F1: Erro da Mercedes compreensível, Alfa Romeo nem por isso, mas…

Por a 9 Setembro 2020 17:27

Quem esteve atento ao Grande Prémio de Itália de Fórmula 1 e seguiu toda a questão que decorreu do ‘encosto’ perto da entrada do pitlane do Haas de Kevin Magnusssen, o consequente Safety Car que se seguiu, e os erros da Mercedes e Alfa Romeo percebeu, mais tarde que a Mercedes teve segundos para reagir, e Lewis Hamilton entrou nas boxes, enquanto a Alfa Romeo cometeu o mesmo erro, mas com quase uma volta de diferença. A situação foi igual para todos, mas com janelas de tempo bem diferentes, sendo também verdade que fechar o pitlane é muito pouco habitual e por isso as equipas foram surpreendidas. A maioria já tinha dito aos seus pilotos para ‘entrar’, e no momento em que o Safety Car foi despoletado, Hamilton liderava a corrida e era o piloto mais próximo da entrada do pit lane. 12 segundos foi o tempo que a Mercedes teve para avisar Hamilton, mas demorou 23 segundos. Neste particular a Red Bull e a Ferrari estiveram bem, avisaram Max Verstappen e Charles Leclerc 18 segundos depois do Safety Car ter sido despoletado. A Alpha Tauri demorou 16.

A Alfa Romeo teve 75 segundos e não impediu que Giovinazzi fosse penalizado. A Williams demorou entre 75 e 107 segundos a avisar os seus pilotos. A Haas, 53. Será que está aqui um exemplo onde a quantidade de elementos que cada equipa tem a trabalhar durante um Grande Prémio fez diferença? Há um número máximo na pista, mas na fábrica estão muito mais, para quem pode. Será que este é um exemplo em que teto orçamental equilibra a balança? A margem nunca se fechará, porque os melhores em tudo, pilotos, engenheiros, etc, etc, estarão sempre nas melhores equipas, mas há-de fazer alguma diferença…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
30 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Acho que só demonstra que se calhar o pitlane precisa de um semáforo na entrada. É uma sinalização muito mais directa. Se o piloto não vê esse semáforo então é cegueta.

Pity
Pity
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Essa do semáforo não dá, pois teria de ser posto antes do início da linha que delimita a via de boxes e poderia ser confundido com uma bandeira vermelha. A não ser que fosse tão grande que permitisse a palavra “closed”. Mas… os pilotos não recebem aviso de safety car no écran do volante? Talvez pudessem receber também a indicação pit closed, apesar de ser algo que não é frequente.

ma-nac
ma-nac
Reply to  Pity
3 anos atrás

Ou em português NAO ENTRAR

Pity
Pity
Reply to  ma-nac
3 anos atrás

Pois, mas a língua oficial da F1 é o inglês…

Zacspeed
Zacspeed
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

O melhor era umas cancelas à moda da CP, com a campainha a tocar 😆😆😆

ma-nac
ma-nac
Reply to  Zacspeed
3 anos atrás

Com guarda e bandeirinha

ma-nac
ma-nac
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Concordo com a ideia do semáforo

Billy Bob
Billy Bob
3 anos atrás

Sem querer apagar o erro da Mercedes AMG na entrada das Boxes. Mas….Por respeito ao Circuito de Monza ( é daqueles que tento não perder) vi a corrida de domingo. E a minha opinião é a de que o Hass seria recuado 4,5,6 metros e ficaria fora de perigo, essa intervenção ocorreria claro em Bandeira Amarela (de Sector? )e nunca em Safety Car on track. Como aqui já li, esta corrida terá sido apimentada artificialmente. E que fds inspirado estava a ter Hamilton, merecia melhor sorte. Basicamente o que penso é: Apimentar corridas de F1 com Safety Car on track?… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Billy Bob
Pity
Pity
Reply to  Billy Bob
3 anos atrás

Li, num dos vários sites por onde passei, que, apesar de haver ali perto uma abertura, recuar o carro não era viável. Não me pergunte porquê, porque não lhe sei responder. Talvez porque o carro não se mexia….
E já tenho lido teorias da conspiração bem mais fundamentadas e lógicas do que a sua.

tp84
tp84
Reply to  Pity
3 anos atrás

os comentadores da F1TV/Sky comentaram que os comissarios teriam de retirar uma mesa estilo picnic que estava nessa abertura. Não sei o que seria essa mesa, mas se era a mesa do farnel, seriam 2 apontamentos algo graves; 1º pq o espaço deve estar desimpedido, exatamente para uma situação como a q ue ocorreu; 2º pq se preferiram empurrar para o pitlane, obrigando à entrada do SC, e consequente fecho do pitlane, mais grave ainda seria. Digo seria pq não sei que mesa seria aquela, mas era bem visivel nas imagens que algo estava a bloquear a abertura nos rails.

Pity
Pity
Reply to  tp84
3 anos atrás

Essa da mesa… é mesmo à italiano, não tem lógica nenhuma. Admiti que fosse qualquer problema que impedisse as rodas de rodarem e fosse preciso uma grua, apesar da pouca distância. Não vi como foi que tiraram o carro. Aproveitei para dar uma espreitadela a um canal de notícias.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
3 anos atrás

E vocês a engulir tudo o que os xenófobos da f1tv vos impingem. E, pity, se alguém lhe dissesse: o hamilton fez asneira, é preto está tudo dito. O que lhe parecia?

Pity
Pity
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Ofendeu-se todo por eu dizer que é mesmo à italiano, mas chama xenófobos a outros… Está explicada a sua “coerência”

aguia25
aguia25
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Que o garantia era racista e burro,

Jp
Jp
Reply to  Pity
3 anos atrás

Fiquei com a idéia de que aquela abertura é apertada e só dá para os comissários…

4RcNg
4RcNg
Reply to  Billy Bob
3 anos atrás

Muito certo o comentário. Foi uma decisão… muito decidida, e talvez não houvesse motivo. O incidente tinha solução fácil. Este ano é horribilis em tudo.

V8_scars
V8_scars
Reply to  Billy Bob
3 anos atrás

Ao ver o posicionamento do carro também pensei que facilmente o puxariam para trás, no entanto Magnussen afirmou pela radio que algo se havia partido. E poderá ter sido algo que tenha impedido o carro de fazer esse percurso, só andando mesmo em frente. Como naquela zona não se passa assim tão devagar, ter alguém a empurrar uma viatura a 3 ou 4 km/h não faria muito sentido, a memória do que aconteceu com Bianchi no Japão ainda está muito presente. Também acredito que, antes do primeiro treino livre, os pilotos e equipas são informados qual a sinalização existente no… Ler mais »

bastos76
bastos76
Reply to  Billy Bob
3 anos atrás

A F1 esclareceu que a abertura não tinha largura suficiente para passar um F1.

Pity
Pity
Reply to  bastos76
3 anos atrás

Uma situação a rever para o próximo ano. Penso que não será difícil alargar a abertura.

ng.sousa
ng.sousa
Reply to  Billy Bob
3 anos atrás

Aparentemente aquela entrada não tem largura suficiente para recuar o carro. Ia impedir os comissários de terem acesso a pista caso fosse necessário. Algumas entradas de serviço teem largura para o carro mas pelos vistos nem todas.

Pity
Pity
3 anos atrás

Off topic:
Peço a alguém da zona de Almada, mais concretamente da freguesia de Caparica, que, por acaso, tenha encontrado UMA CARTEIRA DE HOMEM, com cartões e dinheiro, entre o parque de estacionamento do Continente do Monte de Caparica e a Fomega, pela estrada velha, que me diga alguma coisa, ou que a entregue ao segurança do Continente. A perda aconteceu perto das 10 horas da manhã.

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  Pity
3 anos atrás

o.0

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Mas vocês seguem f1??

Mas que semáforo qual que.

Há duas placas electrónicas na parabólica que dizem se ta aberto ou não. Vamos meter um semáforo a entrada do pit lane?? Quando já estão a entrar e depois teem de voltar a pista e quem sabe até provocar algum acidente porque foibt

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Mas vocês seguem f1?? Mas que semáforo qual que. Há duas placas electrónicas na parabólica que dizem se ta aberto ou não. Vamos meter um semáforo a entrada do pit lane?? Quando já estão a entrar e depois teem de voltar a pista e quem sabe até provocar algum acidente. As placas para quem conduz são muito visíveis mesmo. Vocês querem estragar um bom sistema e trocar por um mau. Tudo para justificar o erro da Mercedes e do Hamilton. Houve mais equipas a mandar seus pilotos para a boxe só que eles estavam atentos. Achei muito ridícula aquela corrida… Ler mais »

Kaos
Kaos
Reply to  Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Muito bem escrito.

4RcNg
4RcNg
Reply to  Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Pois, á velocidade que vão, ter um painel que diz SC e/ou PC (ou que muda para PC) é de grande impacto informativo, sobretudo quando a segunda sigla é incomum nos GPs. Dá mesmo para grandes reações em 12s. Qual é o problema do velho semaforo. Durante decadas e decadas esteve lá, na F1 e em outros escalões. Á saída está lá um ou não? E a questão não é justificar pilotos ou não, é para que se evite que volte a acontecer uma situação controversa. Se um piloto for a circular perto da entrada das boxes, digamos que a… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Nrpm
Scb2
Scb2
Reply to  4RcNg
3 anos atrás

Qual é a parte de não poderes ter um semáforo à entrada da box em Monza que não percebes?
Só veriam o semáforo quando já estivessem a entrar e tinham de continuar a entrar ou saíam e seriam penalizados.
As placas estão no sítio correcto e para além disso cada equipa tem umas centenas de pessoas para avisar o piloto e estar atento a coisas destas

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  4RcNg
3 anos atrás

Ainda não vi chefes de equipa ou outros pilotos queixaram se.

Só tenho visto fãs mandar bitaites.

E vir defender que mal da para ver é que não há tempo e etc e tal só mostra o ridículo da defesa quando é exactamente o contrário.
Houve 2 pilotos em 20 que não viram e creio que um deles foi mandado de propósito a boxe na esperança que não houvesse penalização para o Hamilton e logo não haveria para ele também. Não custava tentar.

Só é controvérsia para os fazinhos do Hamilton.

Não vejo mais ninguém queixar se.

aguia25
aguia25
Reply to  Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Para a próxima tenho de ter cuidado. Quando for do Porto para Lisboa, tenho que estar atento às placas em Faro para ver que trajeto poderei percorrer! 🤦‍♂️

huevna
huevna
3 anos atrás

deviam por um grupo de cheerleaders com placas a dizer pitlane closed e a dançar ao lado do guarda da estação…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado