 mas com muito boas hipóteses de mais alguns”
Escrita não é o forte dele.
Não esquecer que em 2006, ganhou porque o Ferrari do Shummi estourou, no entanto por muito mau feitio que tenha, admiro a raça e não ter medo de outros desafios e naturalmente é um excelente piloto.
Não esquecemos isso nem o facto de 2005 também podia ter sido para Kimi, tal como 2007, 2010 e 2012 também podiam ter sido de Alonso e de repente podíamos estar a falar de um 5 vezes campeão do mundo…quanto ao que diz da raça/desafios/excelente piloto, é exactamente isso que penso dele e já não é de agora.
Nem preciso de dizer nada, o homem enterra-se sozinho. hahahaha Apenas provou mais uma vez o quão incomodado fica quando um companheiro de equipa ousa fazer-lhe frente e a equipa ousa não lhe dar primazia. hahahaha
Por isso meteu o rabo entre as pernas e fugiu para a Aston Martin, com o seco do Stroll ao lado, sabe que não volta a sofrer em ser batido pelo companheiro de equipa… Em 100 anos! hahahaha
Que comentário mais estúpido… mas o que é se podia esperar de um hater como tu…
Acho que ele não precisa de primazia. Creio que um carro que tivesse acabado mais corridas já o tinha feito feliz.
O que sei é que o Ocon devia ser mais agradecido ao Alonso pela primeira e acho que única Vitória que terá na sua medíocre carreira.
Uma coisa não se pode negar…o homem devia ser comediante, aquela piada de ter feito 98% do trabalho da equipa é simplesmente hilariante.
Tanta choradeira das Alonsonetes, e tantos comentários estúpidos a defender o campeão da confusão com teses mirabolantes! E o que é que fica para mais tarde recordar? O OCON COMEU DE CEBOLADA O ALONSO… FOI SEM ESPINHAS!!!
Pronto, já so faltavas tu batatinha…o trio de palhaços está completo! 🤡 loooool
E com letras maiúsculas porque assim o Alonso, que já não é novo lê e se as letras fossem pequenas não conseguia.
Vamos dividir por pontos:
Gastronomia: a cebolada não leva espinhas.
Desporto: nem sempre a realidade pontual reflecte a qualidade dos desportistas.
Não li o contexto e não me surpreende que Alonso tenha sido rancoroso uma vez mais.
Mas ele TEM RAZÃO.
Há alguma dúvida de que o que se passou nessa corrida foi único?
Em que outras condições a QUINTA equipa do mundial consegue a brilhante performance de primeiro e quarto?
Nem Monza 2020 é tão afortunado.