F1, Damon Hill: “Lembrem-se de Dijon!”

Por a 10 Junho 2019 17:05

Uma boa

maneira de se perceber se uma decisão tomada por três Comissários Desportivos

num caso como o que abalou ontem o GP do Canadá de Fórmula 1 é olhar para o que

gente relevante tem a dizer sobre o caso. Os adeptos, em termos gerais, têm um

problema muito grande em casos como este. São muito poucos os que conseguem

olhar friamente para uma questão destas. É bem mais fácil quando o interesse é

somente o ‘bem’ das corridas. Independentemente de quem perde ou ganha.

Mas quem lá

andou, sabe melhor que ninguém analisar todas as nuances duma situação destas.

Nico Rosber já veio dizer que a penalização é merecida: ““Ele sabe que o Lewis

está lá e a regra diz que quando sais da pista, tens que voltar com segurança.

Ele atravessou a pista toda e eu acho que ele facilmente poderia ter deixado um

pouco mais de espaço, especialmente no fim, mas não deixou. Penso que a

penalização é merecida”, mas há quem não concorde com ele.

Daniel Abt foi

o mais cáustico e resumiu bem a sua ideia: “Esta penalização é merda…”

Felix Rosenqvist

diz que “A cerimónia do pódio mostrou bem como ninguém estava contente, como

resultado desta estúpida penalização. Arruinou uma grande corrida para todos

nós adeptos”.

Max Chilton está

dividido: “Resultado difícil para a F1. Eu posso ver as coisas de duas formas. A

FIA seguiu o livro de regras que diz que não se pode voltar à pista indo diretamente

para a trajetória de corrida, mas a escolha de penalizar é má para o desporto. Todos

os pilotos sabem que Vettel não poderia ter reentrado com segurança depois de

passar pela relva”.

Allan McNish: “Não

sei ao certo o que o Vettel poderia ter feito de diferente quando voltou. Com o

impulso que tinha, ele iria sempre acabar onde acabou. Decisão difícil para os

Comissários”.

Mark Webber: “Algum

dos Comissários alguma vez correu à frente na F1? Penalização mental…”

Alex Wurz: “A minha

observação sobre a reentrada de Vettel: O seu capacete moveu-se para olhar no

espelho só depois da correção de direção! Que ele tenha deslizado tanto, tem a

ver com as leis da física. Não deixar nenhum espaço para o Lewis é o nome do

jogo quando se tratam de circuitos de rua. O que aconteceu com #LetThemRace? Uma

penalização? Não, na minha opinião…”

Nigel Mansell:

“Não houve alegria ao assistir a esta corrida, dois campeões pilotando brilhantemente,

e acabou com um resultado falso.”

Damon Hill: “A minha opinião pessoal é que ele poderia ter deixado mais espaço, mas perdemos um excitante grande número de voltas finais por causa da penalização. Havia dúvidas suficientes para que se tivesse deixado continuar. Lembrem-se de Dijon!”

“Qualquer

um que tenha corrido sabe que Vettel estava certo”, disse a Iltalehti o

antigo piloto de F1 JJ Lehto.

Beat Zehnder, manager da Alfa Romeo, disse ao jornal Blick: “A decisão é

uma piada. É assim que se quebra o nosso desporto”.

A Ferrari

prometeu apelar da vitória perdida, mas Zehnder disse: “Os regulamentos

deixam claro que não se pode recorrer deste tipo de decisão a menos que surjam

novas provas.

O público de

Montreal vaiou a decisão, com um furioso Vettel a dizer: “Devem perguntar

às pessoas o que elas pensam”.

O patrão da

Ferrari, Mattia Binotto, disse: “O que realmente dói é que, em casos

semelhantes no passado, foram tomadas decisões diferentes.

Até Toto Wolff

pareceu desconfortável com a decisão, apesar de ter dito que as decisões dos

comissários deviam ser aceites.

“No lugar

de Sebastian, eu teria agarrado na placa com o número 1 e atirado ao

carro”, disse.

“Se

houver uma proposta para ajustar as regras em favor de uma luta mais dura, eu

serei o primeiro a apoiar tal ideia, porque quanto maior o perigo, maior o

entretenimento.

Lewis Hamilton disse que a controvérsia pós corrida o deixou um vencedor com

“um sentimento vazio”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
55 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado