F1: Daniel Ricciardo terá um novo chassi no GP da China

Por a 5 Abril 2024 10:33

A RB confirmou que vai fornecer a Daniel Ricciardo um novo chassi, cuja introdução já estava planeada, antes para o Grande Prémio da China, podendo, dessa forma, retirar qualquer preocupações que o piloto australiano possa ter, uma vez que levantou a possibilidade de existir um problema no seu chassi que retire desempenho ao monolugar e justifique a diferença até agora apresentada para Yuki Tsunoda. 

Ricciardo, que não tem sido capaz de igualar o desempenho do seu companheiro de equipa Yuki Tsunoda até agora nesta temporada, deu a entender que existem potenciais problemas com o seu atual chassi. No entanto, Alan Permane, responsável da equipa italiana, esclareceu que a decisão de colocar à disposição do piloto australiano um novo chassis faz parte do programa de manutenção regular e não era uma resposta a dúvidas sobre o desempenho do seu carro atual, não acreditando que possa existir um problema de falta de desempenho por causa disso. 

“É realmente muito improvável que existam problemas de desempenho com o chassis”, disse Permane citado pelo Motorsport.com. “No entanto, temos um novo a chegar, faz sentido a todos os níveis dá-lo ao Daniel, até porque o Yuki está muito feliz e muito confortável com o que tem. Não temos preferência por pilotos. Com o Daniel, talvez seja bom para ele esquecer completamente o facto de haver problemas com o carro”. 

O responsável da RB insistiu que “a razão pela qual digo que é muito improvável [encontrar algo no chassi que prejudique o desempenho de Ricciardo] é porque não é realmente um diferenciador de desempenho”. Apesar disso, Permane admite que é “possível medir coisas, colocar o chassis em plataformas e verificar a rigidez e coisas do género”, reforçando que não considera o chassi “um fator de diferenciação em termos de desempenho e não é certamente algo em que queiramos andar a trocar de piloto. É um feliz acidente o facto de termos um a caminho, e não faz sentido dá-lo ao Yuki. Faz sentido dá-lo ao Daniel, mas não estamos a trazer um novo chassis por causa dos problemas dele, para esclarecer isso”. 

Alan Permane indicou ainda, que a questão com Daniel Ricciardo, e a diferença de andamento entre ambos os pilotos da equipa, pode ser resolvida com a afinação do carro, apesar de não ser fácil. “Não é uma questão fácil, porque podemos resolver esse tipo de problemas com a afinação, mas o que não se quer fazer é tornar o carro mais lento. Temos sido muito cautelosos para não o tornar mais confortável, mas mais lento”, disse o responsável. “Num mundo perfeito, é preciso ajustar o carro, dar-lhe confiança e, em seguida, voltar a ajustá-lo lentamente para obter o máximo desempenho. Não há razão para que o Daniel não possa conduzir o carro como é, na sua forma mais rápida. Isso é claro. Tenho a certeza que ele compreende isso e é isso que temos de fazer, dar-lhe o carro mais rápido”.

Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado