F1: Erro da Mercedes compreensível, Alfa Romeo nem por isso, mas…
Quem esteve atento ao Grande Prémio de Itália de Fórmula 1 e seguiu toda a questão que decorreu do ‘encosto’ perto da entrada do pitlane do Haas de Kevin Magnusssen, o consequente Safety Car que se seguiu, e os erros da Mercedes e Alfa Romeo percebeu, mais tarde que a Mercedes teve segundos para reagir, e Lewis Hamilton entrou nas boxes, enquanto a Alfa Romeo cometeu o mesmo erro, mas com quase uma volta de diferença. A situação foi igual para todos, mas com janelas de tempo bem diferentes, sendo também verdade que fechar o pitlane é muito pouco habitual e por isso as equipas foram surpreendidas. A maioria já tinha dito aos seus pilotos para ‘entrar’, e no momento em que o Safety Car foi despoletado, Hamilton liderava a corrida e era o piloto mais próximo da entrada do pit lane. 12 segundos foi o tempo que a Mercedes teve para avisar Hamilton, mas demorou 23 segundos. Neste particular a Red Bull e a Ferrari estiveram bem, avisaram Max Verstappen e Charles Leclerc 18 segundos depois do Safety Car ter sido despoletado. A Alpha Tauri demorou 16.
A Alfa Romeo teve 75 segundos e não impediu que Giovinazzi fosse penalizado. A Williams demorou entre 75 e 107 segundos a avisar os seus pilotos. A Haas, 53. Será que está aqui um exemplo onde a quantidade de elementos que cada equipa tem a trabalhar durante um Grande Prémio fez diferença? Há um número máximo na pista, mas na fábrica estão muito mais, para quem pode. Será que este é um exemplo em que teto orçamental equilibra a balança? A margem nunca se fechará, porque os melhores em tudo, pilotos, engenheiros, etc, etc, estarão sempre nas melhores equipas, mas há-de fazer alguma diferença…
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Acho que só demonstra que se calhar o pitlane precisa de um semáforo na entrada. É uma sinalização muito mais directa. Se o piloto não vê esse semáforo então é cegueta.
Essa do semáforo não dá, pois teria de ser posto antes do início da linha que delimita a via de boxes e poderia ser confundido com uma bandeira vermelha. A não ser que fosse tão grande que permitisse a palavra “closed”. Mas… os pilotos não recebem aviso de safety car no écran do volante? Talvez pudessem receber também a indicação pit closed, apesar de ser algo que não é frequente.
Ou em português NAO ENTRAR
Pois, mas a língua oficial da F1 é o inglês…
O melhor era umas cancelas à moda da CP, com a campainha a tocar 😆😆😆
Com guarda e bandeirinha
Concordo com a ideia do semáforo
Sem querer apagar o erro da Mercedes AMG na entrada das Boxes. Mas….Por respeito ao Circuito de Monza ( é daqueles que tento não perder) vi a corrida de domingo. E a minha opinião é a de que o Hass seria recuado 4,5,6 metros e ficaria fora de perigo, essa intervenção ocorreria claro em Bandeira Amarela (de Sector? )e nunca em Safety Car on track. Como aqui já li, esta corrida terá sido apimentada artificialmente. E que fds inspirado estava a ter Hamilton, merecia melhor sorte. Basicamente o que penso é: Apimentar corridas de F1 com Safety Car on track?… Ler mais »
Li, num dos vários sites por onde passei, que, apesar de haver ali perto uma abertura, recuar o carro não era viável. Não me pergunte porquê, porque não lhe sei responder. Talvez porque o carro não se mexia….
E já tenho lido teorias da conspiração bem mais fundamentadas e lógicas do que a sua.
os comentadores da F1TV/Sky comentaram que os comissarios teriam de retirar uma mesa estilo picnic que estava nessa abertura. Não sei o que seria essa mesa, mas se era a mesa do farnel, seriam 2 apontamentos algo graves; 1º pq o espaço deve estar desimpedido, exatamente para uma situação como a q ue ocorreu; 2º pq se preferiram empurrar para o pitlane, obrigando à entrada do SC, e consequente fecho do pitlane, mais grave ainda seria. Digo seria pq não sei que mesa seria aquela, mas era bem visivel nas imagens que algo estava a bloquear a abertura nos rails.
Essa da mesa… é mesmo à italiano, não tem lógica nenhuma. Admiti que fosse qualquer problema que impedisse as rodas de rodarem e fosse preciso uma grua, apesar da pouca distância. Não vi como foi que tiraram o carro. Aproveitei para dar uma espreitadela a um canal de notícias.
E vocês a engulir tudo o que os xenófobos da f1tv vos impingem. E, pity, se alguém lhe dissesse: o hamilton fez asneira, é preto está tudo dito. O que lhe parecia?
Ofendeu-se todo por eu dizer que é mesmo à italiano, mas chama xenófobos a outros… Está explicada a sua “coerência”
Que o garantia era racista e burro,
Fiquei com a idéia de que aquela abertura é apertada e só dá para os comissários…
Muito certo o comentário. Foi uma decisão… muito decidida, e talvez não houvesse motivo. O incidente tinha solução fácil. Este ano é horribilis em tudo.
Ao ver o posicionamento do carro também pensei que facilmente o puxariam para trás, no entanto Magnussen afirmou pela radio que algo se havia partido. E poderá ter sido algo que tenha impedido o carro de fazer esse percurso, só andando mesmo em frente. Como naquela zona não se passa assim tão devagar, ter alguém a empurrar uma viatura a 3 ou 4 km/h não faria muito sentido, a memória do que aconteceu com Bianchi no Japão ainda está muito presente. Também acredito que, antes do primeiro treino livre, os pilotos e equipas são informados qual a sinalização existente no… Ler mais »
A F1 esclareceu que a abertura não tinha largura suficiente para passar um F1.
Uma situação a rever para o próximo ano. Penso que não será difícil alargar a abertura.
Aparentemente aquela entrada não tem largura suficiente para recuar o carro. Ia impedir os comissários de terem acesso a pista caso fosse necessário. Algumas entradas de serviço teem largura para o carro mas pelos vistos nem todas.
Off topic:
Peço a alguém da zona de Almada, mais concretamente da freguesia de Caparica, que, por acaso, tenha encontrado UMA CARTEIRA DE HOMEM, com cartões e dinheiro, entre o parque de estacionamento do Continente do Monte de Caparica e a Fomega, pela estrada velha, que me diga alguma coisa, ou que a entregue ao segurança do Continente. A perda aconteceu perto das 10 horas da manhã.
o.0
Mas vocês seguem f1??
Mas que semáforo qual que.
Há duas placas electrónicas na parabólica que dizem se ta aberto ou não. Vamos meter um semáforo a entrada do pit lane?? Quando já estão a entrar e depois teem de voltar a pista e quem sabe até provocar algum acidente porque foibt
Mas vocês seguem f1?? Mas que semáforo qual que. Há duas placas electrónicas na parabólica que dizem se ta aberto ou não. Vamos meter um semáforo a entrada do pit lane?? Quando já estão a entrar e depois teem de voltar a pista e quem sabe até provocar algum acidente. As placas para quem conduz são muito visíveis mesmo. Vocês querem estragar um bom sistema e trocar por um mau. Tudo para justificar o erro da Mercedes e do Hamilton. Houve mais equipas a mandar seus pilotos para a boxe só que eles estavam atentos. Achei muito ridícula aquela corrida… Ler mais »
Muito bem escrito.
Pois, á velocidade que vão, ter um painel que diz SC e/ou PC (ou que muda para PC) é de grande impacto informativo, sobretudo quando a segunda sigla é incomum nos GPs. Dá mesmo para grandes reações em 12s. Qual é o problema do velho semaforo. Durante decadas e decadas esteve lá, na F1 e em outros escalões. Á saída está lá um ou não? E a questão não é justificar pilotos ou não, é para que se evite que volte a acontecer uma situação controversa. Se um piloto for a circular perto da entrada das boxes, digamos que a… Ler mais »
Qual é a parte de não poderes ter um semáforo à entrada da box em Monza que não percebes?
Só veriam o semáforo quando já estivessem a entrar e tinham de continuar a entrar ou saíam e seriam penalizados.
As placas estão no sítio correcto e para além disso cada equipa tem umas centenas de pessoas para avisar o piloto e estar atento a coisas destas
Ainda não vi chefes de equipa ou outros pilotos queixaram se.
Só tenho visto fãs mandar bitaites.
E vir defender que mal da para ver é que não há tempo e etc e tal só mostra o ridículo da defesa quando é exactamente o contrário.
Houve 2 pilotos em 20 que não viram e creio que um deles foi mandado de propósito a boxe na esperança que não houvesse penalização para o Hamilton e logo não haveria para ele também. Não custava tentar.
Só é controvérsia para os fazinhos do Hamilton.
Não vejo mais ninguém queixar se.
Para a próxima tenho de ter cuidado. Quando for do Porto para Lisboa, tenho que estar atento às placas em Faro para ver que trajeto poderei percorrer! 🤦♂️
deviam por um grupo de cheerleaders com placas a dizer pitlane closed e a dançar ao lado do guarda da estação…