F1, Daniel Ricciardo lança 2024: “top 5 deve ser um objetivo”

Por a 9 Fevereiro 2024 08:58

Daniel Ricciardo diz que a sua nova equipa deve apontar aos cinco primeiros lugares da tabela dos construtores nesta próxima temporada de Fórmula 1 de 2024. A equipa italiana, anteriormente conhecida entre 1985 – 2005 como Minardi F1 Team, 2006 – 2019, Scuderia Toro Rosso e 2020 – 2023, Scuderia Alpha Tauri denomina-se este ano Visa Cash App RB Formula One Team, e apresentou o seu monolugar hoje, o VCARB 01, num evento de lançamento em Las Vegas na noite de quinta-feira.

A RB foi alvo de uma revisão durante o inverno, com o novo Diretor de Equipa Laurent Mekies a começar o seu novo trabalho no início do ano, Tim Goss a juntar-se ao recém-criado cargo de Diretor Técnico e Alan Permane a assumir o cargo de Diretor de Corrida.

Estão a mudar a sua base no Reino Unido, em Bicester, para Milton Keynes, onde está sediada a equipa irmã Red Bull, e a expandir as operações para lá, juntamente com a sede principal em Faenza.

A RB lançou o seu VCARB 01 com uma brilhante pintura azul e branca: “Há muito pessoal novo, alguns grandes parceiros vindo a bordo”, disse Ricciardo ao F1.com. “A equipa sempre se levou a sério, mas sinto que este é mais um passo em frente. Já não é apenas uma plataforma para a Red Bull Racing, é uma altura para lutarmos na frente do meio do pelotão.

“Gosto do que aconteceu, das mudanças que tiveram lugar. Há algo na equipa, a mentalidade é um pouco diferente, como se tivéssemos algo a provar. É fixe. É divertido”.

A equipa também terá uma relação mais próxima com a atual campeã do mundo, a Red Bull, que lhe vai fornecer as suspensões dianteira e traseira e a caixa de velocidades, à medida que formulam as suas ambições de subir na grelha: “É preciso ter objectivos ambiciosos, mas estando neste desporto há tanto tempo, é preciso ser realista para não acabar desiludido”, disse Ricciardo quando questionado sobre o que é possível fazer esta época.

“Os cinco primeiros devem ser um objetivo e se conseguirmos essa posição, talvez se consigam pódios. É claro que queremos vencer, mas, sabe, vamos… acho que demos passos no ano passado, vamos dar mais alguns passos.

“Se acho que os resultados entre os cinco primeiros estão em cima da mesa – e poderão estar em cima da mesa na primeira metade da época? Gostaria de pensar que sim.”

O oito vezes vencedor de corridas teve uma pré-temporada adequada pela primeira vez desde que regressou à F1 a meio do ano passado com a Alpha Tauri e mal pode esperar para voltar ao volante e testar o novo carro.

“Sinto-me bem”, disse. “Não precisei de uma época baixa como toda a gente, com um ano de 2023 curto. Mesmo assim, foi bom regressar a casa, mas não precisei de me descontrair tanto.

“Agora é como se fosse uma pré-época, tive tudo isso, tive a preparação, tive um pouco de vantagem no ano passado – por isso conheço bem a equipa. Quando chegar ao Bahrein, não há mais nada em cima da mesa. Não posso prever onde vamos terminar lá, mas do ponto de vista da preparação, não há mais dúvidas. Pessoalmente, a época baixa não me fez sentir como se estivesse apenas no sofá. Mentalmente, mantive-me no ritmo, por isso, voltar ao carro não vai parecer que não conduzo há alguns meses – por isso, espero voltar ao ritmo de imediato.

“Diria que a forma como desenvolvemos o carro no final da época passada, e encontrámos definitivamente algumas coisas que, no início, funcionaram para mim, e depois penso que o Yuki [Tsunoda] encontrou os pontos fortes com o seu estilo de condução, tendo um bom Abu Dhabi.

“Há muitas razões para estarmos optimistas no início do ano.”

Fonte: F1.com

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
2 meses atrás

A boca tão aberta foi a reação do Ricciardo quando ouviu o nome da equipa 🙂

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado